Os efeitos da pandemia de covid-19 impuseram grandes mudanças ao chamado Plano Mansueto. O texto, que inicialmente previa medidas de austeridade fiscal aos estados, acabou virando um plano de ajuda emergencial para que os governadores tenham mais recursos para o combate ao coronavírus.
> Acesse de graça por 30 dias o melhor conteúdo jornalístico premium do país
O governo resiste a esse movimento de aumentar a distribuição de recursos federais aos governadores. A falta de acordo levou ao adiamento da votação da matéria; desta quinta-feira (9) para a segunda-feira (13).
Enquanto a disputa política acontece nos bastidores de Brasília, os bolsonaristas se mobilizam nas redes sociais para atacar o plano de ajuda. Nesta quinta-feira, uma das hashtags mais populares no Twitter é a #PL149Original, que defende o texto original do Plano Mansueto, mais voltado a medidas estruturantes de responsabilidade fiscal. A narrativa dos apoiadores de Bolsonaro é de que os deputados, liderados por Rodrigo Maia (DEM-RJ) fazem alarmismos sobre a pandemia de covid-19 para conseguir mais recursos federais. Nesta quarta-feira, o número de mortos pela doença no Brasil chegou a 800.
O que está em jogo, na verdade, é a “paternidade” de medidas de mitigação dos efeitos da pandemia. Ao repassar o dinheiro aos governadores, Bolsonaro não terá facilidade em se apropriar do bônus política das medidas – como aconteceu, por exemplo, no caso do auxílio emergencial de R$ 600.
Nas contas do governo, o auxílio a estados vai onerar o caixa federal em RS 180 bilhões, sendo RS 36 bilhões em transferências diretas e RS 144 bilhões em empréstimos.
Publicidade
Rodrigo Maia sendo atacada nas redes sociais lamentável gado atacando ele estamos como maia
Estão se aproveitando da pandemia, alarmando a população para movimentarem os bilhões de reais sem controle e fiscalização. A quem isso interessa? Somente um tipo de gente se locupleta com a desordem, o político. Aí vem a emergência, a dispensa de licitação, o superfaturamenro, enriquecimento ilícito e a corrupção. Enquanto tudo isso acontece debaixo de nosso nariz, a gente bate panela.
As ruas precisarão lotar com mais intensidade para tirar da liderança desse Congresso a malandragem carioca e a patifaria amapaense.
Além de ir feroz contra o cheiro de enxofre togado e exigir que todo o dinheiro da ladroagem retorne aos cofres públicos.
https://uploads.disquscdn.com/images/6644c5d583d2c8b286410b2b6660d52f288ab39e8486e00d24e4c4d257e7d98a.jpg
Deixar Bolsonaro como ditador anti democrático fechar congresso que transformar Brasil numa ditadura Bolsonaro e danoso para democracia tem que levar impeachment já passou dos limites ameaçando a democracia
ninguém vai fechar congresso não bolsominion estamos do lado do estado de direito e da democracia e não de ditadura não e Lara lotar gente não se o pessoal se infecta vai cuidar deles irresponsabilidade e genocídio seu e para tá vazio em meio de pandemia
Governadores fizeram um estrago na economia e a culpa é do Presidente. Ratos!
Não fizeram estrago quer que o pessoal morra de doença para economia ainda bem que que os governadores fizeram isolamento social se não teríamos muito mais mortes e casos de coronavirus não tem empatia pelas mortes só pensa em dinheiro? rato respeita o roedor você não e humano não liga para as mortes
E pessoas sem dinheiro não causa mortes? 38 milhões de autônomos sem dinheiro. Mais violência, mais pessoas morrendo pq não tem dinheiro comprar remédios pois existem milhares de outras doenças…e eu q não sou humano. Mais de 50 mil homicídios no Brasil por ano, 300 mil mortes por problemas cardiovasculares todo ano e o cara botando todas as fichas no Corona.
Este governo já fez um estrago nas relações com a China por pronunciamentos irresponsaveis de alguns. Não está tendo a devida responsabilidade em lidar com a pandemia. Incita manifestações contra as instituições, fala uma coisa num dia e no outro desconversa. Está na hora do Congresso tomar uma atitude.
Por que vocês tem tanto medo da China? A China provocou tudo isso, ou não? A China esta comprando tudo por aqui, e não se fala nada. Se o Brasil precisa vender, a China precisa alimentar 1.5 bi de pessoas. Deixem de ser hipócritas.