O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) deve retomar, nesta terça-feira (9), o julgamento de duas ações contra a chapa presidencial de Jair Bolsonaro e Hamilton Mourão na eleição de 2018 por ataques cibernéticos nas redes sociais.
Em novembro o ministro Og Fernandes, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), recomendou a rejeição das duas ações. Antes de os demais votarem, o ministro Edson Fachin pediu mais tempo para analisar os processos.
As principais informações deste texto foram enviadas antes para os assinantes dos serviços premium do Congresso em Foco. Cadastre-se e faça um test drive.
Leia também
As ações foram apresentadas pelos ex-candidatos a presidente Guilherme Boulos (Psol) e Marina Silva (Rede), que denunciaram a invasão ao grupo virtual “Mulheres Unidas contra Bolsonaro” um mês antes das eleições.
O grupo, que somava mais de 2,7 milhões de pessoas, foi invadido por hackers, que mudaram o seu conteúdo. O nome foi modificado para “Mulheres com Bolsonaro #17”, com a inclusão de conteúdo ofensivo aos adversários do então candidato a presidente do PSL.
As ações pedem a cassação dos registros de candidatura de Bolsonaro e Mourão, além da declaração da inelegibilidade dos dois por abuso eleitoral. Na época Bolsonaro publicou em sua rede social mensagem em que agradecia o apoio das mulheres com uma imagem da página hackeada. A defesa alega que o presidente não sabia que a página havia sido adulterada.
Og Fernandes considera que, embora a invasão tenha sido comprovada, não há provas de sua autoria. Também não ficou evidenciado, segundo o relator, que o episódio tenha atrapalhado “a normalidade e a legitimidade” das eleições.
Além dessas duas, há outras seis ações de investigação judicial eleitoral em andamento no TSE contra a chapa encabeçada por Bolsonaro. Quatro delas investigam irregularidades na contratação de serviços de mensagem em massa pelo WhatsApp.
> Cadastre-se e acesse de graça, por 30 dias, o melhor conteúdo político premium do país
Tranquilo!!! O PRESIDENTE JAIR BOLSONARO está e vai continuar governando tranquilamente o Brasil até o último segundo de 2026!!
Até a presente data o TSE tem, notoriamente, de forma inaceitável e sem qualquer protesto público, servido para chancelar as prestações de contas de políticos sabidamente corruptos. Muito comum se ouvir deles o que já se tornou chavão clássico; “As contas foram aprovadas pela Justiça eleitoral”
É muito difícil acreditar nessa “justissa”…. Mas, talvez vendo a situação de penúria em que o nosso país está sendo levado por esse Boçalnaro, quem sabe….
Veremos !
Que Deus ilumine as cabeças desses Senhores Ministros e que eles deixem a covardia de lado e julguem com imparcialidade. Não façam o que fizeram com a Presidenta Dilma e o ex-presidente Lula. Enfim, não imitem aquele crápula chamado Moro e nem tenham medo das ameaças de Bolsonaro e seus asseclas,…amém!!
Amém !
Olha aí o peteba se soltando… kkkkkkk
Cassem esse miserável, antes que ele destrua o país completamente
Que prevaleça a verdade. Só a verdade, sem relativizações que deturpam o processo democrático, falseiam resultados e empossam o delito.
Impeachment já, fora Bozobosta………………..
ADORO a raiva que a mortadelada tem do PRESIDENTE BOLSONARO. Só este fato já deixa CLARO que ele vai ser reeleito facilmente em 2022.