O que há em comum entre as redes de varejo Centauro, Havan e Riachuelo, as academias Bio Ritmo e Smart Fit e as cadeias de restaurantes Coco Bambu e Madero?
Todas essas empresas, assim como outras tantas (veja a lista no final do texto), têm como controladores ou sócios empresários que apoiam o presidente Jair Bolsonaro. Vários deles estão bastante engajados na convocação para as manifestações de 15 de março. A maioria pertence ao grupo Brasil 200, plataforma constituída por empresários e profissionais liberais que apoiaram Bolsonaro na eleição presidencial.
Alguns se tornaram influencers e colecionam seguidores na maior e mais poderosa mídia dos tempos atuais, que é aquela formada pelas redes sociais. Uns se tornaram até próximos da família Bolsonaro, que tende a ser fechada a recém-chegados.
Mas nem tudo são flores para quem se acercou do poder. As mesmas mídias sociais que deram visibilidade ao ex-deputado autodenominado “mito” e ao seu ideário de extrema-direita são usadas agora por consumidores que resolveram aderir ao boicote. A empresa Smart Fit foi uma das primeiras vítimas.
> Brasil desrespeita cada vez mais os direitos humanos, diz Anistia Internacional
Sócio das academias Smart Fit e Bio Ritmo e um dos líderes do Brasil 200, o empresário paulista Edgard Corona paga o preço de ter compartilhado no WhatsApp vídeos de ataques ao presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia. Conforme revelou a jornalista Mônica Bergamo, da Folha de S.Paulo, Corona, além de compartilhar, defendeu o impulsionamento dos vídeos.
Embora seja o maior responsável pela aprovação da reforma da Previdência e de outras pautas importantes para o governo, Maia é alvo constante da desconfiança dos bolsonaristas, talvez por ter se transformado no principal contrapeso às vociferações da família Bolsonaro contra princípios democráticos, jornalistas , ambientalistas , indígenas , juristas , para ficar apenas em alguns exemplos.
Como publicou o jornal inglês The Guardian,primeiro veículo jornalístico a noticiar o boicote, a coisa começou em um grupo fechado do Facebook, com 320 mil membros, voltado para a população LGBT . “Estou tentando combater um sentimento de impotência”, explicou ao jornal o autor da iniciativa, o professor de Jornalismo Edwin Carvalho. “Sou professor universitário, jornalista e gay. Sou tudo que Bolsonaro mais detesta no mundo”.
Perdendo clientes em razão do posicionamento político do seu fundador, a Smart Fit enviou ao jornal britânico mensagem na qual ressaltou que é favorável à causa LGBT+, não apoia políticos nem partidos e sua “missão é possibilitar o acesso democrático ao fitness de alto padrão”.
Quem também começou a colher críticas foi o paranaense Junior Durski. Dono da rede Madero, gravou um vídeo declarando apoio aos atos do dia 15: “Estou 100% com o presidente Jair Bolsonaro, em quem eu tenho muito orgulho de ter votado, de ter trabalhado na campanha, de ter ido para a rua todas as vezes em que tivemos que ir e que vamos de novo para as ruas neste 15 de março”. Veja o vídeo.
Resultado: na sexta-feira (6), a hashtag #MaderoNuncaMais tornou-se um dos temas mais comentados do Twitter brasileiro. Mobilizações semelhantes têm sido feitas contra outras empresas cujos proprietários continuam a apoiar Bolsonaro, sobretudo aqueles engajados na organização das manifestações de 15 de março. Os atos e o envolvimento de membros do governo em sua preparação geraram grave crise política ainda durante o Carnaval , em razão da percepção geral de que o Palácio do Planalto incentiva uma articulação divulgada por ativistas que fazem defesa declarada do fechamento do Congresso Nacional e do STF e da volta da ditadura militar. Quase todas as forças políticas e até o habitualmente discreto ministro Celso de Mello condenaram o comportamento de Jair Bolsonaro. Apesar disso, no sábado (7), ele preferiu tornar público o apoio ao ato, também conhecido como “Dia do Foda-se” , que até então ele negava apoiar, alegando que a manifestação é a favor do governo, não contra o Parlamento e a democracia.
Boicotar empresas por razões políticas, disse ao Congresso em Foco o advogado Antônio Rodrigo Machado, é algo inteiramente de acordo com a legislação em vigor. “Todo o consumidor tem o direito de expressar sua opinião, assim como todas as empresas também podem, desde que fora do período eleitoral. São movimentações democráticas lícitas”.
