A presença do presidente Jair Bolsonaro na manifestação pró-intervenção militar em frente ao Quartel General do Exército, no último domingo (19), fez muito barulho. Provocou o repúdio de políticos e outras autoridades, como ministros do Supremo Tribunal Federal e representantes de entidades da sociedade civil, e a apresentação de denúncia no Supremo Tribunal Federal (STF). Mas o grito dos manifestantes não deve reverberar nas Forças Armadas, segundo oficiais do Exército ouvidos pelo Congresso em Foco. Um deles afirmou que esse tipo de medida, no momento, poderia ter consequências trágicas devido à polarização política.
> As Forças Armadas, a democracia e Bolsonaro. Entenda os bastidores
Leia também
“Eu não vejo nenhuma possibilidade de dar um golpe com as Forças Armadas e elas serem apoiadoras de uma ‘ditadura Bolsonaro’. O Brasil tem instituições, tem problemas. Mas as instituições funcionam, precisam e sempre precisarão de aperfeiçoamento. Isso é normal. Tem que apresentar plano de melhoria das instituições”, disse ao site o general Carlos Alberto dos Santos Cruz, ex-ministro da Secretaria de Governo de Bolsonaro.
> Cadastre-se e acesse de graça por 30 dias o melhor conteúdo político premium do país
General de divisão da reserva do Exército, Santos Cruz é uma voz respeitada dentro das Forças Armadas. Antes de virar ministro, foi comandante das forças da ONU no Haiti e no Congo e secretário nacional de Segurança Pública. Foi demitido por Bolsonaro após ataques do chamado grupo ideológico, liderado pelo vereador Carlos Bolsonaro, filho do presidente.Aperfeiçoar as instituições, na opinião de Santos Cruz, não é restringir a atuação das instituições democráticas, mas melhorar o nível dos políticos e os critérios para candidatura. Barrar quem tem processos ou condenações na Justiça por mau uso do dinheiro público, por exemplo. Para o general, não se justifica a tese defendida por bolsonaristas de que o presidente tem sido sabotado pelo Congresso e impedido de governar. Tese essa usada para justificar uma intervenção.
Os problemas que Bolsonaro enfrenta para governar e atribui ao Congresso são produzidos, segundo o ex-ministro, dentro do próprio governo. “Tem como administrar o coronavírus na parte da saúde e suas consequências econômicas, mas não é brigando com todo mundo. É só liderança e calma. Crise política, todo o dia tem um conflito diferente com origem no governo ou nos seus apoiadores mais fanáticos familiares e amiguinhos. A sociedade tem que viver em paz e não nessa esquizofrenia política”, observa Santos Cruz.
Ministro da Defesa, o general do Exército Fernando Azevedo e Silva afirmou nessa segunda, por meio de nota, que as Forças Armadas estão concentradas no combate ao coronavírus e são cumpridoras da Constituição Federal. “As Forças Armadas trabalham com o propósito de manter a paz e a estabilidade do país, sempre obedientes à Constituição Federal”, destacou Azevedo e Silva.Coronel reformado do Exército e chefe de comunicação social do influente Clube Militar do Rio de Janeiro, Ivan Cosme Pinheiro considera que o Congresso tem dificultado a atuação de Bolsonaro, criando dificuldades para a governabilidade e impedindo a aprovação de propostas consideradas importantes pelo Executivo. Mas, a exemplo de Santos Cruz, ele considera que não há condições nem apoio entre os militares para uma eventual intervenção.
Ressaltando que dava sua opinião pessoal, e não como porta-voz do clube, o coronel disse que a maioria das pessoas que faz esse tipo de pedido desconhece sua complexidade. “Não é botar um carro do Exército na rua e pronto”, afirmou ao Congresso em Foco. “O Exército nos livrou do comunismo em 1964. Mas dez anos depois os militares já eram questionáveis. Será que os militares querem se jogar numa empreitada dessa?”, questionou.
