O presidente Jair Bolsonaro sobrevoou de helicóptero a manifestação em defesa de seu governo e contra o Congresso e o Supremo Tribunal Federal neste domingo (31), em Brasília. Bolsonaro transmitiu o ato ao vivo pelas redes sociais. Já em solo, o presidente cumprimentou apoiadores e, ignorando as recomendações das autoridades sanitárias, pelo segundo dia consecutivo, não usou máscara de proteção e provocou aglomeração.
Os protestos desta vez foram mais direcionados ao Supremo devido a decisões recentes de ministros que contrariam Bolsonaro e seus aliados, como as ações decorrentes do inquérito das fake news, a divulgação da reunião ministerial de 22 de abril e o pedido enviado à Procuradoria-Geral da República para que se manifeste a respeito da possibilidade de apreensão do presidente, solicitada pela oposição.
> Bolsonaristas copiam Ku Klux Klan em ato contra STF. Veja o vídeo
Manifestantes vestidos de verde e amarelo, principalmente, carregavam faixas contra o que chamaram de “censura” imposta pelo ministro Alexandre de Moraes, que determinou buscas e apreensões em endereços de blogueiros e empresários bolsonaristas suspeitos de comandar um esquema de disseminação de notícias falsas e ataques a autoridades e instituições democráticas.
Alguns manifestantes carregavam faixas que remetiam às manifestações de 1964 que pediam o golpe militar, a Marcha da Família com Deus pela Liberdade, realizadas entre março e junho daquele ano. As marchas representaram, naquela altura, apoio de uma parte da sociedade civil à intervenção militar que, segundo os oficiais, evitou a instauração de um regime comunista no país. Os apoiadores do presidente também fizeram uma carreata pelo Eixo Monumental, entoando gritos de “ooo eu sou conversador, eu sou conversador”.
Bolsonarismo em transe após o helicóptero presidencial sobrevoar neste momento manifestantes que ocupam a Praça dos Três Poderes. pic.twitter.com/PphYJKlH4a
Publicidade— George Marques 🏡🇧🇷 (@GeorgMarques) May 31, 2020
O ato contra o Congresso e o Supremo entrou para a agenda política de Brasília aos domingos. O presidente tem acompanhado os atos, apesar da recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS) para se evitar aglomeração. A segurança policial foi reforçada próximo ao gramado do Congresso com cerca de dez viaturas policiais. Vários dos manifestantes, inclusive idosos, considerados mais propensos à covid-19, não usavam máscaras. Bolsonaro já havia dispensado o uso da proteção em viagem a Goiás nesse sábado. Ontem o Brasil se tornou o quarto país em número de mortes por covid-19, somando quase 29 mil óbitos.
Veja o vídeo da manifestação e o momento em que Bolsonaro cumprimenta, sem máscaras, apoiadores.
> Acesse de graça por 30 dias o melhor conteúdo jornalístico
Vendo aqui na CNN o contraste: de um lado um povo ordeiro, trabalhador, patriótico, vestido com as cores da bandeira brasileira, todos quietos, esperando pelo momento de poderem exercer seu direito de se manifestar pacificamente. Do outro, o sobejo petista, vestido de preto, quebrando e incendiando tudo o que encontra pela frente e lançando rojões e pedras sobre os policiais. 2022 será no primeiro turno, com 64,64% dos votos.
Esse pseudo presidente o vôMITo, sempre achou que chegar a uma presidência do país, seria o mesmo que chegar ao supra sumo tipo de uma celebridade da TV, do show business. Ele não está e nunca esteve preocupado em governar, a não ser para a elite que o elegeu. Com seu passado achando que foi um super militar, está se respaldando nos mesmos. Mas uma coisa que não percebemos é que seus filhos representam uma ameaça ainda maior do que ele, tipo aquele Eduardo Bolsonaro, que é o cúmulo da estupidez burguesa. Estamos sim a beira de uma guerra civil, pois se ele for deposto, terá uma forma de impedir isso, e seus seguidores que seguem um berrante, vão espernear e tentar impor um golpe ainda maior. E se ficar no governo, vai fomentar uma guerra civil. Mas aí sai tem o Mourão e os ministros continuam..Ou seja: Estamos fadados ao abismo. Pois ele somente faz parte dos problemas..Tem seus filhos que são deputados, seus ministros que são um pior do que o outro e seus seguidores..Triste mas temos de ficar mais do que espertos.
Será que tem como serem mais ridículos. Infelizmente tem bastante desses alienados que gostam de seguir um berrante, principalmente se for tocado por militares. Militares tem suas funções claras e específicas..Não é impondo uma ditadura que vai se resolver algo. Mas acéfalos funcionais, da elite e principalmente branca, sonham sempre com isso. Pois quem for contra eles, terá que se ajoelhar AINDA mais perante o uso da força. Mas eles que venham com sua ditadura que somente digo que a retaliação será muito maior do que eles acham que são.
Agora todo domingo o Preside(me)nte reúne seu gado para receber mugidos de aprovação e para espalhar coronavírus dentre a boiada.
É o palhaço dando seu showzinho semanal.
Quem vai pagar os custos de helicóptero, segurança, faixas? Achando que tem o apoio dos militares (felizmente muitos não aceitam um golpe), Bolsonaro ainda vai empurrar a gente para uma guerra civil.
Mas é isso que ele quer, pra justificar ainda mais que está sendo impedido de governar, coisa que não fez e nem fará, pois é incapaz. Mas ele sabe que os únicos que vão salvar ele no poder são o militares, por isso dá cargos a eles, o centrão e esse bando de alienado que quer mesmo que os que são contra isso, se ajoelhem perante eles. Pois eles acham que tem a força letal ao lado deles.
Uma verdadeira crascomândria. Não sei bem o que significa essa palavra, mas é a que mais se assemelha com o ato, e com o atual governo. Estes aí não sabem onde vão, e o que querem… Estão iludidos com as promessas eleitoreiras a favor da ”familia, anticorrupção…”, mas não estão vendo elas sendo realizadas/cumpridas. Como são radicais destituídos de coeficiênte intelectual, o TICO diz para o TECO idéias de desespero, tal como essa passeata sem graça de gado ou asnos.
Bolsotralhas…… adoradores de CORRUPTO..
Olha são uns alienados mentais com ideologia ultrapassada e coloco a seguinte situação esses mesmos que são a favor ou querem regime militar são mesmo de daqui uns dias quando instalado o regime militar vão querer a democracia por serão perseguidos e tirado os mesmos direitos os que foram contra a essa situação.
Eles já são ricos. Recebem gordas pensões que nós pagamos. Se eles forem atingidos por algo que tire algum dos inúmeros direitos que tem já, muito fácil e rápido eles irem pra outro país. Alegando que estão “sofrendo” aqui no Brasil.
Concordo plenamente com tu se auto exilam em outros paises e dizem ser perseguidos politicamente exemplos Chico Buarque Holanda, Caetano Veloso entre outros…
Tem enormes diferenças esses casos.
Colocar o presidento, seus seguidores e fiéis escudeiros numa máquina do tempo e mandá-los todos para 1964, em plena guerra fria, quando poderiam voluntariar-se a combater a URSS…
Centenas de anarquistas, a maioria remunerados para promover a anarquia. Até a PM de Minas Gerais financiando a anarquia. Deveriam se explicar por esse aparelhamento da máquina pública a desserviço da população.
Pois é, da-lhe comissionados servidores da segurança…