Veja quais são as empresas ligadas a Bolsonaro
(e os sócios que defendem o presidente e/ou os atos do dia 15)
Ampla Projetos (consultoria financeira) – Dilermando Garcia Ribeiro Júnior
Bemisa (mineração) – Marcelo Pessoa
Beauty’in (beleza) – Cris Arcangeli
Bio Ritmo (academia de ginástica) – Edgard Corona
Cae Fisio (fisioterapia) – Caê
Centauro (artigos esportivos) – Sebastião Bonfim
Coco Bambu (restaurante) – Afrânio Barreira
FKO Empreendimentos (setor imobiliário) – Otávio Fakhoury
Galápagos (setor financeiro) – Marcelo Pessoa
Gazeta do Povo (mídia) – Guilherme Cunha Pereira
Gocil (segurança) – Washington Cinel
Havan (comércio de varejo) – Luciano Hang
Madero (restaurante) – Junior Durski
Madetec (móveis) – Luciano Morassutti
Mauá Investimentos (setor financeiro) – Otávio Fakhoury
Polishop (varejo, mídia e e-commerce) – João Apolinário
Riachuelo (comércio de varejo) – Flávio Rocha
Smart Fit (academia de ginástica) – Edgard Corona
> Governo convoca apoiadores para atos anti-Congresso, revela Estadão
> Bolsonaro pede apoio a atos e diz que eles não são contra o Congresso
Quem apoia genocida nao passa dum homicida, portanto rogo as forças da natureza de ação e reação pra que vao todos parar num caixão.
Sofrendo com muitas perdas e dor ou não, num importa contanto que seja logo e de preferencia como consequencia direta por apoiar esse nepotista oportunista.
Boicotem sempre. Esse é um dos maiores poderes dos desfavorecidos aflitos, sua maior força.
E pros abastardos com um carrochorro que tenham um pingo de bom senso e troquem de empresas.
Isso nao é ser comunista ou esquerdista, ainda é ser capitalista maniacoqueremista.
Não sou de esquerda e não sou conivente com esse verme parasita que está há 30 anos na política apenas para ganhar dinheiro sem esforço, pois, o trabalho nunca foi o forte desse boçal. Então, tomei a iniciativa de boicotar empresas que apoiaram esse verme, mesmo que alguma tenha deixado depois. O passado não será esquecido e, o presente e o futuro cobrarão um alto preço.
Obrigado, ótima lista para saber de quem NÃO comprar.
Coloca a wizard ai na lista
Esquerdista só esta acostumado com pão com mortadela e quando ganha..kkkkk
Como vcs são ridículos…ganham? esquerdistas não ganham nada..conversa fiada!..kkkkkkkk
Acabei de desinstalar o Apk da Riachuelo do celular
Lista excelente. Já comprava de alguns há bastante tempo, agora com a lista ampliada, vou comprar bem mais coisas, pois o leque cobre quase tudo o que preciso. Não à toa costumam ser as empresas com os melhores serviços e produtos do mercado.
Como nao sou idiota e meu consumo nao se baseia em um ato político mas sim em sanar minhas necessidades de consumidora, eu continuo comprando na Polishop, na Havan , vou na Smart Fit e como no Coco Bambu e Madero. Na hora da fome e da necessidade o posicionamento politico que se dane. Kkkk!
Faltou a Localiza.
BOICOTE AS EMPRESAS ABAIXO : NAO CONSUMAM NADA DESSES EMPRESARIOS
Ampla Projetos (consultoria financeira) – Dilermando Garcia Ribeiro Júnior
Bemisa (mineração) – Marcelo Pessoa
Beauty’in (beleza) – Cris Arcangeli
Bio Ritmo (academia de ginástica) – Edgard Corona
Cae Fisio (fisioterapia) – Caê
Centauro (artigos esportivos) – Sebastião Bonfim
Coco Bambu (restaurante) – Afrânio Barreira
FKO Empreendimentos (setor imobiliário) – Otávio Fakhoury
Galápagos (setor financeiro) – Marcelo Pessoa
Gazeta do Povo (mídia) – Guilherme Cunha Pereira
Gocil (segurança) – Washington Cinel
Havan (comércio de varejo) – Luciano Hang
Madero (restaurante) – Junior Durski
Madetec (móveis) – Luciano Morassutti
Mauá Investimentos (setor financeiro) – Otávio Fakhoury
Polishop (varejo, mídia e e-commerce) – João Apolinário
Riachuelo (comércio de varejo) – Flávio Rocha
Smart Fit (academia de ginástica) – Edgard Corona
Infelizmente os democrata de Platão são os mesmos que perderam a boquinha, boicotar empresas por opção políticas, é um despropósito e contra o Brasil, simplesmente serão empregos fechados, pois o parlamento brasileiro e judiciário são os males do Brasil. O congresso tem que trabalhar em prol do Brasil e deixar a política para depois, Rodrigo Maia e alcolumbre são dois incompetente, o poder é emana do povo, e eles são justamente contra. Tanto é que recentemente criaram orçamento impositivo de 30 bilhões, pq o governo acabou com os loteamentos de cargos e distribuição de verbas via indicação.
