Contrariando as recomendações da Organização Mundial de Saúde e do próprio Ministério da Saúde, que defendem o distanciamento como método mais eficaz de prevenção à covid-19, apoiadores do presidente Jair Bolsonaro voltaram às ruas neste sábado (18) para pedir a reabertura do comércio em várias cidades brasileiras.
Nas capitais mais populosas do país, dois possíveis adversários de Bolsonaro em 2022 foram os principais alvos dos manifestantes: os governadores João Doria (PSDB), de São Paulo, e Wilson Witzel (PSC), do Rio de Janeiro. Eleitos com apoio expressivo de bolsonaristas em 2018, Doria e Witzel foram hostilizados em carreatas.
> Cadastre-se e acesse de graça, por 30 dias, o melhor conteúdo político premium do país
Bolsonaro é o único líder de país de maior relevância mundial a ainda minimizar o novo coronavírus. Defendem a mesma posição dele apenas os presidentes da Nicarágua, do Turcomenistão e da Bielorússia – três ditaduras, a primeira de esquerda e as outras duas de direita.
O presidente tem feito críticas aos dois governadores por adotarem medidas de isolamento social, fechando o comércio e restringindo o funcionamento de apenas atividades consideradas essenciais, conforme preceitua a OMS. Na linha oposta, o presidente defende que apenas idosos e pessoas com doenças preexistentes graves sejam mantidas em casa.
> Bolsonaristas lançam campanha de desobediência a ações contra covid-19
Doria reagiu no Twitter às manifestações. “Neste sábado, São Paulo chegou a 991 mortos e a doença já atingiu 225 cidades do nosso Estado. No mesmo dia, algumas manifestações a favor do coronavírus sugiram como ato de sabotar o trabalho de profissionais de saúde, que continuam lutando para salvar vidas”, escreveu o governador, que acusou os bolsonaristas de partidarizarem a discussão. “O mundo inteiro está unido para combater a pandemia. No Brasil, alguns insistem em tratar a doença como se ela escolhesse cor partidária. São aliados da doença. Triste, muito triste”, escreveu.
Witzel, que está infectado pela covid-19, não comentou o assunto. Mas publicou em suas redes sociais uma foto em que aparece despachando, neste sábado, com auxiliares.
O Brasil soma 2.347 óbitos confirmados por covid-19. De acordo com o último balanço do Ministério da Saúde, 206 mortes foram registradas em apenas 24 horas. O número de infectados saltou para 36.599, quase 3 mil a mais do que o divulgado na sexta. São Paulo e Rio seguem como os estados com maior incidência.
Na cidade de São Paulo, a carreata teve reforço de centenas de motos. Um vídeo postado pelo canal Revoltados Online, de extrema-direita, mostrou a concentração de motociclistas em meio a um carro de som com a faixa “Doria vergonha de SP, desgraça do Brasil, impeachment já” e a execução do hino nacional. A foto do ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, também era exibida com a inscrição “Lava Jato fica”.
Veja o vídeo:
Já na capital fluminense, um locutor no alto de um carro de som chamava as pessoas nas varadas para a “maior manifestação do Rio de Janeiro”. E puxava o coro: “Fora, Witzel”.
Veja o vídeo:
Desde a última semana, alguns estados começaram a flexibilizar as medidas de isolamento e distanciamento social, anunciando a reabertura de comércio e a retomada de alguns serviços não essenciais, mesmo com aumento diário no número de casos e mortes confirmados por covid-19.
O afrouxamento ocorre em meio à troca no comando do Ministério da Saúde, oficializada esta semana. Além das diretrizes federais, governadores e prefeitos têm sofrido pressões por parte de setores econômicos, receosos de aprofundar a crise decorrente da pandemia do novo coronavírus. Empresários pedem que haja uma abertura escalonada, ou seja, setor por setor.
> Cadastre-se e acesse de graça, por 30 dias, o melhor conteúdo político premium do país
A Libélula como nominada pelo Ciro é irrelevante neste cenário que exige ser lúcido para participar.
