Congresso em Foco

Faixa fixada no prédio da Universidade Federal Fluminense que a Justiça eleitoral mandou retirar, em 2018 - fotografo]Reprodução[/fotografo]

EDITORIAL

Nossa opinião: Bolsonaro é o pior que nos pode acontecer

26.10.2018 21:56 94
Atualizado em 14.10.2021 15:51

Opinião Em
Publicidade

94 respostas para “Nossa opinião: Bolsonaro é o pior que nos pode acontecer”

  1. Humberto Gomes disse:

    VOCÊS SÃO O TERROR DO POVO BRASILEIRO, ALIADOS DA ESQUERDA PARA RECEBEREM DINHEIRO QUE IRIA PARA O POVO! IGUAL A REDE GLOBO, RECEBIA MILHÕES MENSAIS PARA PAGAR OS VAGABUNDOS DINHEIRO QUE VALIA POR 10 POLÍTICOS CADA UM! OLHE O QUE GANHA UM POLÍTICO! A MAMATA ACABOU VAGABUNDOS! #B2022

  2. Guilherme Foda disse:

    para os cancervadores esquerda=quadrilha, bandido, assassinos, etc. Pqp, fala isso pra um europeu ele vai rir de vc. estude mais e vote 13. jair é 1000x pior.

  3. Paulo Santos disse:

    Tento ser imparcial em meus julgamentos. Nem sempre é fácil, porém, como disse tento ser imparcial e justo. Não iria votar em Bolsonaro, meu candidato seria Alvaro Dias. Era, a meu ver, o candidato mais equilibrado e que sempre se portou contrário a esquerda. Quando vi que não deslancharia estudei quem seria o verdadeiro Bolsonaro e depois de ler de tudo, desde blogs como o 247, DCM, Esmael e a revista Carta Capital e os menos esquerdas conclui que o único que poderia fazer algo seria Bolsonaro. Um segundo poste não daria certo. Deu para ter uma ideia em SP.

  4. Moizés Montalvão disse:

    O artigo expõe com clareza os pecados de Bolsonaro, os quais chegam a assustar! Entretanto, para trabalho completo teria também que expor a multidão de pecados do PT, que é aterradora!
    .
    Não se pode negar que Bolsonaro seja um falastrão e ele paga o preço das fanfarronices que expressou em sua vida pública. Ocorre que, se Bolsonaro falou muita besteira poucas fez. Diferentemente do PT, que tem longo histórico tanto de patacoadas quanto de ação delituosa!
    .
    Pode-se afirmar, sem receio de equívoco, que Bolsonaro falou muita besteira e o PT cometeu muitos crimes!
    .
    Um bom trabalho comparativo cotejaria declarações do candidato (agora eleito) com às dos que o antecederam (Lula e Dilma). Paralelamente, poria lado a lado atos ilegais do representante do PSC e os perpetrados pelo PT (sob o comando do “Grande Líder”). Também seria de bom tom descrever o projeto petista de dominação da sociedade (financiado pela corrupção institucionalizada) e consequente implantação da ideologia do partido como norte do pensamento e comportamento geral aceitáveis, e esclarecer que se esse plano petista não significa ameaça à democracia, significa o quê?.
    .
    Embora seja tarde para auxiliar eleitores numa reflexão, mesmo assim, seria trabalho útil para se avaliar adequadamente os riscos de ter um ou outro no poder…

  5. Bernadete bruno disse:

    O POVO ACORDOU: DESDE 2002 ATÉ 2018 ESTÁVAMOS ANESTESIADOS….
    FOI MUITA LAMBADA, MUITA DESTRUIÇÃO, PODRIDÃO E CORRUPÇÃO…
    SAQUEARAM TOTALMENTE O BRASIL E AS ESTATAIS…
    HOSPITAIS…INDÚSTRIAS…PADARIAS… ESCOLAS…POSTOS DE COMBUSTÍVEL…TUDO FECHANDO AS PORTAS…
    A LEI TEM QUE SER APLICADA A TODOS.
    PRINCIPALMENTE PARA OS POLÍTICOS – QUE SÓ ESTÃO NO CONGRESSO PORQUE AS “FORMIGUINHAS AQUI DEBAIXO” VOTARAM NELES…
    ENFIM…COM BOLSONARO OS BRASILEIROS (OS EMPREGADOS E DESEMPREGADOS) – RETOMARAM A ESPERANÇA DE QUE “A JUSTIÇA SERÁ FEITA E CRIMINOSOS CONTINUARAM PRESOS”…
    MESMO SENDO “AS FORMIGUINHAS AQUI DEBAIXO”…JUNTOS TEMOS FORÇA!!!!