Para Ivan Cosme, as consequências de uma eventual intervenção poderiam ser trágicas no Brasil de hoje, dada a polarização política. “Tem um complicador internacional muito grande. O mundo vive uma época do politicamente correto. Intervenção soa, até pela ideia difundida pela esquerda, como algo errado. O risco imediato é de fuga de capital e de investimento. Outro ponto a se pensar é que, em um país polarizado, como está o Brasil, as consequências de uma intervenção poderiam ser trágicas”, ressaltou. “Quem quiser dar o start disso aí tem de pensar muito”, completou.
Segundo o coronel, as Forças Armadas são vistas de maneira deturpada por parte da sociedade. “Nossa formação é muito legalista e, a cada dia, mais humanista. Fomos criados dentro do regime democrático e nossa intenção é viver no regime democrático”, disse. “A visão de parte da sociedade é errada. Somos muito mais legalistas. O Exército, a Marinha e a Aeronáutica talvez sejam as instituições mais democráticas do país. Fiz todos os cursos da carreira militar. Em todos eles, a ideia era justamente democracia, democracia, isso entranha em você”, ressaltou o oficial, ex-professor da Fundação Getúlio Vargas.Em seu primeiro mandato de deputado federal, o General Girão (PSL-RN) é amigo do presidente Jair Bolsonaro desde o tempo em que ambos serviram na Academia Militar das Agulhas Negras (Aman), no Rio na década de 1970. Girão postou no Twitter, no domingo, a imagem de uma onça bebendo água na selva com a frase que remetia literalmente à foto, o que levantou questionamentos sobre a posição do deputado em relação a uma possível intervenção militar.
“Sou contra, sempre fui contra e continuarei sendo contra. Não vejo clima para intervenção”, disse o general reformado de Brigada do Exército ao Congresso em Foco. “Apenas considero como justa e legítima a vontade de um grupo de pessoas de ir às ruas e demonstrar sua indignação com o que está sendo feito em relação a alguma uma coisa”, ressaltou.
Girão participou no domingo de um protesto em Natal. Mas a carreta, segundo ele, limitava-se a pedir a reabertura do comércio, fechado como medida preventiva ao novo coronavírus. Em consonância com o pensamento de Bolsonaro, o deputado defendeu a volta da população ao trabalho e o isolamento diferenciado para idosos e pessoas com doenças preexistentes, consideradas mais expostas à covid-19, e o uso generalizado de máscaras.Para o deputado, os protestos do fim de semana demonstram que a população, a exemplo de 2018, não aceita uma “governabilidade à base de pressões e indicações”. Girão diz que as decisões na Câmara estão concentradas nas mãos do presidente Rodrigo Maia e dos líderes partidários e que os demais parlamentares não são ouvidos na definição da pauta legislativa. “Pedimos que se pautasse a destinação dos recursos do fundo eleitoral para o combate ao coronavírus. O presidente da Câmara nem colocou em votação. Um absurdo. O que se viu nesse domingo foi uma grita da sociedade”, disse o deputado, citando uma proposta que ganhou corpo principalmente entre os apoiadores de Bolsonaro.
A crítica feita a Maia por Girão não é compartilhada pelo outro general deputado. Oficial reformado do Exército e coordenador das candidaturas de militares nas eleições de 2018, o General Peternelli (PSL-SP) considera positivo o trabalho feito pela Câmara e o seu presidente, como mostrou o Congresso em Foco nessa segunda. “Vejo que a Câmara desenvolve um trabalho democrático. Gosto do trabalho da Câmara como um todo”, disse o parlamentar paulista ao Congresso.
Para Peternelli, falar em medida de exceção neste momento e promover manifestações a favor da intervenção militar é um desserviço à sociedade.“O momento não era para ter aglomerações, no meu ponto de vista, porque a pandemia ainda preocupa. Quanto menos polemizar agora, melhor. Há aqueles que acham que o Rodrigo Maia quer dar o golpe e outros começam a defender o impeachment do presidente da República. Não há motivo nem para AI-5 nem para impeachment”, afirmou. “E não tem respaldo para nenhuma das duas coisas no contexto atual. O momento é de se concentrar no combate ao coronavírus. Falar em medida de exceção [como a volta do AI-5] agora não contribui”, acrescentou o general deputado.
