Escolha dos melhores parlamentares agita mídias sociais

O Prêmio Congresso em Foco 2018 está entre os principais assuntos nas redes sociais dos parlamentares. Todo ano a iniciativa de premiar os melhores deputados e senadores mobiliza milhares de pessoas na internet e movimenta o cenário político -- o que é intensificado pelo período eleitoral.

Vote no prêmio

Conheça as regras do Prêmio Congresso em Foco

As páginas dos parlamentares na internet tentam buscar votos usando o diferencial do prêmio do Congresso em Foco, que valoriza apenas os detentores de mandato que são ficha-limpa, e que não respondem a ação penal ou inquérito criminal. Aqueles que estão na frente nas parciais pedem para “continuar na liderança”.

A edição deste ano, a 11ª, traz algumas mudanças. Pela primeira vez, nenhum parlamentar poderá disputar a indicação para mais de uma categoria especial do Prêmio Congresso em Foco, seja na escolha do público, por votação na internet, seja na seleção do júri qualificado.

Cada participante da votação pela internet pode votar em somente um nome nas categorias especiais. E em até dois senadores e no máximo três deputados nas categorias gerais ("Melhores Senadores" e "Melhores Deputados" do ano). Antes, eram respectivamente cinco e dez. Com a modificação, o processo de votação ficará bem mais dinâmico.

A premiação deste ano já acumula mais de 300 mil votos distribuídos entre os 359 deputados e 42 senadores aptos a participar da disputa. O resultado final só será divulgado no evento de premiação, marcado para 13 de agosto. A votação é segura e tem acompanhamento da Associação dos Peritos Criminais Federais (APCF).

O prêmio foi criado para estimular a cidadania a acompanhar o desempenho individual dos deputados e senadores, de modo a reconhecer o trabalho de quem se destaca positivamente.

No Facebook, os posts ligados ao prêmio geraram mais de 85 mil curtidas e 11 mil comentários no período de um mês. Os parlamentares que mais mobilizaram seus seguidores são o senador Paulo Paim (PT-RS), seguido pela senadora Regina Sousa (PT-PI), depois o deputado Danilo Cabral (PSB-PE) com duas publicações e para fechar os cinco a deputada Mara Gabrilli (PSDB-SP).

No Twitter foram quase 2 mil postagens e repostagens sobre o tema. As publicações de maior repercussão foram do deputado Major Olimpio (PSL-SP), da conta oficial do PSOL, Diego Garcia (Podemos-PR), Luiza Erundina (PSOL-SP) e Marcelo Freixo (PSOL-RJ).

Ao todo, as publicações no Instagram geraram mais de 49 mil curtidas e 2 mil comentários. A senadora Ana Amélia (PP-RS) foi quem teve a maior repercussão entre os seguidores. Na sequência o deputado Rubens Pereira (PCdoB-MA), depois Diego Garcia (Podemos-PR), Rafael Motta (PSB-RN) e Joaquim Passarinho (PSD-PA).

Os dados foram coletados com a ferramenta Crowdtangle no período de 25 de junho e 24 de julho.

Veja a lista preliminar dos parlamentares aptos ao Prêmio Congresso em Foco 2018

 

Parlamentares que mais postaram sobre o Prêmio

 

Patrocínio

Cervejaria_AMBEV

 

Apoio

Parceria Institucional

Continuar lendo

Assine e obtenha atualizações em tempo real em seu dispositivo!