  6. Luiz Carlos disse:

    Parabens pelo texto, assino embaixo

  7. Luiz Carlos disse:

    É preciso por um fim imediato no NÓS E ELES. Somos todos de um mesmo país, estamos no mesmo barco, se afundar, afundamos todos. É preciso ser honesto consigo mesmo e aceitar que o PT consolidou a corrupção no Brasil. Criou mais de 50 mil cargos nomeados, para se manter no poder. Roubou a esperança dos mais necessitados. Aumentou o Bolsa Familia, para que fosse o ópio desse povo. Como disse Zé Dirceu recentemente ao jornal El País e a Revista Piaui, o que nos interessa é o poder. O poder pelo poder. Se tivessemos um STF sério, isso não teria acontecido. O STF é o grande responsavel por tudo isso, Amanha voto 17 porque, quero o fim dos corruptos, desses politicos ladroes do PT, PSDB, PP, PTB, PDT etcc. E se o Bolsonaro não cumprir o que prometeu, querer ser algum ditador, não vamos deixar, o tiramos la. Ao menos temos uma esperança de mudança. Boa sorte a todos nós.

  8. Márcio Simão disse:

    Estava há tempos tentando ver um texto jornalistico no qual eu pudesse ver minha expressão, exposta parabéns pelo texto.

  9. Adyneusa Moura disse:

    Parabéns, muita coragem para se posicionar diante da barbárie que se aproxima.
    Outros jornais deveriam tomar a mesma atitude, Mas infelizmente estão mais preocupados com seus bolsos.
    Nesse momento tão decisivo e perigoso devemos todos, brasileiros democratas se unirem num só grito, Ditadura nunca mais.
    Obrigada, Não esqueceremos

    • Fábio disse:

      A qual ditadura apoiada pelo PT de refere? Maduro, parceiro dileto de Haddad e Lula, é um democrata?

    • 13582196 disse:

      Vai lá morar na sua querida “democracia” Venezuelana!

      Nós NUNCA ESQUECEREMOS o apoio que o PT deu à ditadura de Fidel Castro em Cuba, à ditadura de Nicolás Maduro na Venezuela, da Corea do Norte, da China, da Líbia, de Angola, de Guiné Equatorial, do Zimbabwe….

      E não deixaremos que o PT instaure sua própria Ditadura no Brasil!

      #PTNuncaMais
      #ForaHaddad

      #ForaPT

    • Luiz Carlos disse:

      Concordo, Vamos nos unir num só grito : FORA PT

  10. Jose G Vicente disse:

    Vocês foram presumidamente inteligentes à 15 anos. Deveriam ficar quietos e não emitir opiniões, assim ajudariam a vocês esconderem a vossa mediocridade. É inacreditável que vocês não percebam o quanto esta esquerda acabou com o Brasil nessas duas décadas. Sou aposentado de Universidade Pública e sei o quanto os professores de esquerda fazem a cabeça de seus alunos e colegas, razão pela qual temos os piores índices de qualidade de ensino dos cursos de direito entre outros. Bolsonaro não é o melhor para o Brasil, mas Haddad ? nem pensar! .Vocês acham que a população do Brasil é idiota a ponto de levar em conta todas essa baboseiras que escrevem nessa opinião? Vocês ajudariam muito mais o Brasil ficando em silêncio e estudando mais e lendo mais sobre todas as opiniões adversas a de vocês.

  11. Enlil Pulver disse:

    Queria ver se o PT ganhasse e implementasse seu Marco regulatório da mídia e dos meios de comunicação. Gostaria que este editorial pudesse vir aqui chorar e falar sobre LIBERDADE DE IMPRENSA.

    • Ernesto Freire Pichler disse:

      É necessário democratizar a imprensa para que deixe de ser controlada pelas seis famílias. O Marco Regulatório em momento algum comprometeria a liberdade de expressão. Ao contrário, seu objetivo é a pluralidade.

      • Luiz Carlos disse:

        Meu caro, acho que vc foi abduzido por alienigenas, Leia a proposta de governo do PT e vai encontrar: Comites Externos para controle “social” da midia e do Judiciário. Tenha dó.

  12. Enlil Pulver disse:

    Está na Lei, as Universidades públicas não podem tentar fazer nenhum tipo de propaganda, seja disfarçada ou não, que interfira na escolha individual do eleitor em algum candidato. Apesar de existirem Fakenews, as mídias sociais e os meios de comunicação individuais estão ESMAGANDO a mídia, isso sim é democracia! Melhor que antes, quando vocês manipulavam as cabeças das pessoas!

