Oriovisto Guimarães lidera transparência no Senado

O paranaense Oriovisto Guimarães (Podemos) foi o único senador a conseguir cinco estrelas no levantamento sobre transparência nos gabinetes parlamentares feito pelo Congresso em Foco. Oriovisto assumiu a cadeira no senado em 2019 e está em seu primeiro mandato.

> Radar do Congresso: veja o levantamento na íntegra e os critérios da pesquisa

Para a composição das notas dos congressistas, foram avaliados indicadores como a publicação da agenda de compromissos, a atualização de sites e redes sociais e o detalhamento e explicação dos gastos com atividade parlamentar.

O levantamento faz parte de um conjunto de dados exclusivos publicados na plataforma Radar do Congresso, hospedada no site do Congresso em Foco. A pesquisa sobre transparência revela situações em que os parlamentares publicam informações sobre sua atividade parlamentar que vão além das já publicadas pelo site do Senado.

> Deputados do Novo e do Psol lideram transparência no Congresso

Segundo Oriovisto, qualquer pessoa que ocupe um cargo público tem obrigação de prestar contas. “Eu não tenho segredo com relação a gastos, com funcionamento do gabinete”, disse.

“Quando você tem certeza de que não está fazendo nada de errado, não há porque esconder informações. O que eu faço são coisas normais, defensáveis”, disse.

A primeira rodada da pesquisa teve dados coletados nos meses de julho e agosto. O questionário segue aberto a parlamentares que não o responderam e aos que implementarem melhorias em seus sites e quiserem uma reavaliação da nota. Para isso, basta entrar em contato pelo email transparencia@congressoemfoco.com.br ou pelo WhatsApp (61) 9 9128 2138.

Continuar lendo

Assine e obtenha atualizações em tempo real em seu dispositivo!