Congresso em Foco

Cemitério Nossa Senhora Aparecida em Manaus. Um dos estados em que Bolsonaro teve maior votação em 2018, o Amazonas é também um dos mais atingidos pela pandemia[fotografo]Fernando Crispim/Amazônia Real[/fotografo]

Estados “bolsonaristas” lideram mortes por covid-19

e

15.04.2021 16:16 63
Atualizado em 27.07.2021 14:21

63 respostas para “Estados “bolsonaristas” lideram mortes por covid-19”

  1. Luiz araujo disse:

    Os Estados mais bozonaristas tem mais negacionistas e consequentemente mais mortes.

  2. Jorge Viana disse:

    46,3 mil óbitos em 350 mil? É muito pouco! Considerando a média do percentual de votos em Bolsonaro eu aposto em pelos menos 170 mil óbitos diretamente influenciados pelo bolsonarismo.

  3. IJJ disse:

    Excelente levantamento! O gráfico correlacionando as duas últimas colunas ficou show! https://uploads.disquscdn.com/images/3312065d584d5510d26efd7b0ad5117b95ee423d615aaadc95eb854daa564824.png

  4. Churrumino disse:

    Não era de se esperar outra coisa. Quanto maior a burrice, maior a quantidade de mortes.

  5. Sidão Anttogneto disse:

    Reportagem medíocre e sem sentido. Transferir a responsabilidade para o eleitor é coisa de quem não tem o que fazer. O presidente foi eleito pela maioria de votos e democraticamente. Ainda que não tenha votado no atual presidente não tem sentido botar a culpa no eleitor ou quando a Dilma ou o Lula foram, por nós eleitos e fizeram o que fizeram o eleitor também é culpado? A gente vota para tentar melhorar as coisas e o juízo de caráter dos eleitos vem com o serviço deles. Isto posto na somatória os caras que roubam, malversam o dinheiro público ou não ligam para a catástrofe pandêmica não tem responsabilidade nenhuma, só o eleitor, seja ele de esquerda ou direita é culpado. Em síntese reportagem feita para isentar os governantes e transferir para o eleitor a responsabilidades por tudo o que acontece. Coisa de quem não tem o que fazer. A página que é de esquerda tenta focar a culpa no eleitor de direita, mas esquece que, nós, os eleitores de esquerda também votamos na última e em todas as eleições depois de 1989 e portanto temos a mesma responsabilidade do resultado de quem colocamos no poder nos últimos 40 anos !!!!!

  6. Douglas from Brazil disse:

    Então, o Bozo não vai ter eleitores em 2022 caso a pandemia não desacelera…

  7. EstadoZero disse:

    Não sou bolsonarista nem petista, mas conheço de análise de dados… os autores do estudo não utilizaram a técnica correta para a análise, logo, chegaram a conclusões incorretas, muito mais baseadas em achismos e coincidência do que em análise dos números. Calculei a correlação entre %votos e óbitos/100k e deu 0,59, ou seja, pouco representativa para se chegar às afirmações; busquei os dados de casos/100k na mesma data dos dados, e a correlação também deu 0,59, ou seja, regular novamente…fiz para completar o que chamamos de Análise de Variância, que é a técnica correta a ser usada, comparando essas variáveis contra os partidos dos governos estaduais. Isso levou a um resultado que só traz diferenças significativas em relação a votos, mas não para casos nem mortes… ou seja, estatisticamente, não há significância para se afirmar nada sobre as duas variáveis, mas apenas que o %votos foi distinto em relação aos partidos. Finalmente, fiz um arranjo de partidos a favor, contra e em cima do muro, ou seja, 3 grupos, daí a quantidade de casos continua não significativa, enquanto %votos e mortes sim…muito difícil sair afirmando coisas com base na análise realista dos dados. Autores, por favor recorram a quem conhece análise de dados antes de publicarem achismos…

  8. carlos santos disse:

    Faz todo sentido. Quanto mais eleitores bolsonaristas, mais kit COVID e mais mortes.

  9. Carlos Lins disse:

    Qual o significado disso? So se for pra criar a teoria de q o vírus tem viés político. Essa imprensa não é seria mesmo.

    • RN disse:

      Quem começou com a politização do vírus foi o presidente genocida, por ciúmes do Dória.

    • Nabo disse:

      Até pouco tempo atrás alguns minions diziam que o virus era chinês, agora não querem admitir o fato que os bozistas são quem transmitem esse virus

    • Jorge Teixeira Carneiro disse:

      Vc acha que uma coisa que se intitula ”unidade de inteligência” e é vinculada ao UOL é imprensa?
      Vc não acha melhor chamar de blog político engajado a quem lhe financia?

  10. Ernesto Freire Pichler disse:

    O bozofascismo mata, não apenas gente, mas também as florestas.

  11. Tim Tim disse:

    O povo precisa varrer essas ervas daninhas na eleição de 2022. E em 2024 varrer as ervas daninhas que estão em algumas prefeituras. Bozo e seus malucos adestrados nunca mais!

  12. Chipmunk disse:

    Se estão morrendo mais bozonaristas, então esse vírus não deixa de favorecer o país, ao fazer uma faxina, limpando o país de gente que faz apologia da morte, ao ser favorável a liberação de armas e defender o contágio virótico ao quererem liberar tudo, isto é, ser contra o lockdown.

  13. Edison Sampaio disse:

    Acabei de receber alta hospitalar. Fiquei 8 dias quase morto (!!!). Ressurgi dos mortos, literalmente. Mas não estaria aqui se tivesse tomado os venenos prescritos pelo maluco genocida Bolsonaro e seus admiradores tarados. Meu Povo, Bolsonaro é caso prá Polícia e o COVID é caso prá Ciência.

  14. Jorge Teixeira Carneiro disse:

    O vírus não gosta de passar fome.

  15. Clovis Leitao disse:

    Estatística estranha essa! Faça duas colunas em ordem decrescente de percentual de votos e outra de óbitos per capita. Se houver um alinhamento entre estados, de pelo menos dois terços deles, começa a fazer algum sentido. Fora disso, é como meu professor dizia: espanca os números e eles confessam qualquer coisa.

    PS: Não votei no Bolsonaro!

    • Ernesto Freire Pichler disse:

      Põe no Excel e faz um gráfico, determinando a correlação.

      • EstadoZero disse:

        Já fiz! deu 0,59… ou seja, nada…inclusive agreguei mais uma coluna com a quantidade de casos por 100mil hab…resultado 0,59… kkk

        • Nabo disse:

          Você Além de ruim em estatística é ruim interpretação de texto. A matéria só diz que morre mais, não entrou no mérito se é relevante ou não! Onde tem minion tem covid e alguma variante isso é claro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Se você chegou até aqui, uma pergunta: qual o único veículo brasileiro voltado exclusivamente para cobertura do Parlamento? Isso mesmo, é o Congresso em Foco. Estamos há 17 anos em Brasília de olho no centro do poder. Nosso jornalismo é único, comprometido e independente. Porque o Congresso em Foco é sempre o primeiro a saber. Precisamos muito do seu apoio para continuarmos firmes nessa missão, entregando a você e a todos um jornalismo de qualidade, comprometido com a sociedade e gratuito. Mantenha o Congresso em Foco na frente.

Seja Membro do Congresso em Foco

Apoie

Newsletter Farol Político

Perspectivas exclusivas e a melhor análise do poder

assine

Receba notícias também via