    • Ernesto Freire Pichler disse:

      Melhor ser manipulado pela mentira ESMAGANDO a democracia? Nenhum prédio público pode ser usado para propaganda eleitoral. Os quartéis são prédios públicos. E não é propaganda eleitoral se manifestar a favor da democracia, contra o fascismo.

  13. Ernesto Freire Pichler disse:

    Parabéns ao CF, apesar do atraso.

  14. Rodrigo Correa disse:

    Caro Congresso em Foco,

    Acabei de ler seu editorial. Achei o texto, bem escrito mas tendencioso e parcial, não na opinião, dado que é um editorial, mas na argumentação, se me permite. Ficou claro desde o início que sua posição é anti-Bolsonaro e sua argumentação pela posição está bem explícita.

    Entretanto, você faltou com a verdade quando afirmou que “o PT jamais trouxe ameaça real à democracia”, além de ser parcial em alguns argumentos contra o Bolsonaro, como por exemplo, quando tira de contexto suas falas na disputa dele com a Maria do Rosário, onde a mesma defendia um assassino estuprador e acusou primeiramente o capitão de ele ser estuprador. Mas voltemos a questão da ameaça real a democracia.

    Ameaça real a democracia, na minha visão, é impor a vontade de minorias sobre a maioria. Uma coisa são direitos iguais, outra é gerar privilégios a minorias, simplesmente por serem minorias. O PT fez e faz isso à exaustão, ignorando que somos um povo de maioria conservadora nos costumes.

    Ameaça real a democracia, é se utilizar de instituições globais (i.e. ONU, veículos jornalísticos, etc) que o PT usou e usa pra defender um criminoso, o Lula, julgado e condenado no mérito por duas instâncias da justiça Brasileira, como se a justiça não tivesse respeitado todos os ritos democráticos e não tivesse dado o direito ao contraditório e a sua mais ampla defesa. O PT zomba de nossas instituições democráticas e tenta as desqualificar quando faz isso.

    Continuando com a zombaria do PT, ameaça real a democracia é zombar das instituições, levando situações à beira do ridículo, como na sua insistência na candidatura do Lula, que todos sabemos era ilegal desde o principio pela lei da ficha limpa. Mas pra sustentar uma narrativa mentirosa pros seus seguidores e apoiadores, não se furta a gastar o tempo do judiciário em discussões que já se sabe de antemão o resultado somente para gerar factoides políticos àms expensas de um pleito mais tranquilo e baseado na verdade.

    Ameaça real a democracia é minar economicamente um país o fazendo ficar de joelhos. Exemplos aqui não faltam:
    (1) gastar orçamento brasileiro pra apoiar ditaduras (não estou nem falando de ajudar outros países) como Venezuela e Cuba;
    (2) gastar irresponsavelmente, veja os recentes déficits herdados do governo Dilma, e gerar a maior crise econômica no Brasil desde que a série histórica começou a ser computada. Isso por si só trouxe um rastro de destruição econômica com inúmeras falências de negócios de todo o tamanho e 14 milhões de desempregados;
    (3) corrupção estarrecedora, que implodiu o sistema político e certamente foi uma das maiores contribuições pra atual situação financeira que vivemos;

    A questão da corrupção, unicamente considerada, na minha visão, seria fator mais que suficiente pra o PT nunca mais ser permitido existir como partido, e seus líderes, impedidos de ter vida pública para sempre, além de serem julgados e punidos por seus crimes. Se essa corrupção, que só do que já foi descoberto já passou de bilhões e bilhões, não tivesse ocorrido, certamente o Brasil seria hoje outro país, com menos desigualdade social e melhores serviços públicos.

    Quantos morrem nas filas dos hospitais por falta de verbas? Quantos morrem por violência, por falta de uma polícia mais efetiva, melhor paga e estruturada? Quantos crescem sem tido a possibilidade de uma educação com a mínima qualidade, tendo suas vidas impactadas para sempre suas vidas? Todos esses serviços governamentais sofrem pela falta de dinheiro trazidas pela crise gerada pelo PT e sua corrupção. Isso não são “mazelas”, como vocês colocam, esse é o ponto central da escolha “não PT”!

    É verdade sim que o capitão Bolsonaro já deu inúmeros e infelizes comentários, muitos deles reprováveis/indefensáveis . Agora, se isso é o melhor que você tem pra atacar o Jair Messias Bolsonaro, seu texto apenas reforça em mim a certeza de que estou fazendo a melhor escolha amanhã!

    17 para um país melhor, menos corrupto, menos violento, menos desigual !

    É melhor Jair se acostumando!

    Viva a democracia e nossa liberdade de termos diferença de opiniões!

