O Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1) arquivou nesta terça-feira (1) uma ação penal contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), por suposto recebimento de propina para influenciar contratos da Odebrecht em Angola. No entendimento dos juízes da quarta turma do TRF-1, a denúncia oferecida pelo Ministério Público Federal (MPF) não continha elementos para permitir que a ação prosseguisse.
Na denúncia, o MPF alegou que o político se valia de Taiguara Rodrigues, sobrinho de sua primeira mulher, para receber propina da construtora, em troca de influência com o governo de Luanda. A influência, segundo os investigadores, ocorreria junto ao BNDES.
No ano passado, parte da denúncia – onde o ex-presidente era acusado de organização criminosa e lavagem de dinheiro– já havia sido rejeitada pelo TRF-1. Agora, as acusações de tráfico de influência e corrupção passiva foram rejeitadas, e o político se vê livre destas acusações.
>Lula diz que vai acionar Lava Jato na Justiça por cooperação com FBI
Leia também
Em nota, a defesa de Lula definiu como “justa e importante” a decisão de arquivar a denúncia. “O TRF1 decidiu, na linha do que expusemos no habeas corpus, que o Ministério Público Federal fez uma acusação precária, sem qualquer suporte probatório mínimo e sem sequer especificar as condutas atribuídas a Lula”, afirmou o advogado de Lula, Cristiano Zanin Martins. O advogado buscou relembrar em seu comunicado as quatro denúncias na qual o presidente foi inocentado.
Lula, porém, já foi condenando em duas ações, a do caso do triplex de Guarujá, e a do sítio de Atibaia, e ainda possui outros cinco processos em andamento, dois deles sobre seu envolvimento na operação Zelotes, sobre a construção do instituto Lula, sobre sua influência para empresas na Guiné Equatorial, e uma outra denúncia envolvendo Angola.
O ex-presidente recorre das acusações em liberdade desde novembro do ano passado, quando o Plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) definiu que a prisão de acusados de um crime devem ocorrer apenas quando esgotadas todos os recursos.
>Lula cobra de Maia tramitação de impeachment de Bolsonaro: “Já passou do tempo”
O líder máximo da maior quadrilha do Brasil, atualmente cumprindo prisão em regime aberto, conseguiu arquivar um dos vários inquéritos que correm contra sua pessoa. E torce para que seus afilhados do STF, enfim, acabem de rasgar a CF88, para eliminar o resto da pena que ainda tem que cumprir.
Êita brasilzão!
E tudo continua como Dantes.
Eita meu Brasil como vc sofre com tanto LADRÃO que tem nessa politica podre.
Tenho asco com esses vermes. O maior ladrão do Brasil ser inocentado, tem que ser tudo políticos de carteirinha. Terra onde todos comem na politica.
E o tal Vidraceiro Taiguara, recebeu mesmo os 20 milhões de honorários?
As provas mostram que sim, mas o TRF1 não vê assim. Mas convenhamos, a família é formada só por pessoas com alto grau de empreendedorismo. Está no sangue.
– Lulinha, mero alimentador de animais em zoológico, da noite para o dia, vira megaempresário, um Ronaldinho;
– Marisa Letícia, de doméstica porca, vira revendedora Avon e acumula 11 milhões;
– Taiguara, de vidraçeiro falido, vira megaempresário em Angola. Mas esse tem seus méritos, pois declarou que vivia com 10 mil reais coletando sucatas.
Tudo isso ter acontecido no período dos governos do Molusco e envolvendo grandes empresários corruptos, é mera coincidência. Taí o TRF1 para confirmar! https://uploads.disquscdn.com/images/d4a198aed34fbecafe0c5cba94ea8a186ab318905d271a7142e14f96d3280b61.jpg
Está na cara o que eles pretendem fazer. A 2a turma pretende anular as sentenças do Moro antes da substituição do Pato Manco. Vão tentar em breve pautar isso.
Pior do que “pretendem”, eles “vão fazer”! São favas contadas.
Vão ficar cada vez mais kgados perante a opinião pública. Mas eu acho que Lewandóllars e Boca de Caçapa estão kgando para a opinião pública. Eles querem reeleger o Bolsonaro em 2022 de qualquer jeito.
E, a quem cabe a responsabilidade sobre INDENIZAR LULA E FAMILIARES por todo o mal que o MPF causou ao ex-presidente? Fica tudo por isso mesmo? O justo é que essa indenização seja rateada entre todo o PODER JUDICIÁRIO, pela precipitação em prender o líder máximo do povo brasileiro e ir atrás das conversas de Moro Marreco de Maringá, pau-mandado dos estadunidenses!
Você que acha o LULARAPIO inocente, paga lá pra ele essa indenização!
Não tenho Bandido de estimação!!!
Disse tudo!
?????
Oh, prezado! Não sou eu quem está dizendo que Lula é inocente. É o próprio STF. Você leu a matéria, com imparcialidade ou também está tomado pelo ódio? Calma, prezado! Muita calma nessa hora! O ódio envenena a alma, sabia?
É o sobrinho mais honesto da estória da humanidade.