Peritos atestam lisura e transparência do Prêmio Congresso em Foco

A Associação Nacional dos Peritos Criminais Federais (APCF) liberou nesta quinta-feira (2) os resultados finais da votação do público no Prêmio Congresso em Foco 2018. Em parecer de auditoria, o perito da Polícia Federal Evandro Mário Lorens, encarregado de acompanhar o processo de votação digital, detalhou os diversos procedimentos adotados durante a apuração dos votos e atestou a idoneidade e a transparência dos resultados que serão anunciados publicamente apenas durante o evento de premiação, no próximo dia 13, em Brasília.

Em cerimônia que será realizada a partir das 20h no Porto Vittoria Espaço de Eventos, também serão premiados os escolhidos por um júri especializado e pelos jornalistas que cobrem as atividades do Congresso Nacional.

No parecer da APCF, Evandro Mário Lorens, que é perito em Tecnologia da Informação, afirma:  "O processo de votação do Prêmio Congresso em Foco 2018, bem como os resultados parciais e finais da votação apresentados pela organização do Prêmio Congresso em Foco foram auditados e verificados, sendo, em nossa opinião, idôneos".

Foram colhidos votos pela internet entre 1º e 31 de julho. Nesse período, a APCF fez todos os acompanhamentos para garantir que o processo fosse realizado com a maior segurança e legitimidade possíveis. Os votos passaram inicialmente pela checagem e filtragem dos seus números de Internet Protocol – o famoso IP, número pelo qual o dispositivo usado pelo usuário é identificado na rede mundial de computadores. Posteriormente, foram auditados pela área de tecnologia do Congresso em Foco e pela APCF.

Agora em sua 11ª edição, o prêmio  procura “reconhecer o trabalho dos deputados federais e senadores que se destacam positivamente no exercício do mandato”, como destaca o regulamento, tendo como propósito fundamental investir contra a chamada negação da política. Isto é, contra aquele conjunto de mitos alimentados em diferentes campos ideológicos – “todo político é bandido”, “melhor seria fechar o Congresso” etc. – que negam os ganhos que o Parlamento, a política e a própria democracia podem trazer à sociedade.

Escolha dos melhores parlamentares agita as redes sociais

Patrocínio

Cervejaria_AMBEV

 

Apoio

Parceria Institucional

Continuar lendo

Assine e obtenha atualizações em tempo real em seu dispositivo!