O vice-presidente da Câmara, Marcelo Ramos (PL-AM), pediu hoje, em requerimento ao presidente da Casa, Arthur Lira (PP-AL), acesso aos 127 pedidos de impeachment contra o presidente Jair Bolsonaro. A informação foi divulgada nesta manhã pelo parlamentar em entrevista à Rede Tiradentes de televisão e confirmada por Ramos pelo Congresso em Foco.
O conteúdo deste texto foi publicado antes no Congresso em Foco Insider, serviço exclusivo de informações sobre política e economia do Congresso em Foco. Para assinar, entre em contato com comercial@congressoemfoco.com.br.
A decisão de dar andamento aos pedidos de afastamento cabe exclusivamente ao presidente da Câmara, posto ocupado por Ramos na ausência de Lira. À Rede Tiradentes, o vice-presidente da Câmara disse que, inicialmente, seu objetivo é verificar a fundamentação jurídica dos pedidos e checar se há elementos de que Bolsonaro cometeu crime de responsabilidade.
Leia também
Porém, afirmou, além da questão jurídica, Ramos disse ser preciso mapear os elementos de “natureza política”, como “as mobilizações da população, a correlação de forças no parlamento, o apoio das forças produtivas”.
Questionado sobre se aproveitaria um momento de ausência de Lira para dar seguimento a um dos pedidos de impeachment, o vice afirmou: “Não, eu não sou precipitado nisso. Agora, no exercício da presidência, eu sou o presidente. É óbvio que é uma responsabilidade enorme que talvez não caiba a quem exerce provisoriamente a presidência”.
> Lira: PEC do semipresidencialismo deve avançar na Câmara contra “instabilidade”
Deixe um comentário