E eu ja tinha baixado app da centauro qd resolvi pesquisar sobre empresas q apoiam esse louco. Rsrsrs . Tou fora.
Que reportagem tacanha! O cara se diz jornalista, tem diploma? Só se for isso, pq o conteúdo NADA jornalístico mas ideológico. O povo quer informação e não sua opinião extremista!
Não dou um tostão furado para esta gentalha. A chapa está assando para eles e não demora muito, estão mudando de lado, mas não podemos nos esquecer desta gente.
E as empresas vão de vento em poupa, boicote comunista não atinge ninguém, chupa adoradores de presidiário, kkk
Boicote DE ESQUERDA…HAHAHAHAHHAHAHAHAHAHAHHAHAHAHAHAHAHAHHAHAHAHAHAHAHAHA
Podem “anti-boicotar” à vontade, dinheiro indo de nazi pra nazi não faz diferença, só aumenta a probabilidade de vocês eventualmente quebrarem por ter gastado dinheiro demais com coisas que não precisam.
Isso não tem a ver com o Bozo! Esses empresários picaretas estão DESESPERADOS por causa da reforma tributária que vai acabar com as regalias que eles sempre tiveram. Eles estão em pânico com a PEC 45 que inclusive aparece no print do WhatsApp como alvo do “mkt”. Essa gente não trabalha apenas por “amor ao mito”. O amor maior é pelo próprio bolso. Espero que se ferrem é que o Congresso aprove a PEC. Que a reforma tributária acabe com a farra mamateira!
???
Ridicula manifestação contraria a um grupo de empresas que cresceram pela qualidade e empreendedorismo de seus proprietários! Idéias que deram certo sem uso do BNDES nem fazendo parte dos TOP 10 do PT. Modinha que segue, já já sai da midia estas manifestações contrarias.
Pelo contrário. Essas empresas mamaram gostoso nas tetas públicas durante os governos petistas e ganharam bilhões com as desonerações da folha de pagamento feita pela Dilma. Agora eles querem MAIS! Por isso estão contra a reforma tributária porque sabem que ela acaba com as regalias. Estão desesperados com a PEC 45 e promovendo uma campanha terrorista contra o Congresso pois o Congresso está disposto a aprová-la.
Esse Sylvio Costa é LGBT?…Esquerdismo é uma psicopatia, sendo a pessoa LGBT ou não!…Imprensa é um produto seu Sylvio,uma commoditie,ou será tratada assim próximamente, cuidado com o Procon!!!!!
Obrigado por divulgar, vou dar preferência a essas empresas quando precisar.
Dinheiro indo de nazi pra nazi não faz diferença, gaste à vontade até ir à falência.
Engraçado esse seu comentário, porquê sou capitalista e trabalho para ter meu patrimônio e isso me permite gastar onde quiser, diferente de idiotas uteis como você que se dizem socialistas (Pelo tipo de comentário só pode ser de esquerda) esperam tudo cair do céu ou que o estado lhe forneça.
socialista no Brasil?????? isso nao existe amigo, para de falar m…
Tipico de quem não tem argumento, adoram moral de cuecas. Só sabem atacar ou falar lixo sem argumento. podem ofender e continuar com suas vidas mesquinha. Vou continuar comprando e gastando meu dinheiro suado onde eu quero.
Congresso em foco é militância panfletária esquerdista descarada, de isenta não tem absolutamente nada, linha 247 de ‘jornalismo’, ??????????
Eu fico me perguntando, o que estamos fazendo perdendo nosso tempo em ler e comentar isso aqui? vamos no Madero comer um sanduba e depois comprar um traje de ginástica na Renner e matricular na SmartFit?
Idiota! Essas empresas estão apenas usando o Bozo (com o devido consentimento do palhaço) porque NÃO querem a reforma tributária do Congresso já que se beneficiam dos esquemas corruptos dos Fiscos e dos favores que conseguem obter com políticos. Sem reforma tributária é VOCÊ que vai continuar pagando a conta com imposto indireto sobre consumo. Você não quer que a sua conta do supermercado abaixe? Deixa de ser GADO!!
chore a vontade linda
Fora a Haván a maioria nem sabe que estas redes apoiam Bolsonaro. A maioria esta com problemas como quase todas as empresas estão tem mais haver com a depressão econômica.