    Um forte abraço,
    Rodrigo Corrêa

    • Fábio disse:

      Ótimo comentário.
      Votar no PT após o petrolão, sem que o partido tenha feito qualquer autocrítica e ainda por cima tenha lançado chapa no presídio, é como uma carta branca para a delinquência. O Brasil não pode continuar refém do lulismo.
      Bolsonaro pode ser uma incógnita, mas o momento histórico exige mudança. PT é a certeza do caos, da repetição de todos os erros que conduziram à presente crise.
      Abraço e rumo à vitória amanhã! B17!

    • Ernesto Freire Pichler disse:

      Lula é um preso político, acusado sem provas e sem direito de defesa previsto na Constituição, com trânsito em julgado. Cuba e Venezuela são mais democráticas que os EUA. Imputar a corrupção só ao PT é desonestidade. É fato que foi desonesto, pois entrou nas regras do jogo que já existiam, típicas da democracia burguesa, das eleições fraudadas pelo poder econômico. Os governos o PT foram os que mais promoveram a educação no país. Não sou petista, apenas apoio a verdade, pois sou comunista. Pior que a corrupção, é o assassinato, a tortura, a ditadura sanguinária que esse boçalnaro apoia, que promoveu a maior miséria neste país, com o incremento da desigualdade..

      • Rodrigo Correa disse:

        Caro Ernesto,

        o
        debate democrático é bom e saudável, mas deve ser baseado na verdade.
        Como voce disse que apoia a verdade, poderá descobrir facilmente que:

        (1)
        o comunismo foi pior ate que o nazismo. O comunismo matou mais gente globalmente
        do que o nazismo, mas infelizmente nao ficou com a mesma fama do
        nazismo. Estude um pouco e verá que isso é verdade (procure no Youtube “Porque nao se critica o comunismo como o nazismo”)

        (2)
        não ataco o Lula ou o PT pelo que fizeram de bom (vc citou a educacao),
        mas por seus crimes – vc está usando o mesmo argumento que o próprio
        Lula usou em uma carta que foi divulgada a poucos dias, creditada a ele
        mesmo, onde ele se gaba das coisas boas que fez pelo pais. O Lula e o PT
        tem que ser banidos da vida politica brasileira por seus crimes, por
        toda a corrupçao e roubalheira que fizeram, coisa que vc mesmo admite,
        mas pelo jeito nao acha tão ruim assim;

        (3)
        acho super interessante que muitos condenam Bolsonaro pelo o que ele
        diz, sem notar que em 27 anos de vida publica não se achou nada contra
        ele, além de frases e mais frases (esse editorial so expoe frases). Vc mesmo disse “que o PT entrou nas
        regras do jogo que ja existiam” se referindo a roubalheira, mas isso
        voce nao pode dizer de Bolsonaro. E vamos supor que, em o Bolsonaro
        ganhando, se ele se corromper e roubar, eu quero mais que ele seja
        julgado e pague por qualquer crime que eventualmente venha a
        cometer. Assim como desejo que qualquer outro politico que cometeu crimes, pague por eles (i.e Aecio do PSDB, Temer do MDB e por ai vai…) Pra mim, nao ha essa de que o PT é
        perseguido. Mas não dá pra brincar de “Tom Cruise” em seu filme
        “Minority Report” onde as pessoas eram condenadas por crimes que ainda
        nem tinham cometido. (In)felizmente não temos essa tecnologia disponível;

        (4)
        Lula é um criminoso comum, foi julgado e condenado por lavagem de
        dinheiro e corrupcao passiva. Esses crimes nao sao politicos, sao crimes comuns;
        (5) Lula foi condenado sem provas – por favor, leia o processo dele antes de falar um absurdo desses. Vc
        pode ate dizer que o triplex nao esta “formalizado” em seu nome, mas é
        exatamente esse um dos passos que o crime de lavagem de dinheiro se
        utiliza. E só pra trazer um das provas, vc ja viu alguma construtora
        fazer uma reforma “de graça” em um apartamento para alguem que não é
        dono do mesmo? Se vc souber de uma construtora dessas, me avisa pois
        estou precisando de uns servicos de reforma “na faixa”. Uma mentira pode
        enganar aqueles que nao querem enxergar a realidade, mas nao pode
        enganar aos que verdadeiramente procuram a verdade.

        Por isso creio que estudar é sempre bom para evitar usar argumentos falaciosos.

        Tenha uma boa votação.

