Congresso em Foco

[fotografo]Marcelo Camargo / Ricardo Stuckert[/fotografo]

Das 123 fake news encontradas por agências de checagem, 104 beneficiaram Bolsonaro

26.10.2018 08:31 46

46 respostas para “Das 123 fake news encontradas por agências de checagem, 104 beneficiaram Bolsonaro”

  1. hirozoid disse:

    Ahuhaushusahu, que matéria ridícula. Post de facebook, de twitter ou instagram não podem ser “fake news” porque não são “news”. NÃO SÃO NOTÍCIAS, as pessoas que postaram isso NÃO ESTÃO EXERCENDO A FUNÇÃO DE JORNALISTAS.

  2. Daniel Carioca disse:

    A matéria é tão furada que a notícia falsa mencionada no texto sobre as torturas de Geraldo Azevedo não aparece na lista de notícias falsas anti Bolsonaro. Não é curioso? A matéria confessa que a notícia veiculada sobre Mourão ter torturado Azevedo era falsa, mas nenhuma agência parece ter checado.

    Sim, eu entendi que a lista se refere apenas às notícias falsas que foram checadas e divulgadas pelas agências de checagem, mas nem passou pela cabeça da jornalista que tal diferença de 123 a 19 seja fruto do enviesamento das próprias agências?

    Veja uma pequena lista de notícias falsas amplamente divulgadas contra Bolsonaro (algumas divulgadas pela campanha oficial do PT, o que é mais grave) e que curiosamente não aparecem na lista dos 19 casos checados.

    * Notícia falsa sobre publicação de Carlos Bolsonaro estimulando tortura contra gays em seu Instagram
    * Notícias falsas (inúmeras) sobre apoaidores de Bolsonaro pichando suásticas budistas em apologia ao nazismo
    * Notícia falsa sobre agressão à mulher que desenhou uma suática budista em seu próprio corpo e fez falsa comunicação de crime (essa notícia falsa foi disseminada até na campanha oficial de Haddad)
    * Notícia falsa publicada pelo portal Exame, que republicou uma pesquisa IBOPE de duas semanas antes com manchete que fazia supor que Haddad tinha empatado tecnicamente com Bolsonaro ao fim da primeira semana do segundo turno

    Essas foram algumas das muitas notícias falsas CONTRA Jair ou a favor de Haddad que não apareceram na lista. Por que terá sido?

  3. Ainda bem que cancelei minha assinatura dessa porcaria de revista.

  4. Jorge Lula Viana disse:

    Bolsonaro que usa o nome de Deus para se promover, sugerindo ser cultivador dos valores cristãos, prova com suas fake news que, ao contrário da falsa aparência de homem de família e cidadão de bem, não passa de um pervertido da mais baixa categoria ao fazer insinuações absolutamente abjetas e impróprias a um homem que se diz crente em Deus. Que tipo de mente doentia seria capaz de imaginar uma mamadeira erótica? Livro de incesto e kit gay para crianças? Sexo entre pais e filhos? Talvez, pior do que a mente doentia e psicopata de Bolsonaro sejam as mentes de seus possíveis eleitores que deram crédito para aquelas informações incontestavelmente inverídicas.

  5. Geovane Faria disse:

    A campanha mais suja que já vi! Chorume puro.
    As mídias sociais foram + bem manipuladas pelo pior. Que vença o pior!
    O Judiciário elitista e cínico atuou claramente.
    Agora, algo não se alterou de 1989 pra cá: a rejeição forte ao sistema. Porém, os BRs são um povo pra se estudar mesmo: os eleitores do capitão enxergam um cara há 30 anos no corroído meio político como solução.

  6. Marcia Del Mestre disse:

    Me engana que eu gosto
    Mandei VÁRIAS de Haddad CONTRA Bolsonaro e Comprova, Boatos, Band, etc….NADA de PUBLICAREM
    Congresso em Foco é Petista TAMBÉM mas, NÃO ENGANAM NUNGUÉM. Explica aí como 73% dos eleitores NÃO RECEBERAM nenhum WhatsApp e vocês Culpam o WhatsApp. Ouçam o Mano Brown gente: VOLTA PRAS BASES
    Vocês NãO são POVO MAIS

  7. Antonio Carlos Carvalho disse:

    Ainda não pararam de mentir!!!! E isso porque se dizem do Congresso Nacional.

  8. João Orestes Daruy disse:

    MITO 2018… 17 NA CABEÇA!

  9. JUMENARO disse:

    Bolsonaro vai destruir o Brasil com a benção das Igrejas Neopentecostais. Não posso sentir pena, a dor é necessária quando um povo inteiro rejeita a realidade. Que Bolsonaro faça tudo que sempre quis (que agora diz que não), para que essa gente acorde com o sofrimento.

  10. Fernando disse:

    Eu já disse que esta campanha está amparada no ódio e na mentira: Ontem eu recebi um zap aonde tinha uma mãe petista falando com a filha bolzonarista…A filha filmava a mãe que dizia que ia votar no PT…Qdo ví o começo, disse para minha esposa, quer apostar que irão ridicularizar a mãe que vota no PT? Dito e feito..Depois de uma discusãozinha boba entre as duas, logicamente a racional era a menina que votava no bolzonaro…..Passados 30 segundos a mãe começava a jogar tudo no chão como uma louca…..Pois é…. Eleitor ponderado é do bolzonaro, cheio de princípios, de modos, tementes à deus…. O resto é resto….