Por isso é tão bom a gente divulgar esses nomes!
Pois é: Eu boicoto até hoje a Magazine Luzia.. porque apoiava a ensacadora..
Desconheço a essa Magazine…
Volta pro mar oferenda
Faliu depois do boicote do ezequil.
Serio? Comprarei ainda mais la agora,rss
Boicote é pouco, a tirania nazi miliciana deve ser combatida com a violência mesmo
Que pensamento nazista o seu heim, Danilo. Cadê a coerência? Esqueceu e usar ou nunca teve?
Combater a tirania nazi miliciana é obrigação de todo cidadão, quem cala consente.
Ta brava demais moça. O que afringe vc oferenda?!
Vestiu a carapuça putinha da milícia? Que pena.
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
KKKNKKKKKKKKKKKKKKKKK
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
Conta outra piada para eu rir mais!
Olha no espelho mas toma cuidado para não se engasgar de rir!
Nossa Felix… vou rezar por vc, e quando eu rezo as coisas acontecem….
Prefiro receber o dízimo, funciona mais que sua reza.
Não vai adiantar nada, a esquerda não tem poder aquisitivo nem para raspar o faturamento dessas redes, vejam o Habib’s, só cresceu depois do “boicote” esquerdista, e por outro lado vai ser bom, suas lojas ficarão mais seguras sem petistas, além de diminuírem os gastos com segurança. O que matou mesmo a economia brasileira foi a quadrilha petista e seus roubos bilionários.
Serio que vc acha que a Renner vende pra rico? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk A SmartFit colocando planos de 14 reais é para atrair ricos????
Se for assim tamos lascados… kkkk
Não vi a Renner na lista. Não seria a Riachuelo?
Esquerdistas e grupos Gay são minoria,é lógico que os empresários vão apoiar o pensamento da maior parte do povo normal desse Brasil.
Pensamento direitista este seu kkkkk não apois nenhum dos lados, quando o cara não é picareta é imbecil, a gente nao precisa desta turma no governo, mas a tal minoria que votou contra o Bozo é 47 Milhões contra 57 Milhões…
Acho que este dia 15 é uma babaquice e também acho que que boicote e auto sabotagem, pq a maioria dos empregados destas empresas são os mesmos que gritam quem bate cartão não vota em patrão…
São um bando de gente burra que vai contra… a única esperança era viajar pra disney, mas o ministro disse que empregada domestica nao pode viajar…..
Ganharam mais um apoiador deste mais que necessário boicote todos, aparentemente, podem ter cometido crime eleitoral ao financiarem, por baixo dos panos, a campanha deste autoritário estúpido que deseja implantar um governo plebiscitário, nos mesmos moldes empregados pelo Chaves e Maduro. Em 15 de Março, FORA BOZO!
Uau, vai fazer uma diferença teu boicote. Não vai adiantar nada, a esquerda não tem poder aquisitivo nem para raspar o faturamento dessas redes, vejam o Habib’s, só cresceu depois do “boicote” esquerdista, e por outro lado vai ser bom, suas lojas ficarão mais seguras sem petistas, além de diminuírem os gastos com segurança. O que matou mesmo a economia brasileira foi a quadrilha petista e seus roubos bilionários.
Sério que não pensou em mais nada para criticar quem está apoiando? Esquerda? Mais um analfabeto funcional.
Idiota útil
A falta de estudo é tanta, que quando alguém se posiciona contra um genocida e as empresas que o apoiam, ele liga tudo à esquerda.
Nem deve saber o que é esquerda e direita e suas origens históricas.
Esquerda? kkkkkkkkkk.
Eis aí o resultado de um analfabeto funcional, pobre e alienado, doutrinado pelo bolsonarismo. Nem percebeu que a trena que mede esquerda e direita foi afastada uns 40km pra direita, englobando apenas os seres humanos da pior espécie. Gente sem estudo, gente medíocre, gente que não gosta de trabalho, gente que atribui aos outros a culpa de seus problemas, gente que se puder atropela até a própria mãe pra alcançar seus objetivos que, no geral, são vis. Mas é bobeira eu dizer isso aqui, né!? Ainda mais, que no geral, discernimento é uma raridade a este tipo de ouvinte / leitor.
auhahuuhaa