Joe Biden ameaça o Brasil com sanções econômicas por desmatamento

O candidato democrata à presidência dos Estados Unidos, Joe Biden, ameaçou o Brasil com sanções econômicas por conta do desmatamento e das queimadas em suas florestas. "Parem de destruir a floresta. E, se vocês não pararem, irão enfrentar consequências econômicas significativas" disse Biden, durante o primeiro debate presidencial contra o presidente republicano Donald Trump, realizado ontem à noite.

Biden atacou Trump por não pressionar o governo brasileiro a diminuir sua destruição florestal."Está tudo desmoronando. As florestas no Brasil estão desmoronando, e muito mais gás carbônico está sendo lançado lá que nos Estados Unidos", disse o candidato. O democrata também anunciou que, se eleito, pode contribuir com até US$ 20 bilhões (ou R$ 112,6 bilhões) no combate às queimadas – este dinheiro, disse, seria enviado em cooperação com outras nações.

Ao tratar da causa ambiental, Biden disse que caso seja eleito deve retornar o país ao Acordo de Paris, tratado de compromisso a metas ambientais firmado pela ONU e que os EUA optaram por sair durante a gestão Trump.

O debate entre os dois candidatos foi considerado caótico e pouco produtivo por analistas políticos locais. Trump buscou interromper o debate em diversos momentos, atravessando não apenas Joe Biden como também o próprio moderador do debate, o apresentador da Fox News Chris Wallace. Em momentos mais tensos do debate, Joe Biden disse que era difícil discutir ideias com este "palhaço", referindo-se a Trump, e ainda questionou: "Você não vai calar a boca, cara?"

Ex-senador e ex-vice-presidente durante os dois mandatos de Barack Obama (2008-2016), Joe Biden é, em todas as pesquisas, o favorito à corrida pela Casa Branca em 2021  – ele têm vantagem não apenas em grupos e estados onde seu partido tem histórica vantagem, mas entre grupos que deram apoio aos republicanos em 2016.

O candidato democrata segue para as eleições, agendadas para o dia 3 de novembro, com vantagem próxima a dez pontos sobre Trump. Ainda estão previstos outros dois debates presidenciais nos Estados Unidos durante o mês de outubro.

> Justiça do Rio de Janeiro suspende revogaço de Salles
> Vídeo: a experiência de registrar durante dez dias a destruição do Pantanal

Continuar lendo

Assine e obtenha atualizações em tempo real em seu dispositivo!