> Cadastre-se e acesse de graça por 30 dias o melhor conteúdo político premium do país
NINGUÉM AQUI APOIA QUALQUER DITADURA, queremos UMA FAXINA NO CONGRESSO tirando todos os parlamentares envolvidos em processos terminados ou por terminar.É claro que esses não aprovarão nada de bom para o BRASIL.No STF existem indícios de corrupção e isso PRECISA SER APURADO. PORQUE O STF ESTÁ QUERENDO GOVERNAR NO LUGAR DO NOSSO PRESIDENTE?Ministros que soltam bandidos condenados em 2a. instância COISA QUE O POVO NÃO ACEITA e STF que NÃO OUVE O GRITO ANGUSTIADO DA NAÇÃO precisa ser investigado e isso NÃO PODE SER FEITO PELOS PRÓPRIOS ENVOLVIDOS.VAMOS TODOS A BRASÍLIA AGUARDAR UMA SOLUÇÃO NA PORTA DO CONGRESSO!
Não precisam dar golpe.
Basta prenderem o Bolsonaro & Filhos e promoverem novas eleições.
Motivos há de sobra.
Só acho bom as pessoas pesquisarem sobre as deploráveis ações do Gen. Santos Cruz no Haiti.
AMIGO CANINDÉ, se esse é o seu nome.Nosso Presidente está numa luta para SALVAR VIDAS SEJA dando lhes o remédio de que necessitam,seja restituindo lhes os empregos que perderam se não morrerem pela COVID 19 morrerão de fome.Seja patriota e ajude nos a ter um país SEM CORRUPÇÃO. ESSE É O VERDADEIRO VIRUS CONTRA O QUAL DEVEMOS LUTAR! Fique em paz.
Minha cara Adelaide, prefiro corrupção de 1% como havia na Petrobrás desde o Regime Militar e comandado por alguem que tenha cérebro e saiba administrar algo complexo como é um país, do que alguem que passa o dia digitando na internet, com ministros analfabetos que destroem a educação do povo, com ministros do meio-ambiente que estimula queimadas e nào se importam com poluição nem acidentes ambientais, com entrega da soberania brasileira ao que há de pior no mundo, que são os norte-americanos, que tem ligações com assassinatos e desvio de verbas com laranjas, que é ridicularizado pelo mundo todo e nos faz passar vergonha.
Se você não tem essa impressão disso que está aí, acredito que você precisa se informar sobre o que vem acontecendo aqui no Brasil e das inúmeras mobilizações de direita e esquerda para colocar um fim nisso, que é uma surrealidade jamais vista desde o nazismo alemão.
EU NÃO ACEITO CORRUPÇÃO ALGUMA.Infelizmente amigo você ignora TUDO O QUE FOI E ESTÁ SENDO FEITO POR NOSSOS MINISTROS.São pessoas que comungam os ideais de nosso Presidente e quando ele percebe que se acham fora deles SÃO DEMITIDOS ou convencidos a fazê lo.DESCONHEÇO qualquer corrupção dos PRESIDENTES MILITARES que morreram pobres tendo o sepultamente pago pelos amigos.
A maior corrupção está entre os diretores das estatais e ela se instalou para a arrecadação de fundos para campanhas eleitorais dos partidos, coisa que não existia na época de MDB e Arena, alem de ganhos pessoais.
Hoje o presidente leiloa cargos de ministros e secretariado sem critério meritocrático, somente para cumprir ccompromissos com partidos e obter apoio no Congresso, e isso é corrupção, comprometendo a qualidade dos resultados da pasta em questão e jogando nosso dinheiro fora com incompetentes, como esse Weintraub ou o Salles ou a Damares, alem de encaixar pastores evangélicos sem noção de nada.
