Mourão convoca reunião para regular Conselho da Amazônia

O vice-presidente, general Hamilton Mourão (PRTB), disse ao Congresso em Foco que comandará na próxima semana uma reunião para organizar o Conselho da Amazônia.

“Estamos em fase de planejamento. Semana que vem reunimos os ministérios para organizar as várias ações em andamento e iniciar a redação das propostas”, disse.

A criação do Conselho da Amazônia foi anunciada nesta terça-feira (21) pelo presidente Jair Bolsonaro. Uma das medidas é a criação da Força Nacional Ambiental, aparelho semelhante a Força Nacional de Segurança.

As informações deste texto foram publicadas antes no Congresso em Foco Premium, serviço exclusivo de informações sobre política e economia do Congresso em Foco. Para assinar, entre em contato com comercial@congressoemfoco.com.br.

O aumento no número de queimadas na floresta amazônica foi o ponto central de uma crise diplomática entre o Brasil e a França em 2019.

Em agosto, o presidente francês Emmanuel Macron criticou o desmatamento e levou o assunto para o encontro do grupo dos sete países mais desenvolvidos do mundo - G7.

No mesmo mês, Bolsonaro fez um pronunciamento em rede nacional de rádio e televisão sobre o assunto e autorizou a Garantia de Lei e da Ordem para auxiliar no combate aos incêndios.

> Bolsonaro quer pedido de desculpas de Macron para aceitar ajuda de R$ 83 milhões oferecida pelo G7

A crítica do presidente francês foi mais um capítulo na relação conturbada com Bolsonaro. A relação começou a azedar durante reunião do G20, realizada em junho, em Osaka, no Japão. Inicialmente, constava na agenda de Bolsonaro uma reunião bilateral com Macron. Mas a delegação do francês previa apenas uma breve conversa informal.

No Brasil, passada a reunião do G20, Bolsonaro criticou a Alemanha e a França sobre questões ambientais, alegando falta de autoridade de Macron e da primeira-ministra Angela Merkel para discutir o tema com o Brasil.

> “Nossa casa está queimando”, afirma Macron sobre incêndios na Amazônia

Continuar lendo

Assine e obtenha atualizações em tempo real em seu dispositivo!