Seis partidos de oposição (PT, PSB, PDT, Psol, PCdoB e Rede) entraram com uma ação no Supremo Tribunal Federal (STF) contestando a medida provisória (MP 995/2020) que
permite o desmembramento e a privatização de subsidiárias da Caixa Econômica Federal.
>Guedes indica novos secretários especiais após “debandada”
A medida foi editada na última sexta-feira (7) e já recebeu mais de 400 emendas dos parlamentares.
A oposição alega que o presidente Jair Bolsonaro tenta driblar, com a MP, a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de que a venda de estatais deve ser analisada pelo Congresso caso a caso. “O artifício do fatiamento engendrado pelo Poder Executivo visando a burla da decisão do STF e da necessária autorização legislativa acaba por depreciar a empresa, prejudicando seu valor de mercado. O que interessa, ao fim e ao cabo, é a privatização a qualquer custo”, diz o texto.
Os partidos afirmam que a medida provoca o “esquartejamento da empresa pública e a privatização ilegal e imoral da maior parte dos ativos da Caixa Econômica Federal (os mais rentáveis), ficando com a sociedade brasileira, apenas funções que não interessam para o mercado”.
Leia também
Os oposicionistas pedem liminar para suspender os efeitos da MP e que o Supremo reconheça a inconstitucionalidade da medida.
Sou a favor de privatizações até a página 2. Tem que privatizar empresa que não dá lucro ou não tem razão de existir e não seja ponto estratégico, pois a administração pública tem setores que não demandam lucro mesmo (saúde , educação, segurança…) mas são pontos de interesse e estratégicos. Gerir o Estado como empresa é a maior falácia que se pode ouvir de certos “gestores”.
No caso da Caixa, ela é empresa que dá lucro e é ponto estratégico para implementação de políticas econômicas e sociais, portanto não vejo razão alguma para privatizar. Em meio ao caos da pandemia, não vi nenhum banco privado participando dos pagamentos de auxílio emergencial e FGTS, por exemplo. Pergunta se querem…querem nada! Daí aparece gente que depende disso falando que tem que privatizar tudo. Tá, privatiza e eu quero ver muita gente não passando nem na calçada de banco, pois duvido que “Bradescos” e “Itaus” da vida quererão uma “bucha” dessas. Quem sabe o Safra aceitaria filas quilométricas na porta, cheio de gente indo receber FGTS, seguro desemprego, bolsa família ou auxílio emergencial, né?
Falam em privatizar os correios também. Ok, mas alguém já parou para pensar que, se privatizar, algumas cidadezinhas bem afastadas das capitais ficarão desassistidas? Empresa privada quer lucro, qual delas vai querer uma agência lá nos confins do mundo? E nesses locais, muitas vezes, não tem nada, é o correio que funciona até como agência bancária. Mas ninguém pensa nisso, né?
Outro ponto, se privatizar tudo, como reza a agenda liberal do governo, fosse a chave para o sucesso, no sentido de estancar corrupção, os maiores escândalos da história recente não teriam partido de empresas privadas. Vide grupo JBS e Odebrecht. Então acho que tem que ver com cuidado, não é simplesmente elencar toda e qualquer empresa ou órgão público como “inimigo” e defender seu fim como ente público.
Tem que privatizar estes cabides de gente a toa. Usam a máquina publica para justificar desvios financiar partidos são criminosos tem que privatizar sim
Isso, privatiza tudo! O engraçado é que não vi nenhum banco privado interessado em pegar essa “bucha” que foi e ainda está sendo, os pagamentos de auxílio, FGTS emergencial e tudo mais. Se privatizar geral fosse o caminho para acabar com corrupção, os maiores escândalos não teriam vindo de empresas privadas como JBS e Odebrecht, por exemplo. Tem que privatizar o que não dá lucro ou não tem sentido existir, como empresa estratégica…e não é o caso da Caixa em nenhuma das duas situações que citei como exemplo…