    • Valdir disse:

      Eu vi esse vídeo. Não se configura uma Fake News, mas zueira. E se for Fake News, pela lógica, como você mesmo descreveu em seu comentário, seria contra o Bolsonaro, dando a entender que seus eleitores não respeitam os contraditórios e os ridicularizam.

      • Fernando disse:

        Mas é isso mesmo Valdir, tanto não respeitam que dizem que o Haddad vai distribuir mamadeiras em forma de genitália para crianças….. O bolzo já ganhou, mas não basta..tem que mentir, tem que esculachar para mostrar que é mais do que realmente é…Note, ele vai ganhar com 55% dos votos válidos, mas tem 45% que votarão no Haddad (contra o bolzonaro) e mais 30% dos que não votam em nenhum dos dois….Pois é….. Nunca o rei esteve tão nú….

        • Valdir disse:

          Pois é Fernando, esse é o povo brasileiro.
          Alguns gostam de agredir (Bolzonaro, Bolsoiola), mentem descaradamente, agridem fisicamente e diuturnamente, criam Fake News, roubam descaradamente e depois de 16 anos governando o país, levando-o ao caos em que se encontra, querem fazer acreditar que conseguem limpar a merda que fizeram. Acho que o povo vem dando demonstração de que #PTNÃO

  11. Valdir disse:

    Eu não recebi nenhuma Fake News.
    Agora, só da matéria não listar as duas maiores Fake News, já torna a própria matéria mais uma Fake News. Não tem nada que comprove que esses números foram feitos cientificamente, ao contrário.
    Ah! As duas maiores Fake News. Ia me esquecendo:
    1 – Folha de São Paulo: Empresários bancam campanha contra o PT pelo WhatsApp (18/10/2018);
    2 – Folha/Globo – Jovem c/ camisa do Elenao agredida por eleitores de Bolsonaro é marcada com símbolo da suástica feita por canivete (10/10/2018).
    Só para citar os dois casos mais famosos. Só isso já faz dessa matéria mais uma Fake News da CF.

    • Fernando disse:

      Bom, mas e a morte do eleitor petista pelo eleitor do bolzonaro não é fake news…..

      • Valdir disse:

        Aquilo não é Fake News. Aquilo é a realidade do ambiente criado pelo Lula do Nós x Eles, infelizmente. E ademais não foi apoiado por ninguém.

        • Fernando disse:

          Mas o Valdir…A turma do bolzonaro não é mais politizada que a do Lula?? O Nós x Eles do Lula foi feito por um ignorante….. Mas as pessoas de bem do bolzonaro não são tão letradas e instruidas?? Pq o Eles x Nós agora vale, como até vc citou o Lula??? O Lula não é exemplo de nada de bom, pq deve ser de ruim?

      • Galileu disse:

        Eleitor de Jair Bolsonaro morre após ser espancado por militantes pró-Haddad tambem aconteceu..

  12. ALMANAKUT BRASIL disse:

    DESCOBERTA. Veja os arquivos com milhares de VIDEOS e FAKES contra Bolsonaro para ser distribuídos pela esquerda – (Revista Sociedade Militar – 25/10/2018)

    • ALMANAKUT BRASIL disse:

      Mudar presidente, mudar Congresso, mudar Judiciário e fazer a faxina no funcionalismo público não é suficiente!

      TVs pública, universidades comunistas e o jornalismo pau-mandado precisam de assepsia!

    • Fernando disse:

      Cara……Se fossem para serem distribuidos, já teriam sido…….. Já está provado: Ninguém, nem o aécio mentiu mais que a equipe do bolzonaro….Vc acredita que o PT vai dar mamadeiras em forma de genitálias as crianças??? Pois é..Mais uma presepada desta campanha ignorante que virou o Brasil…Fora extremistas…de esquerda e, principalmente, DE DIREITA….

      • ALMANAKUT BRASIL disse:

        Primeiro, comunismo e nazismo serão equiparados no Brasil!

        Segundo, a RAÇA PEÇONHENTA vai pagar por todo o parasitismo na máquina pública, a Comissão da “Verdadeira” Verdade virá para colocar a história em pratos limpos, a VAGABUNDAGEM do ativismo vai sofrem um baque, a PODRIDÃO será desengavetada, muita gente irá para a cadeia, que confrontar será despachado para o Inferno e a família brasileira terá sobre o povo de Sodoma e endossará o cacete, tardio, na baderna vermelha!

        Ao Inferno o que é do Inferno.