        • Ernesto Freire Pichler disse:

          Caro Rodrigo. Não há dúvida de que os cristãos mataram muito mais gente que os comunistas, desde as cruzadas, a “catequese” dos índios, as guerras religiosas, etc.. Nem por isso temos que ser contra os cristãos. Os comunistas mataram muitos alemães que invadiram a URSS. Mataram muitos japoneses que invadiram a China. Mataram muitos “americanos” que invadiram o Vietnam. É verdade que Stalin mandou matar muitos comunistas. Mas essa competição não vem ao caso. O problema maior é o da dominação da humanidade por 1% de super-ricos, que condenam a maioria à miséria, à morte. E desprezar o fato de o PT ser perseguido, de ser vítima de uma indústria da difamação, que custou milhões de dólares da Atlas (Koch Foundation, etc.) é desprezar a verdade. E o triplex pode ter sido reformado por sugestões de uma especialista em decoração, para se tornar mais vendável. E condenar Bozo pelo que ele diz é condenar o que ele diz: metralhar petralhas, eliminar “vermelhos”, elogiar a tortura, defender a ditadura…

      • Luiz Carlos disse:

        Tenho que rir, vc é comunista ? Aproveite então e socialize seus bens.

        • Ernesto Freire Pichler disse:

          Luiz Carlos, socialismo não é isso. Socializa apenas os meios de produção, não os bens pessoais. Tente estudar um pouco.

          • Luiz Carlos disse:

            Ernesto. Vc disse que era comunista, Diferente de socialista. Socializa os meios de produção e tambem os produtores

    • Luiz Carlos disse:

      Parabens pelo texto, coerente,assino embaixo.

    • Billy Joe Ken disse:

      OO

  15. Fábio disse:

    Importante que o site escancare aquilo que já estava exposto para seus leitores mais assíduos: o de que não houve verdadeira cobertura da campanha eleitoral, mas propaganda disfarçada de jornalismo.
    Meu problema maior com o CF não é que tenha se posicionado contra o Bolsonaro, mas que tenha feito uma crítica burra dele, que é uma forma de escapar à autocrítica que a esquerda deveria ter feito de seus equívocos que conduzirão à derrota. Mais que isso: que o site não tenha feito o mínimo esforço (com a exceção honrada do colunista Paulo Castelo Branco) de compreender a ascensão de um movimento político que fez frente ao PT pela primeira vez desde 2002, reduzindo-o a rótulos estigmatizadores.
    A beleza dessas eleições, o que o momento histórico exigia do jornalismo, era justamente esse esforço de compreensão do outro. Ao invés de se perder em clichês vazios, como esses repercutidos no editorial e que não transmitem sinceridade (já que frases estúpidas e preconceituosas também pululam na esquerda, sem que sejam combatidas), por que não se esforçar para entender a queda da esquerda? Seria muito mais rico.
    O CF não foi propositivo, não pautou o debate público em um mínimo momento que seja. Foi simplesmente reativo a uma candidatura. Não iluminou os leitores sobre nenhum dos aspectos do momento histórico vivido, apenas repercutiu aquilo que era a orientação do PT por comodismo ideológico.
    O CF sempre se vendeu como um espaço plural, não partidário. Acontece que as bases do pluralismo em que o site nasceu eram as mesmas da nossa democracia incompleta de até pouco tempo atrás: um debate público em que só havia espaço para a esquerda, seja ela moderada (PSDB) ou mais radical (PT). Quando surgiu algo que verdadeiramente antagonizava com a esquerda nos últimos anos, com a ascensão do pensamento conservador e liberal no Brasil de forma estruturada, requisito essencial para a democracia que pressupõe dissenso, o site abdicou de ser plural, de dar espaço para essas novas vozes, e assumiu uma vocação de esquerda simplesmente. Perdeu sua característica essencial portanto, e se tornou mais do mesmo.
    Desculpem a franqueza de um leitor antigo, mas o site foi medíocre nessas eleições, a exemplo de quase toda a imprensa brasileira (que já passou da hora de fazer autocrítica também).

  16. Carlos Alves disse:

    É bom saber quem são os adversários do povo brasileiro! É bom saber quem são aqueles que serão oposição ao Capitão e ao novo modelo de gestão, baseada na verdadeira punição aos corruptos, da redução da máquina pública, privatizações, preservação dos valores familiares tradicionais. Agora sabemos quem são aqueles que se opõe a ordem e ao progresso da nação! Capitao pode cortar as verbas de publicidade do dinheiro que eu pago e milhões de brasileiros e não aceitamos mais verbas de publicidade ao grupo Globo, Veja, Folha, congresso em Foco, 247, Mídia Ninja entre outros!

  17. Rodrigo Correa disse:

    Hoje vejo 3 públicos entre os brasileiros:
    (1) os bandidos e seus cúmplices – ajudem o PT. Votem no 13! Essa quadrilha está pra ser varrida da cena publica brasileira. O PT realmente precisa de voces;
    (2) brasileiros de bem, quem se incomodam com as coisas que Bolsonaro diz e pensam que ele nao os representa (imagino que a equipe Congresso em Foco faca parte aqui) – ANULE seu voto. Estamos numa democracia! Vc tambem tem que ser ouvido e representado;
    (3) brasileiros de bem, que acreditam que Bolsonaro é a melhor escolha pro nosso momento – votem 17 e vamos adiante, trabalhando por um pais melhor!

