Prêmio Congresso em Foco: votação pela internet será auditada pela APCF

O Prêmio Congresso em Foco 2020 vai reforçar uma parceria iniciada há mais uma década entre o site e a Associação dos Peritos Criminais Federais (APCF). A entidade que representa os peritos criminais da Polícia Federal será responsável pela auditoria externa dos votos dados pelo público na internet. A votação popular para a escolha dos parlamentares que melhor representam a população no Congresso começará na próxima sexta-feira (17) e se estenderá até o dia 31 de julho. Também serão premiados deputados e senadores mais bem avaliados por um júri especializado e por jornalistas que cobrem Câmara e Senado

Para o presidente da APCF, Marcos Camargo, a premiação deste ano tem importância maior devido ao clima político belicoso, marcado por ataques às instituições democráticos e manifestações pró-intervenção militar e fechamento do Congresso e do Supremo Tribunal Federal (STF).

> Veja a lista preliminar dos parlamentares ao aptos ao prêmio

Marcos Camargo, presidente da APCF

“O prêmio tem a faceta de mostrar a importância da política para o país, a relevância que o Congresso tem para o fortalecimento da democracia. Permite-se a crítica ao Congresso, mas exige-se que se respeite e aprimore a lei por meio do debate político. O prêmio estimula esse debate”, considera Marcos.

Na avaliação dele, a votação incentiva o público a acompanhar e fiscalizar o mandato de seus representantes políticos. “Embora o noticiário da política seja inundado por relatos de fatos negativos, há também um lado competente na política”, acrescenta o presidente da associação.

Pelo regulamento, que ficou aberto para consulta pública até a última quinta-feira (9), só estão aptos a participar do prêmio congressistas que exerceram ao menos 60 dias de mandato este ano e que não respondem a investigações criminais. Além das categorias gerais, de “Melhores Deputados” e “Melhores Senadores”, também serão escolhidos os destaques na Defesa da Educação, categoria especial apoiada pelo Todos pela Educação, e no Clima e Sustentabilidade, categoria proposta pelo Instituto Democracia e Sustentabilidade (IDS).

> A lista preliminar dos aptos na categoria Clima e Sustentabilidade

> A lista preliminar dos aptos na categoria Defesa da Educação

Até a próxima terça (14) será possível pedir a inclusão ou exclusão de nomes das três relações, desde que devidamente embasados e em conformidade com as regras do regulamento.

Você pode nos ajudar, contribuindo para aprimorar a lista, fazendo contestações ou repassando informações para o email premio@congressoemfoco.com.br.

A votação será feita pelo domínio premiocongressoemfoco.com.br. De acordo com as regras, o uso de expedientes indevidos, tais como a tentativa de inflar artificialmente a votação de parlamentares participantes do certame por meio de e-mails falsos, votos em duplicidade disparados do mesmo computador ou quaisquer outros mecanismos irregulares, pode acarretar a desclassificação do congressista que seria beneficiado por tais votos, além da exposição pública dos autores das irregularidades. Além da APCF, também o Congresso em Foco auditará a votação da internet.

Cada participante da votação pela internet poderá votar em até cinco senadores(as) e até dez deputados(as) federais, nas categorias gerais, e em até três nomes, nas categorias especiais.

Os vencedores serão anunciados em 20 de agosto. O evento de premiação desta vez será digital, dados os riscos de saúde de reunir centenas de pessoas em um mesmo ambiente e a incerteza quanto ao tempo de duração da pandemia de covid-19.

> Veja a minuta do regulamento do Prêmio Congresso em Foco 2020

Continuar lendo

Assine e obtenha atualizações em tempo real em seu dispositivo!