Pesquisa Datafolha divulgada na madrugada desta quinta-feira (20) aponta cenário menos polarizado na corrida presidencial em relação a outros levantamentos publicados nesta semana. De acordo com o instituto, Jair Bolsonaro (PSL) oscilou dois pontos para cima e tem 28% das intenções de voto.
Fernando Haddad (PT), que aparece isolado na segunda colocação nas pesquisas CNT/MDA e Ibope, continua em empate técnico com Ciro Gomes (PDT). O petista tem 16% das preferências, já o pedetista, 13%. Os dois estão empatados dentro da margem de erro, que é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.
Segundo o Datafolha, Haddad cresceu três pontos desde que foi confirmado, na semana passada, como o novo candidato do PT a presidente. No Ibope divulgado na terça-feira, Bolsonaro aparece com os mesmos 28% e Haddad, com 19%. Ciro tem 11%.
O candidato do PSL também desponta com 28,2% das preferências na pesquisa CNT/MDA. Nela, Haddad está isolado em segundo lugar com 17,6% das intenções de voto, seguido por Ciro, com 10,8%.
Leia também
Atrás
O ex-governador de São Paulo Geraldo Alckmin (PSDB), que tem quase metade do tempo de TV, está estagnado na pesquisa, com 9%. Ele está tecnicamente empatado com Marina Silva (Rede), que agora soma 7% das preferências, menos da metade do que tinha no início da campanha.
PublicidadeO Datafolha entrevistou 8.601 eleitores de 323 municípios na terça e na quarta (19). O levantamento foi contratado pela Folha e pela TV Globo. A pesquisa está registrada no TSE (BR-06919/2018).
Veja os números da pesquisa estimulada, aquela em que é apresentado o nome do candidato ao entrevistado:
Jair Bolsonaro (PSL): 28%
Fernando Haddad (PT): 16%
Ciro Gomes (PDT): 13%
Geraldo Alckmin (PSDB): 9%
Marina Silva (Rede): 7%
João Amoêdo (Novo): 3%
Alvaro Dias (Podemos): 3%
Henrique Meirelles (MDB): 2%
Vera Lúcia (PSTU): 1%
Guilherme Boulos (Psol): 1%
Cabo Daciolo (Patriota): 0%
João Goulart Filho (PPL): 0%
Eymael (DC): 0%
Branco/nulos: 12%
Não sabe/não respondeu: 5%
Segundo turno
O Datafolha também fez simulações de segundo turno. Ciro aparece como o único que venceria todos os confrontos. Bolsonaro e Haddad figuram com 41% cada no confronto direto. Veja os cenários:
Bolsonaro 42% x 41% Marina (branco/nulo: 16%; não sabe: 2%)
Ciro 41% x 34% Alckmin (branco/nulo: 22%; não sabe: 2%)
Alckmin 40% x 39% Bolsonaro (branco/nulo: 19%; não sabe: 2%)
Alckmin 39% x 36% Marina (branco/nulo: 23%; não sabe: 2%)
Ciro 45% x 39% Bolsonaro (branco/nulo: 14%; não sabe: 2%)
Alckmin 39% x 35% Haddad (branco/nulo: 24%; não sabe: 3%)
Haddad 41% x 41% Bolsonaro (branco/nulo: 15%; não sabe: 2%)
Ciro 45% x 31% Marina (branco/nulo: 22%; não sabe: 2%)
Marina 37% x 37% Haddad (branco/nulo: 24%; não sabe: 2%)
Ciro 42% x 31% Haddad (branco/nulo: 25%; não sabe: 3%)
Crescimento
Segundo o Datafolha, Bolsonaro cresceu no Sudeste, Norte e Sul, onde atingiu sua melhor marca (37%), e ganhou pontos entre jovens e até entre mulheres, apesar da grande rejeição no segmento.
Haddad cresceu no Sudeste e no Nordeste, onde alcança a melhor pontuação (26%) e única região em que está à frente de Bolsonaro.
A rejeição ao candidato do PSL continua alta, e a de Haddad cresceu. De acordo com o levantamento, 43% dos eleitores dizem que não votariam de jeito nenhum no deputado e 29% rejeitam o petista. Os eleitores de Bolsonaro e Haddad são os mais convictos. Apenas um de cada quatro apoiadores dos candidatos admite escolher outro nome.
Pra mim tinha que ser Amoêdo ou Meirelles, mas pelo visto nenhum dos 02 chega ao segundo turno.
De fato. Temos de ser pragmáticos e votar de acordo com o cenário posto: Ciro ou Haddad. Virou plebiscito entre petismo e antipetismo. Os demais votos são desperdiçados.
Já nessa pesquisa, a distância do candidato de um presidiário e o 3º colocado é menor do que no Ibope. Ainda temos que ter esperanças que a turma do Molusco e do imbecil militarista não vão tomar esse país de assalto. Ciro e Alckmin não são melhores, mas nenhum deles enfiaria o nosso país em um buraco sem fundo.
Liderança folgada e consolidada do Bolsonaro. Caso ele continue com seu crescimento contínuo desse jeito, tem tudo para levar no primeiro turno.
Deus te ouça.
O perigo são as migrações dos perdedores. Sabe-se lá pra que lado vão!!
Conforme o Datafalha, eu não estou aqui.
JB17
Para o Datafalha somos robôs kkkk