Panelaços contra o presidente Jair Bolsonaro foram registrados na noite desta sexta-feira (15) em diversas cidades brasileiras. As manifestações foram convocadas principalmente pelas redes sociais e tem como principal crítica a atuação do governo federal na pandemia de covid-19.
O colapso do sistema de saúde de Manaus, com pacientes morrendo asfixiados diante da falta de oxigênio, reforçou a indignação dos protestos. O avanço do casos de coronavírus na capital levaram a um aumento vertiginoso nos últimos dias da demanda por leitos, equipamentos médicos e oxigênio.
Na noite desta sexta, o ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal (STF), ordenou a ação imediata do governo federal para sanar a crise em Manaus. O presidente Jair Bolsonaro foi notificado diretamente da determinação.
Antigos apoiadores do presidente, assim como celebridades, mobilizaram manifestação pelas janelas de casa marcada para às 20h30 desta sexta.
Leia também
Veja imagens dos panelaços registrados nesta sexta:
A indignação de um país inteiro ao som dos gritos e panelas. Vai cair! #ImpeachmentBolsonaroUrgente #ForaBolsonaro pic.twitter.com/fEGOHP0fFv
— Sâmia Bomfim (@samiabomfim) January 15, 2021
Bato panela por cada bebê prematuro sem oxigênio em Manaus. É nosso futuro que Bolsonaro sufoca.
— Debora Diniz (@Debora_D_Diniz) January 15, 2021
Minha mãe apareceu em casa: “Hoje tem panelaço”. Foi com a minha filha para a varanda gritar #ForaBolsonaro. Durante anos minha mãe viveu a repressão da Ditadura. Quando eu era criança, até os 5 anos de idade, vivíamos fugindo de casa em casa, com gritos silenciados. (Segue fio pic.twitter.com/DebIXvXT1U
— Alexandre Padilha (@padilhando) January 16, 2021
Panelaço Fora Bolsonaro!
Itaim, São Paulo pic.twitter.com/GVthtV4e61— Vem Pra Rua Brasil 🇧🇷 (@VemPraRua_br) January 15, 2021
Panelaço em todo Brasil pelo #ImpeachmentBolsonaroUrgente #ForaBolsonaro #BolsonaroGenocida pic.twitter.com/7kZqQqxlp7
— União Nacional dos Estudantes – UNE (@uneoficial) January 15, 2021
Panelaço em Fortaleza!#ForaBolsonaro pic.twitter.com/3iSAYe81KH
— José Guimarães (@guimaraes13PT) January 15, 2021
PANELAÇO EM BELÉM DO PARÁ TAMBÉM. BORA!
@nettombl pic.twitter.com/8pjIcLbSy4— MBL – Movimento Brasil Livre 🇧🇷 (@MBLivre) June 10, 2020
Bairro Independência em Porto Alegre não suporta Genocida! #ImpeachmentBolsonaroUrgente 🇧🇷🏴#ForaBolsonaro pic.twitter.com/nfMzgDWIgP
— Paulo Pimenta (@DeputadoFederal) January 16, 2021
> Com Manaus em colapso, “impeachment Bolsonaro” é um dos assuntos mais buscados do dia
O Pr Bolsonaro foi escanteado na pandemia primeiro pela Constituição que deixa bem claro que é dos prefeitos e governadores as prerrogativas do combate a uma pandemia, e depois pelo ministrão bedelho o A. de Morais, que aumentou essas prerrogativas, agora vem outro ministrão bedelho o Lewandowisk exigir providências do presidente. É isso mesmo?…O Governo Federal mandou 8,9 bilhões de reais para o estado do Amazonas e só prá capital Manaus foram 2.9 bilhões de reais, onde o ex prefeito boca de porco do Artur Virgílio torrou essa dnheirama?…Desativaram os hospitais de campanha antes da hora, e por aí vai a incompetência geral por lá.Esses batedores de panelas deveriam tomar uma panelada na fuça para acordarem,devem olhar o sol, cair na real. Agora é função do Pr Bolsonaro fiscalizar almoxarifados de hospitais prá ver se está faltando máscaras,e até o oxigênio?…