Daqui a pouco, saiba quem larga na frente do Prêmio Congresso em Foco 2020

 

Divulgaremos daqui a pouco a primeira parcial da votação do Prêmio Congresso em Foco 2020. Desde a última sexta-feira (17) você já pode acessar o link premio.congressoemfoco.com.br para escolher os melhores parlamentares do ano.

Mais importante premiação da política brasileira,  o prêmio é dado aos parlamentares escolhidos pelo público, que vota pela internet; por um júri especializado;  e pelos jornalistas que cobrem o Congresso.

Disputam a premiação congressistas que exerceram o mandato por ao menos 60 dias neste ano e não são alvo acusações ou de investigações criminais. Você pode entrar nestes links para saber quais são os senadores e os deputados que se enquadram nessa última situação e, por isso, estão fora da disputa.

Veja quais são os parlamentares aptos para participar do prêmio.

Além de escolher os melhores na Câmara e no Senado (categorias gerais), você pode ajudar a definir os vencedores nas duas categorias especiais deste ano: Clima e Sustentabilidade e Defesa da Educação. Nesses dois casos, o Congresso em Foco se permite uma margem maior de manobra, avaliando quem de fato tem trabalhado pelas causas do meio ambiente e do ensino inclusivo e de qualidade.

Os vencedores serão anunciados, em evento digital aberto, às 20h do dia 20 de agosto.

É importante que você conheça o regulamento e as listas de congressistas aptos antes de votar. Se precisar saber mais sobre algum(a) parlamentar, vale dar uma boa navegada pelo Radar do Congresso, uma base de dados dinâmica e sempre atualizada com informações individualizadas sobre todos os deputados e senadores.

Já confirmaram a participação no projeto, neste ano, como apoiadores o Instituto Democracia e Sustentabilidade (IDS), a organização não governamental Todos Pela Educação, a Associação Nacional dos Advogados da União (Anauni), a Associação Nacional dos Defensores Públicos Federais (Anadef), a Associação Nacional dos Peritos Criminais Federais (APCF) e a BMJ Consultores Associados.

Criado em 2006, o Prêmio Congresso em Foco é um antídoto contra a antipolítica, ou seja, contra a ideia de que toda forma de fazer política em um ambiente democrático – por meio da organização de partidos políticos e de eleições livres – deve ser repudiada e combatida. Tal pensamento, que infelizmente prosperou nos últimos anos no país, está na gênese das mais totalitárias ideologias, que pregam a substituição da democracia por ditaduras.

No vídeo abaixo, o idealizador do prêmio e fundador do Congresso em Foco, Sylvio Costa, convida você a participar da votação e explica por que é importante defender o Parlamento e valorizar os parlamentares que desempenham bom trabalho. "Problemas da democracia a gente resolve com mais democracia, com melhor democracia, jamais com a supressão da democracia, com ditadura", diz o jornalista.

 

> Regulamento do Prêmio Congresso em Foco 2020

> Cadastre-se e acesse de graça, por 30 dias, o melhor conteúdo político premium do país   

 

Continuar lendo

Assine e obtenha atualizações em tempo real em seu dispositivo!