    Brasil acima de tudo e Deus acima de todos!

  18. Valdir disse:

    Vou estudar mais, mas só se você um dia conseguir deixar de ser analfabeto. Não sabe nem escrever…….
    KKKKKKKKKKKKK

    Aproveita que o Disqus tem a opção de editar, e corrige o português. Eu te ensino:
    ConCervadores=ConServadores.

  19. Ana Paula disse:

    Posicionamento bem justificado. Não há quem esteja numa posição pautada pela verdade e compromisso com a informação que não esteja numa posição correta.

  20. carpit1984 disse:

    Finalmente admitiram… Congresso em Foco virou mais um lixo de blog sujo tipo Brasil 247 Opera Mundi Diario do Centro etc etc etc
    #ESQUERDOPATIANAOTEMCURA

    • Foo Fighters Man disse:

      Ué, não leia. Simples assim. Tchau.

    • Ernesto Freire Pichler disse:

      Nada é mais lixo que um elemento que foge às discussões, é autoritário a ponto de ser fascistóide, ataca a democracia.

      • Luiz Carlos disse:

        O comunista não é um ditador que engana e explora o povo? Faça uma visita à Coreia do Norte Comunista e vai ver como todos são felizes

      • Lucas disse:

        “Um elemento que foge as discussões” Me lembro que Lula já se elegeu sem ir a nenhum debate se lembra?

        “Autoritário e fascistóide” Quem queria tirar seus memes do ar era o FalsiHaddad, enquanto Bolsonaro ria junto com os memes com seu nome e suas expressões. E outro ponto é o marco regulatório da Mídia que o Ex-Candidato defendia, se isso pra você é pensar no plural, então você precisa estudar mais rs.

        “Ataca a democracia” Cria fakenews para dizer que o adversário usa caixa 2, justamente por saber que seus apoiadores não tem a capacidade que nós, defensores da democracia e eleitores do MEU E SEU presidente temos, afinal, não precisamos disso para alavancar Jair rumo a vitória !

        Antes de mais nada, como é saber que o regime que você tanto defende, no caso o comunismo; é visto no mundo todo como um regime fracassado e impossível. Não sei se você sabe, mas em Cuba ta meio complicado de viver atualmente, isso sem citar a Venezuela. Se o senhor conhecer alguma potência mundial que utiliza o regime Comunista, por favor me mostre que eu quero conhecer.

        Desde já, muito obrigado.
        #BolsonaroPresidente2019

  21. Galileu disse:

    Imparcial é aquele que não defende e nem ofende.O resto é conversa.

  22. 13582196 disse:

    Propaganda eleitoral ilegal pró-Haddad nas universidades.

    Fonte: Folha de São Paulo

    https://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2018/10/procuradoria-reitores-e-ministros-do-stf-reagem-a-acoes-em-universidades.shtml

    https://uploads.disquscdn.com/images/bd2a3649c49808844dacd46e5f0b2d44458d58f70495d9bc30dd912c74864636.jpg

  23. Maria Da Conceição Lima Alves disse:

    Parabéns ! Compartilhei o editorial e o retorno foi o esperado: a certeza de saber que ainda há bom jornalismo na praça. E vamos virar pelo bem da democracia.

  24. Guilherme Foda disse:

    Estou percebendo apoiadores de jair aqui, por incrivel que pareça, depois de ler essa materia nao deveriam continuar votando nele, mas ainda os vejo, então pergunto se nunca perceberam que bozonaro é amigasso dos ruralistas… ruralistas, que destroem nosso país, fazem acordos sujos com governantes, o que dizer do novo codigo florestal… estão se lixando para a ecologia, algo tão importante nas nossas vidas, mas eles pouco se lixando, destroem ecologicamente e economicamente… bozo é amigão de mineradores tb, que causam danos ainda maiores, pqp, vc ainda vai votar nele???? bostanaro fará, ja promete que fará, acordos que acabarão de vez com a amazonia. e isso é muito mais facil do q muitos pensam, depois como vamos correr atras do prejuizo? acabar com a amazonia não vai f#der somente nós, vai fder o mundo… a simpatia que ele trata a caça, será um risco para os animais e a biodiversidade. alem do que, PT não representa nem 1/3 do perigo q bozonaro já promete que fará, é melhor de 13. tambem digo argh pra PT, mas pelo menos o Haddad está com planos maravilhosos para o Brasil, e como sabemos que bozo NAO vai acabar com nada de corrupção, vamos de 13 e daqui 4 anos quem sabe aparece alguem melhor… não vamos nos autodestruir como sera com bozo, sei q é duro, mas 13 é 1000x menos pior.