A turma de Rio das Pedras tem que ser contida em locais apropriados e seguindo os conselhos do Reale Jr.
MUITA GENTE QUE AÍ ESTÁ NÃO É BOLSONARISTA, COMO AFIRMAM JORNALISTAS CANALHAS FORMADOS EM ANTROS COMUNISTAS.
MUITOS SÃO EMPREGADORES QUE VÃO FALIR E OUTROS SÃO EMPREGADOS QUE VÃO SER DEMITIDOS.
E DIANTE DA CRISE MUNDIAL, DINHEIRO PARA IMPRENSA PODRE NEM SE PENDURAR SEUS PAUS-MANDADOS.
https://uploads.disquscdn.com/images/735c3c4a7f30d0851a0405342686f117d8d7dae66ed6eeb9b1b87f79d819108f.jpg
NÃO ACREDITEM EM NADA QUE UM MINION FALEM ELES MENTEM, ELES SÃO SEGUIDORES DE UMA SEITA MALIGNA QUE ADORA UM DEMÔNIOS CHAMADO BOZO.
O CARA É TAL IDIOTA QUE HINO CONTRA DITADURA PRA DEFENDER SEU MESSIAS DOENTE.
QUERO VER SE BOZO OU OUTRO DOENTE MINION VAI BATER NO PEITO E GARANTIR QUE NINGUÉM VAI MORRER POR FALTA DE ATENDIMENTO.
1 – “Bolsonaro é o único líder de país de maior relevância mundial a ainda minimizar o novo coronavírus.”
* NÃo. Ele foi o único que manteve a posição e coerência de que deve-se combater o vírus, sem se esquecer da economia.
2 – “Defendem a mesma posição dele apenas os presidentes da Nicarágua, do Turcomenistão e da Bielorússia – três ditaduras, a primeira de esquerda e as outras duas de direita.”
* MENTIRA. Países como Suécia e Japão adotaram a posição por ele defendida. Depois Dinamarca também adotou. Mesmo os países ricos que desprezaram o lado da economia, hoje pensam como ele, como a Alemanha, Espanha e até os Estados Unidos.
Candidatos a ditadores como Dória, Witzel, Maia, Edinho Silva, jamais lograrão êxito em suas sanhas. Serão devidamente exterminados da vida política do país.
NÃO ACREDITEM EM NADA QUE UM MINION FALEM ELES MENTEM, ELES SÃO SEGUIDORES DE UMA SEITA MALIGNA QUE ADORA UM DEMÔNIOS CHAMADO BOZO.
PREMIER SUECO JÁ VEIO A PUBLICO DIZENDO QUE O PAÍS NÃO ESTÁ BEM PREPARADO E QUE MEDIDAS DURAS VIRÃO, E O JAPÃO COMEÇOU A FAZER QUARENTENA SERIA, MAS ESPERAR A VERDADE DE UM MINION SERIA DEMAIS
A DITADURA, PARA SER APLAUDIDA E DEFENDIDA PELOS ESQUERDOPATAS COMO NESTE SITE, NÃO PODE TER FARDA….
NÃO ACREDITEM EM NADA QUE UM MINION FALEM ELES MENTEM, ELES SÃO SEGUIDORES DE UMA SEITA MALIGNA QUE ADORA UM DEMÔNIOS CHAMADO BOZO.
AQUI TEMOS OUTRO DOENTE, PRA ELE O PROBLEMA NÃO É A DITADURA, MAS ELA NÃO SER MILITAR, ELE ACEITA LEVAR CHUTES NAS COSTELAS, DESDE QUE SEJA DE COTURNO, QUE VCS ESTÃO ESPERANDO FLOQUINHOS PRA AGIR SERIO? O BOZO BIRULIRU TOCA O BERRANTE? ELE JÁ FEZ ISSO, E VCS VÃO PRA RUA TOCAR BUZINA? HAHAHAHAAH,