PRENDER ALGUÉM SEM JULGAMENTO?
“Prender” consiste obviamente em julgar antes.
Só por toda vez que aparece essa história ter que se ouvir a mesma ladainha dos milicos já é sinal de que somos apenas mais uma republiqueta de bananas, daquelas ridicularizadas nos filmes.Ora, os militares são bem pagos com nosso dinheiro e tem mais que cumprir sua obrigação de defender a Constituição. E olha que há mais de 50 anos não participamos de guerra e eles foram amplamente privilegiados na reforma a previdência, assim como suas filhas mães “virgens”.
Elimar,por favor,RESPEITE NOSSOS MILITARES TENHO CERTEZA QUE NA HORA CERTA ELES ESTARÃO LÁ PARA FAZER A VONTADE DA MAIORIA!
Que nada. Estão lá apoiando um miliciano em troca de carguinhos e mordomias
Nós, brasileiros honestos e patriotas NÃO TEMOS INTERESSE EM INTERVENÇÃO MILITAR pois isso afastaria possíveis investidores e é por isso que NOSSO PRESIDENTE nos aconselha a termos paciência neste momento em que ESTAMOS TÃO REVOLTADOS com os bandidos traidores da pátria,MAS TENHO CONFIÂNÇA QUE OS MILITARES QUE TAMBÉM SÃO PATRIOTAS ESTÃO ZELANDO PELA NOSSA DEMOCRACIA>
reforma a previdência alias muito aquém da necessária…deveria ser bem mais profunda…funcionalismo privilegiado…
Os bandidos do congresso ainda são a maioria e desfiguraram a REFORMA DA PREVIDÊNCIA bem como TUDO O QUE APROVARAM.Temos que nos unir e orientar aos menos esclarecidos SOBRE EM QUEM NÃO VOTAR NAS PRÓXIMAS ELEIÇÕES.Cada um em seu Estado e município tem que começar desde já a analisar CADA CANDIDATO,e eliminar os que tiverem qualquer processo ou sujeira em seu nome.SOU DE SANTOS SÃO PAULO e em breve se não for adiada vamos ter eleições municipais.ESTOU PEDINDO AO PESSOAL DAQUI PARA ME AJUDAR NESSE TRABALHO.
Essas bestas DIREITALHAS , que clamam por intervenção, deviam dar os seus negócios nas mãos de um interventor para que esse os encabrestassem , e deles e de seus negócios tomassem as rédeas….
É o mesmo dos “privativistas”, deveriam “privatizar” as suas empresas, suas casas, e seus negócios em geral, a preço de banana como querem que se privatize as estatais, e depois trabalhariam como “meieiros” para os seus novos patrões… A um precinho bem camarada….rs rs rs rs rs…..
Ô DIREITALHA BANDIDA ! OS SONEGADORES CONTUMAZES DE IMPOSTOS, OS LADRÕES DE ESCOLAS, DE HOSPITAIS, E DE TUDO O QUE É SOCIAL…. OS VAGABUNDOS….
Querido Silas, você por aqui,que satisfação! Vamos lutar pelo NOSSO PAÍS,CONTRA A CORRUPÇÃO QUE AINDA ESTÁ ENTRANHADA NA CABEÇA DE MUITOS POLÍTICOS .
Querida Adelaide, você está se referindo às RACHADINHAS , típicas da boçalnalândia ?
Tipo o QUEIRÓZZZZZZXXXXX ?
A Val do açaí ? Ou os 101 parentes LARANJAS nos gabinetes bozos ?
Ou os milicianos, tipo Adriano?
A CORRUPÇÃO é sustentada pelo CAIXA 2, pelos SONEGADORES CONTUMAZES DE IMPOSTOS, pela DIREITALHA…. Pelos “EMPRESÁRIOS”, os gente boa…eles é quem compram favores, eles é financiam e elegem políticos CORRUPTOS, eles são quem corrompem…. E para a nossa surpresa, ohhh….. 99% desses “EMPRESÁRIOS/PATRIOTAS,
“os gente boa”, são eleitores, propagadores, e defensores ferrenhos da DIREITALHA, dos “partidos” de direita…
Que surpresaaa….. não acha?