  25. Leonardo Collares disse:

    ????????????

  26. Helton disse:

    Meus parabéns a essa página.
    Texto muito coerente, com argumentos plausíveis.
    Tem certos momentos que é preciso se posicionar, especialmente quando se vê sob ameaça de um governo autoritário.

  27. Valdir disse:

    Jornalismo sério?
    É serio? Faz algum tempo que o CF deixou de ser um jornalismo sério para ser mais um veículo de comunicação de esquerda, conivente com tudo o que há de pior no Brasil, políticos corruptos que saquearam os cofres públicos, judiciário partidarizado, disseminadores de Fake News.
    Como disse o Luiz Carlos em seu comentario, “vocês perderam uma grande oportunidade de ficarem calados”, e fazer um jornalismo de verdade e isento. Prestaram um grande desserviço!
    JB17
    #EleSim

    • Ernesto Freire Pichler disse:

      Ninguém usou mais fake news que o boçalnaro e sua quadrilha de “empresários”.

      • Lucas disse:

        Eu sou marketeiro do Jair também pô. Ele nos “paga” sendo eleito e tirando esses Pilantras do PT da cena. Já o seu querido Lulixo paga com dinheiro público ou corrupção passiva e lavagem de dinheiro, você escolhe o pagamento que prefere rsrs…

  28. Renato Cecilio disse:

    Parabens pelo posicionamento do lado correto da historia…
    #EleNunca

  29. Drive Literario disse:

    Pecaram pelo timing, mas não pela omissão… Parabéns
    #eleNao

  30. Rodrigo Cardoso disse:

    Caramba, mais um veículo de imprensa com viés ideológico …

    • Ernesto Freire Pichler disse:

      Não é viés ideológico, é defesa da democracia. Viés ideológico é o da direita fascistoide.

    • jscarloss disse:

      Ideologia é sempre a do outro, né? Pelo jeito o que você pensa não é ideológico. Deve ser a Verdade Eterna. Um aviso a todos: toda vez que alguém lhe acusar de ser ideológico é porque recusa o debate. Uma coisa é discordar com argumentos e ter posicionamentos distintos. Cada um tem liberdade para isso e por isso vivemos numa democracia. Outra coisa é acusar o outro de ideológico e se colocar acima do Bem e do Mal. Aprendam: o ateu é ideológico, o católico é ideológico, o padre é ideológico, o professor é ideológico, o pastor é ideológico, o economista é ideológico, o filósofo é ideológico. Enfim, todos somos. O que não queremos é uma única ideologia, muito menos ELIMINAR a do outro, conforme promete Bolsonaro (claro, se você acredita nas próprias palavras do Bolsonaro, pois muita gente acha que ele não fala sério)

      • Rodrigo Cardoso disse:

        Claro que é tendenciosa. Se fosse imparcial, mostraria que ele pediu desculpas por vários impropérios que já falou, já mudou de ideia em relação a diversos temas, inclusive economia. A matéria também evitaria citar o processo de separação da sua ex-esposa, já que era sigiloso, e as partes se acertaram devidamente. Enfim, o pior cego é o que não quer ver.
        Beira a histeria esse papo da esquerda sobre fascismo, ditadura, etc. Tortura é morrer toda dia uma galera na fila do SUS, é morrer 60.000 pessoas por ano assassinadas, isso depois de o PT TER SAQUEADO O PAÍS COM O PETROLÃO, ESTÁDIOS SUPERFATURADOS PARA A COPA, TER ROUBADO BILHÕES. Por que não investiram no país?
        Bolsonaro representa a tentativa de uma nova abordagem. Alternância de poder é salutar, aceita teu novo presidente que dói menos.
        Se fizer bobagens, que se troque em 4 anos (ou antes!). Tomara que ele consiga aprovar junto ao Congresso o fim da reeleição.

