Com operação sob ataque, apoiadores da Lava Jato organizam manifestação

Apoiadores da Lava Jato planejam uma carreata em apoio à operação no próximo domingo (6), em diversas cidades do Brasil. A manifestação de apoio é organizada pelo movimento Vem Pra Rua, e ocorre às vésperas da Procuradoria-Geral da República (PGR) decidir se prorroga ou não o funcionamento da força-tarefa da operação.

Estão marcadas manifestações em 19 cidades, em 11 estados. A carreata, anunciada na noite desta segunda-feira (31), já contou com o apoio público do senador Alvaro Dias (Podemos-PR), que publicou o convite em seu perfil no Twitter.

No dia 10 de setembro termina o prazo para o funcionamento da força-tarefa, instituída em 2014. O grupo, que já pediu a manutenção do modelo de funcionamento e reforços à sua estrutura, depende de uma decisão do procurador-geral da República, Augusto Aras, para uma nova prorrogação do seu funcionamento.

> Novo líder do governo defende Aras em briga com a Lava Jato

> Aras é um serviçal do sistema político, diz ex-procurador da Lava Jato

Aras já se mostrou crítico ao funcionamento da operação. Em um caso recente, Aras determinou que documentos coletados pela força-tarefa de Curitiba fossem compartilhados com a PGR – a decisão, validada pelo presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli, em julho, foi revertida pelo também ministro do STF, Edson Fachin, no início de agosto.

> Podemos pede à PGR prorrogação da Operação Lava Jato

 

Continuar lendo

Assine e obtenha atualizações em tempo real em seu dispositivo!