  13. Fernando disse:

    Entendo seu ponto de vista….Mas as vezes, aventuras podem nos custar caro….. Se bolzonaro tirar o Brasil do Clube de Paris, ele acha que vamos vender nossos produtos facilmente lá fora??? Temo pelo nosso isolamento iminente……

  14. Jeferson Matos disse:

    O Brasil vai ganhar um presidente sem medo : sem medo de revogar essa lei de cotas raciais nas universidades ( o que é uma grande aberração ), sem medo de diminuir a idade da maioridade penal, sem medo de impor leis mais duras pra quem comete crimes, sem medo de fechar o Congresso se esse começar a ficar muito mercenário. Um presidente de verdade, BOLSONARO PRESIDENTE DO BRASIL.

  15. Fábio disse:

    Ainda estão nessa besteirada de fake news? O PT destruiu o país. As pessoas rejeitam o partido pela verdade, não é preciso mentir. Ausência de autocrítica da esquerda que está prestes a ser humilhada nas urnas.

    • Fernando disse:

      Humilhada com 45% dos votos válidos??? Mas falaram que o PT morreu em 2015…O maior ganhador deste eleição foi o coiso…mas o PT foi o segundo…Quem perdeu feio foi o psdb……

      • Fábio disse:

        Foi uma eleição contra a velha política e a derrota do PT entre nesse balaio.
        PSDB saiu muito derrotado, mas merecidamente: não fez verdadeira oposição, não migrou à direita como esperava seu eleitorado. Pagou o preço.

    • Way_down_from_Texas disse:

      FAKE NEWS DO APOIADOR DO AECIO PO!!! AH SIM POR ISSO COLOCARAM O LULA NA CADEIA SEM PROVAS PORQUE VOCÊS ASQUEROSOS COVARDES NÃO TEM MEDO DELE NAO? KKKKKKKKKKKKKKKKK

  16. ezequiel-sp disse:

    Eu recebi apenas 2 “fakes”. Não passei pra frente mas a realidade mostra muito mais do qualquer notícia falsa. Fora os fatos que todos nós presenciamos nesses 15 anos de petismo. Não precisa de notícias “falsas” pra denegrir o PT. Ele se denigre sozinho…

    • Fernando disse:

      Rs;;;;;; Para um cara que diz que já fraudou muita coisa, vc está exigente demais..rsrsrsrsrs..brincadeirinhas a parte eezequiel, vc é exatamente como o PT, pq o PT é exatamente como parte do povo….. Se aproveita de algo para fazer das suas..Mas não te culpo…… O errado sempre é o outro e não nós mesmos….

  17. mariossergio disse:

    Ambos são políticos, portanto acostumados a mentiras. Mais do mesmo…

  18. Ana Paula disse:

    O Caixa 2 do Bolsonaro trabalha bem. Seja ele seus seguidores sem escrúpulos ou empresários com doações ilegais.

    • Fábio disse:

      Continua repercutindo a boataria sem lastro da Folha? Para você é um vale tudo pelo poder? Todo tipo de ataque baixo é válido?
      Lamentável o nível da esquerda…
      E falar de caixa 2 defendendo o PT do petrolão é piada pronta. É como se estivesse esbravejando contra um inseto enquanto dá as costas ao leão faminto.

      • Fernando disse:

        Fábio…..Já foi provado que das 123 fakes, 109 favoreciam bolzonaro…90% das fakes foram feitos por pessoas de má índole do aldo bolzonariano, contra 10% dos falsário que queriam ajudar o Haddad….Portanto desmerecer estes dados só pq eles vão contra seu candidato, não é inteligente…… O PT é o melhor para o Brasil??? certamente não…mas achar que o bolzo o é, ai fica difícil..E se atente para um detalhe….. 45% dos votos válidos NÃO VÃO PRO BOLZONARO….Fora isso qse 30% de abstenção (que não votam em nenhum dos dois)….Ou seja, o bolzonaro vai ter qse a mesma rejeição de Dilma e sua vida não será fácil…Já está mudando o discurso..Ia cortar 20 ministérios…….Já não vai cortar mais…..O tempo vai dizer, e espero que ele dê certo…Mas acho difícil….Já estão se degladiando para ver quem manda mais…..

        • Fábio disse:

          Bolsonaro é uma incógnita, mas o PT é a certeza do caos que já experimentamos. Melhor votar no capitão dessa vez. PT não dá mais.
          E meu ponto é que essa história das fake news é uma forma de incompreensão da realidade. Talvez uma fuga da autocrítica. O antipetismo é um sentimento muito consolidado aqui. Bolsonaro não ganhou por causa de mentiras, mas por causa da verdade sabida que faz as pessoas repudiarem o PT.

      • Way_down_from_Texas disse:

        SHUT UP LIAR!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Se você chegou até aqui, uma pergunta: qual o único veículo brasileiro voltado exclusivamente para cobertura do Parlamento? Isso mesmo, é o Congresso em Foco. Estamos há 17 anos em Brasília de olho no centro do poder. Nosso jornalismo é único, comprometido e independente. Porque o Congresso em Foco é sempre o primeiro a saber. Precisamos muito do seu apoio para continuarmos firmes nessa missão, entregando a você e a todos um jornalismo de qualidade, comprometido com a sociedade e gratuito. Mantenha o Congresso em Foco na frente.

Seja Membro do Congresso em Foco

Apoie

Newsletter Farol Político

Perspectivas exclusivas e a melhor análise do poder

assine

Receba notícias também via