Um candidato a vereador de Santo André, região do ABC paulista, foi encontrado morto na terça-feira (24). Luis Antonio de Jesus Barbosa, conhecido como Luis Lampião (União), foi encontrado em Diadema, que também fica na região metropolitana de São Paulo.
O desaparecimento do candidato foi relatado por familiares no domingo (22) e, de acordo com o boletim de ocorrência, o corpo foi encontrado dentro de um carro, com as mãos e o pescoço amarrados com uma corda. Ele apresentava sinais de estrangulamento.
De acordo com a Polícia Civil de São Paulo, familiares reconheceram o corpo do candidato no Instituto Médico Legal (IML) e o caso é investigado como homicídio. A perícia não observou lesões compatíveis com arma de fogo ou branca.
Luis Lampião tinha 57 anos e já havia tentado se eleger para a Câmara de Santo André em 2020, mas terminou a disputa como suplente. Em nota, o presidente do União Brasil em São Paulo, o vereador Milton Leite, cobrou “urgências nas investigações”, tendo em vista que este é o terceiro episódio de violência política contra um membro paulista da sigla.
No fim de semana, a candidata à prefeitura de Guarujá, Thaís Margarido, teve o carro alvejado por quatro tiros, após cumprir agenda da campanha. Já o candidato a vereador de Mauá Leandro Hernandez Felipe, de 36 anos, escapou de um atentado na noite de terça (24), mas sofreu uma torção no pé ao tentar se abrigar.
A Polícia Militar foi acionada e realizou buscas na região onde ocorreram os tiros, mas o suspeito não foi localizado. O caso é investigado como tentativa de homicídio e foi registrado no 1º Distrito Policial de Mauá.
“Em poucos dias, foram registrados três casos de violência envolvendo candidatos do partido União Brasil. O mais grave deles em Diadema, onde o candidato a vereador Luis Lampião foi encontrado morto dentro do carro. Além deste triste caso, um atentado a tiros em Mauá quase atingiu o candidato a vereador Leandro Hernandez Felipe, em frente ao seu comitê de campanha. No Guarujá, a candidata a prefeita Thaís Margarido sofreu uma tentativa de homicídio no final de semana”, diz a nota.
“É prematuro afirmar que os episódios têm conotação política ou partidária. Mas é inaceitável e preocupante que a violência, que já chegou aos debates, alcance as campanhas com este nível de gravidade. Na democracia, disputas se resolvem nas urnas e jamais com a barbárie. O União Brasil cobra das autoridades do governo do estado de São Paulo a apuração urgente dos fatos até que se chegue aos culpados. O partido exige urgências nas investigações”, disse Milton Leite.
Confira a nota na íntegra:
NOTA UNIÃO BRASIL
Em poucos dias, foram registrados três casos de violência envolvendo candidatos do partido União Brasil.
O mais grave deles em Diadema, onde o candidato a vereador Luis Lampião foi encontrado morto dentro do carro. Além deste triste caso, um atentado a tiros em Mauá quase atingiu o candidato a vereador Leandro Hernandez Felipe, em frente ao seu comitê de campanha. No Guarujá, a candidata a prefeita Thaís Margarido sofreu uma tentativa de homicídio no final de semana.
É prematuro afirmar que os episódios têm conotação política ou partidária. Mas é inaceitável e preocupante que a violência, que já chegou aos debates, alcance as campanhas com este nível de gravidade.
Na democracia, disputas se resolvem nas urnas e jamais com a barbárie. O União Brasil cobra das autoridades do Governo do Estado de SP a apuração urgente dos fatos até que se chegue aos culpados. O partido exige urgência nas investigações.
Milton Leite
Presidente do Diretório Municipal do União Brasil/SP