  31. Edison Sampaio disse:

    Meus mais veementes protestos contra este prestigioso veículo de comunicação, que é o Congresso em Foco. Porque? Ora, porque, como bem diz o editorial, veio tardiamente. Muito tardiamente. Com certeza, um editorial desses seria útil bem antes, Agora, infelizmente, a flecha já foi atirada…! Para quê publicaram isso, então, a esta altura do campeonato? Em qualquer hipótese, porém, caímos todos numa armadilha terrível: ou elegemos Bolsonaro, que desde sempre soube o que ele é, e é o que diz o editorial, ou elegemos Haddad, que é o PT, cuja sigla já diz tudo o que sabemos sobre essa organização criminosa. Pelo meu gosto, muito antes João Amoedo ou mesmo Alkimin. Agora, contudo, nos restaram essa dupla de temerários. No entanto, convenhamos, o bom senso (!) recomenda que elejamos Bolsonaro (ARGH!!!), porque já conhecemos o PT e sabemos que “nunca antes na história deste País” (como dizia o prisioneiro Pixuleco) fomos tão ludibriados, assaltados, humilhados e… e… nunca fomos tão trouxas! Qto a Bolsonaro (que Deus nos guarde), talvez não passe de um parlapatão, um arrogantezão que em breve quebrará os chifres, pois não encontrará respaldo para praticar arbitrariedades do tipo que costuma vociferar. Afinal, e digo isso com convicção absoluta, temos Forças Armada excelentemente comandadas e que estão sempre atentas aos preceitos constitucionais, velando pela Democracia. Não será Bolsonaro, um capitão reformado disciplinarmente do glorioso Exército Brasileiro, quem submeterá o valoroso (mas tolo!) Povo Brasileiro. Vamos de Bolsonaro, portanto, arriscando um olho, mas nunca arriscando os dois olhos de uma vez só votando no PT (e ARGH!!! pro PT também).

    • Guilherme Foda disse:

      e bozonaro é amigasso dos ruralistas, fará, ja promete que fará, acordos que acabarão de vez com a amazonia. e isso é muito mais facil do q vc parece ta pensando, depois como vamos correr atras do prejuizo? acabar com a amazonia não vai f#der somente nós, vai fder o mundo… a simpatia que ele trata a caça, será um risco para os animais e a biodiversidade. alem do que, PT não representa nem 1/3 do perigo q bozonaro promete que fará, é melhor de 13. tambem digo argh pra isso, mas pelo menos o Haddad está com planos maravilhosos para o Brasil, e como sabemos que bozo NAO vai acabar com nada de corrupção, vamos de 13 e daqui 4 anos quem sabe aparece alguem melhor… não vamos nos autodestruir como sera com bozo, sei q é duro, mas 13 é 1000x menos pior.

    • Ernesto Freire Pichler disse:

      Dupla de temerários? Apenas o Bozo apoia o Temer e suas reformas destrutivas.

  32. Alan Marcel disse:

    Quem compactua com bandido não é pessoa de bem. É CÚMPLICE

  33. mariossergio disse:

    Muito bem, muito bem colocado.

    A volta do PT ao poder é algo inconcebível, mas só de imaginar o que Bolsonaro pode fazer se eleito provoca engulho. Pobre nação brasileira que será administrada por uma quadrilha cujo chefe dá ordens de dentro da cadeia ou por um desequilibrado que certamente provocará o caos.

    Pobre Brasil…

  34. Marcelo De Lima disse:

    *Parabéns “Congresso em foco”,por se posicionar contra a o criminoso fascista,Jair Bolsonaro.Realmente,se o Brasil fosse um país sério,esse canalha estaria preso.Infelizmente,tudo indica que ele vai ganhar.Porém nao significa que vai conseguir por em prática seu plano sujo.Estamos dispostos a parar o pais de Norte a Sul pra garantir nossos direitos.#eleNao.eleNunca*

  35. Luiz Carlos disse:

    Voces perderam uma grande oportunidade de ficarem calados, Bolsonaro não é e melhor opção que temos, mas diante dessa quadrilha travestida de partido politco, vou arriscar. Defender ladrões e corruptos, que afundaram o Brasil, com a condenação e prisão de seus Lideres, Lula, Zé Dirceu, Palocci e Vaccari, pra mim é um absurdo inaceitável. Quero um Brasil melhor e pra isso é necessario um choque de moralidade, de honestidade, mas não sei se o Bolsonaro vai fazer isso. Vou pagar pra ver. LULA E SUA QUADRILHA NUNCA MAIS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Se você chegou até aqui, uma pergunta: qual o único veículo brasileiro voltado exclusivamente para cobertura do Parlamento? Isso mesmo, é o Congresso em Foco. Estamos há 17 anos em Brasília de olho no centro do poder. Nosso jornalismo é único, comprometido e independente. Porque o Congresso em Foco é sempre o primeiro a saber. Precisamos muito do seu apoio para continuarmos firmes nessa missão, entregando a você e a todos um jornalismo de qualidade, comprometido com a sociedade e gratuito. Mantenha o Congresso em Foco na frente.

Seja Membro do Congresso em Foco

Apoie

Newsletter Farol Político

Perspectivas exclusivas e a melhor análise do poder

assine

Receba notícias também via