Moreira Franco é nomeado para comandar Programa de Parcerias de Investimentos

Decreto com nomeação de Moreira Franco foi publicado hoje no Diário Oficial da União. Favorável ao impeachment da presidente Dilma, o peemedebista ajudou a articular a formação da equipe ministerial do governo interino

Foi publicada hoje (30) no Diário Oficial da União a nomeação do presidente da Fundação Ulysses Guimarães, Moreira Franco para o cargo de secretário-executivo do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI) da Presidência da República. Moreira Franco foi ministro de Dilma, comandou a Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência entre 2011 e 2013, de onde saiu para assumir a Secretaria de Aviação Civil, onde permaneceu até 2015. Favorável ao impeachment da presidente, o peemedebista é próximo a Temer, e ajudou a articular a formação da equipe ministerial do governo interino.

À frente do PPI, Moreira Franco será responsável pelo programa que busca aprofundar a interação entre o Estado e a iniciativa privada por meio de contratos de parceria para a execução de empreendimentos públicos, além de outras medidas de desestatização.

De acordo com a Medida Provisória que cria o PPI, se enquadram no programa empreendimentos executados via contratos de concessão com a União ou com estados e municípios, no caso de empreendimentos com fomento ou feitos por delegação da União. Franco tem dito publicamente que à frente da secretaria incentivará a participação de bancos privados no financiamento de projetos de longo prazo. Segundo ele, não haverá mudança no financiamento dos leilões já em andamento, mas o percentual de participação do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) nas concessões pode ser revisto.

(Com informações da Agência Brasil)

Mais sobre gestão pública

Continuar lendo

Assine e obtenha atualizações em tempo real em seu dispositivo!