Estados Unidos quebram recorde de novos casos de covid-19 em um dia

Os Estados Unidos registraram cerca de 99 mil novos casos de covid-19 nesta sexta-feira (30), estabelecendo um novo recorde para um país no mesmo dia. O jornal The New York Times apontou 98.859 novos casos, enquanto a CNN americana indicou 99.321 testes positivos – ambos os números superam os 97.894 casos registrados na Índia em 17 de setembro.

Atualmente os EUA – o mais afetado pela pandemia em termos numéricos – contabilizam 9,1 milhões de contaminações, e mais de 229 mil mortos.

O novo pico de contaminação ocorre a quatro dias das eleições americanas, marcadas para a próxima terça-feira (3). O republicano Donald Trump e o democrata Joe Biden tem apresentado opiniões opostas sobre o tema, com o republicano concorrendo à reeleição com um discurso minimizando os efeitos da pandemia.

No país, a pandemia ainda está fora de controle: 41 dos 50 estados estão com número elevado de casos, segundo o The New York Times. Em todos os estados os números de casos estão subindo. Em 36 deles, há aumento na média de mortes.

Os norte-americanos, já afetados por duas grandes ondas de contaminação, se preparam para uma terceira, que já dá sinais de serem maiores que as anteriores: nesta sexta-feira, a média de mortes dos últimos 14 dias no país era de 818 mortes diárias. Há 25 dias, era de 697. Autoridades locais já alertaram para a possibilidade de novas sobrecargas no sistema de saúde do país, que é em sua maioria privado.

Ontem, o Brasil registrou 529 mortes pela covid-19, e 23.126 novos casos – o que, na média dos últimos 14 dias representa uma estabilização no número de mortes mas um aumento no número de casos. No pico da contaminação do Brasil, 69.074 novos casos foram registrados em 29 de julho. O país hoje acumula 5,5 milhões de casos confirmados, e 159.562 mortes.


> Bolsonaro volta a atacar Doria por causa de vacina e o chama de autoritário
> Alvo de investigação, Weintraub é reeleito para cargo de diretor no Banco Mundial

Continuar lendo

Assine e obtenha atualizações em tempo real em seu dispositivo!