No Congresso, presidente chinês defende governança global para internet

Visita de Xi Jinping marcou a comemoração dos 40 anos do restabelecimento de relações diplomáticas. Henrique Alves afirmou que tramitação de assuntos relacionados à China vai ter preferência na Casa

A preocupação com a segurança cibernética foi um dos pontos levantados pelo presidente da China, Xi Jinping, na visita que fez hoje (16) ao Congresso Nacional. Para ele, a comunidade internacional precisa construir conjuntamente um sistema de governança da internet para garantir a soberania dos países nessa área.

“A comunidade internacional deve construir junta um espaço informático pacífico, seguro, aberto e cooperativo e criar um sistema de governança internacional da internet multilateral democrático e transparente, de acordo com os princípios de respeito e confiança recíprocos por meio de cooperação internacional eficaz”, disse Xi  Jinping, em discurso no plenário da Câmara.

Sem citar diretamente os casos de espionagem eletrônica da agência de segurança norte-americana no Brasil e em outros países aliados aos Estados Unidos, Xi Jinping criticou o atual modelo de gestão do ambiente cibernético e a falta de segurança das nações nesse aspecto.

A visita de Xi Jinping ao Congresso brasileiro marcou a comemoração dos 40 anos do restabelecimento das relações diplomáticas entre os dois países.  Presidente da Câmara, Henrique Alves (PMDB-RN) afirmou que a tramitação de assuntos relacionados à China terá preferência na Casa. (Com agências Brasil e Câmara)

 

Assine a Revista Congresso em Foco em versão digital ou impressa

Continuar lendo

Assine e obtenha atualizações em tempo real em seu dispositivo!