Fique bem, se arrependendo, se convertendo e vivendo… Abraço.
Amigo Silas,PROVE ME QUE BOLSONARO ESTÁ ENVOLVIDO EM ALGO ILICITO! Cada pessoa é responsável POR SEUS PRÓPRIOS ATOS!
Cara Adelaide, se AINDA havia alguma dúvida quanto a isso, todas elas foram diremidas quando dessas saídas do desgoverno de pessoas que ousavam investigar o Boçalnaro e os seus filhos, para por em seus lugares parceiros que ele possa controlar…. Não acha ?….
O velho ditado afirma : “Quem não DEVE, não teme!”. Já foi algo totalmente suspeito a nomeação de Augusto Aras para a Procuradoria Geral da República, ele que nem constava da “lista tríplice” porém se mostrou totalmente confiável , pois engavetou uma a uma investigações contra o despresidente….. Temos um vácuo de poder hoje em Brasília….
Abraço, e fique com Deus.
As pessoas que o Presidente afastou o foram por motivo justo.BEBIANO era o presidente do PSL, tinha por obrigação cuidar para que não houvessem laranjas ,rachadinhas ou quaisquer outras irregularidades.MANDETTA,recusou se a aceitar o medicamento no qual o Bolsonaro apostava e por esse motivo muitas pessoas vieram a óbito.MORO porque não aceitou aineficácia como estava sendo pratada aquela pasta: processos paralizados,atitudes que não eram tomadas contra os governadores que mandaram prender,algemar e jogar no chão pessoas honestas,investigações que não foram feitas como no caso de saber quem foram os mandantes da tentativa de assassinato do quel foi vítima,bem como da falsa declaração dada pelo porteiro de seu condomínio.Assim que o MORO SAIU SOUBE SE A RESPOSTA:JEAN WILLIS! Mas devem haver outros pois esse participante de BBB não tinha cacife para pagar os HONORÁRIOS MILIONÁRIOS dos papas do judiciário! E foram 4,vindos todos de jatinho…
Querida Adelaide, comprar o Paulinho da Força com o Porto de Santos se chama oquê ?
Corromper ? Corrupção ? Ou isso virou agora republicanismo ?
Pior é que está levando um NÃO do “centrão”… Onde o fisiologismo sempre imperou, e por onde o Boçalnaro SEMPRE andou quando passou pelos seus DEZ “partidos”, não é isso ? Me ajuda ai!!!… Abraço.
Moro 2020. Lula na cadeia.
moro para PRESIDIÁRIO !!! E logo !!! Arapongagem é crime ! E ele praticou esse crime contra Chefes de Estado por pelo menos duas vezes …. Contra a Presidenta Dilma, e contra o Boçalnaro que está presidente…..rs rs rs rs….
Silas,desde quando a Folha de São Paulo,Estadão,Globo e outros tem qualquer credibilidade?O Paulinho da Força é um pilantra desde os tempos do 9 dedos,corrupto,sem vergonha,A TROCO DE QUE BOLSONARO IRIA OFERECER A ELE O PORTO DA MINHA CIDADE?Bolsonaro estava tentando achar um partido honesto,infelizmente no Brasil político ainda é sinônimo de corrupto e partido de centro de corrupção. Joaquim Barbosa, mesmo não gostando do Presidente disse apenas um político não se corrompeu com o Petrolão: JAIR MESSIAS BOLSONARO.
ps. E depois, quem tem que investigar e provar alguma coisa contra alguém é a PF, que ele aparelhou agora, e ou a PGR que ele aparelhou logo no começo….
Fica um pouquinho difícil que eles procurem alguma coisa, né….rs rs rs rs rs….