O presidente Jair Bolsonaro vai demitir Abraham Weintraub do comando do Ministério da Educação (MEC). O atual secretário de Alfabetização da pasta, Carlos Nadalim, deve ser nomeado ministro interino enquanto um nome definitivo não é escolhido. A informação foi confirmada pelo Congresso em Foco com auxiliares de Bolsonaro.
A decisão deve ser publicada no Diário Oficial da União até sexta-feira (19). Nadalim trabalha no MEC desde a gestão de Ricardo Vélez, antecessor de Weintraub no posto. Assim como Vélez e Weintraub, o secretário é da ala ideológica do governo influenciada pelas ideias do escritor Olavo de Carvalho.
As principais informações deste texto foram enviadas antes para os assinantes dos serviços premium do Congresso em Foco. Cadastre-se e faça um test drive.
Leia também
A troca de comando no MEC é vista como possibilidade desde o final de 2019. Weintraub é alvo de insatisfação no Congresso, no STF e na ala militar do governo. Ele já protagonizou atritos envolvendo o Enem, o Fundeb, método de escolha de reitores e resistiu a negociação de cargos no governo.
O ministro se envolveu em uma disputa com o Centrão nas últimas semanas. Ele resistiu à nomeação de um indicado do bloco informal para o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Após pressão de Bolsonaro, Weintraub acabou aceitando e foi nomeado para o fundo milionário Marcelo Lopes, ex-chefe de gabinete do presidente do PP, senador Ciro Nogueira (PI).
No final do ano passado, chegou a demitir um indicado do presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e do ex-ministro das Cidades e atual secretário estadual de Transportes de São Paulo, Alexandre Baldy (PP-GO), do comando do FNDE. Maia já fez diversos discursos contra o ministro.
PublicidadeDesde então, também virou alvo de deputados de centro e direita, assim como, por outros motivos, da esquerda.
>Senador pede prisão de Weintraub e seu afastamento imediato do MEC
a esquerda so fas chora rssrrrsr acabo a mamata seus comuna lixo o Presidente vai ganha denovo fascil no primeiro turno em 2022 e depos tem mas 8 ano do ministro Waytrob e depos mas 8 ano do Deputado Eduardo e depos mas 8 ano do Vereado Carlos rsrsrrr vçs nunca mas vai ganha nada nem de sindico rsrsrrss n adianta fica c enveja vçs tem q entende q meu Presidente n e presidiario e acabo com a corupsao e melhoro mto a economia e a seguransa e e o melho amigo do Presidente Tramp e vai fase o Brasil se grande dinovo e e o melho Presidente de todos os tempo que o Brasil ja tem acabo a mamata p vçs entendao e pare de chora rssrr
Se fosse eu colocaria um militar linha dura, tipo Jarbas Passarinho. Que tomasse as providências necessárias do ministério sem sequer dar entrevistas à imprensa. Tipo assim General Pazuello. Está organizando o Ministério da Saúde sem fazer política pessoal feito o Mandetta e nem ser sonso feito o Teich, médico que nem máscara sabia colocar no rosto.
Jarbas Passarinho era um homem muito inteligente, hábil e capaz com grande poder de comunicação. Sempre atendia à imprensa! Sabia ser diplomático também. Passarinho só não foi presidente durante os governos militares porque era coronel, e não general (e era coronel porque os governos o convocaram antes de ser nomeado general). O desministro da Saúde é um capacho mandado do inabil capitão cloroquina, só isso. Pode ser um excelente militar, mas não é ministro da Saúde.
Ele pode ser inábil com a imprensa, mas parece que está fazendo o que se espera de um ministro da Saúde, fazer a distribuição de recursos.
Ignorando a pandemia por completo, ignorando as recomendações internacionais da saúde, recomendando um remédio que não faz bem nenhum e mal algumas vezes. Aliás, não é nem ele quem faz isso, ele só segue cegamente ordens de um ex-capitão que é um desastre para o País. General da ativa deve servir na Força, não como ministro do governo.
https://uploads.disquscdn.com/images/404847e5f1acfbf131bad6021513ca3aadaa3ddb9c41b4c3590a5b6e50dde720.png
Segundo determinação do STF, são os governadores e prefeitos quem devem decidir sobre as medidas sanitárias a serem implementadas. Ao Ministério da Saúde cabe fornecer os recursos a serem usados. Alguns governadores e prefeitos decretaram o lockdown, outros não, alguns fecharam até o acesso às suas cidades. Quanto ao uso da cloroquina cabe aos médicos receitarem ou não. Aliás, os médicos andaram experimentando cloroquina e também outras substâncias nos doentes, sendo que alguns relataram melhoras e outros relataram pioras.
O STF interpretou a Constituição quando foi provocado a respeito, e isso porque o bozo em vez de colaborar só fazia de tudo para atrapalhar e sabotar. Bozo foi, e continua sendo totalmente omisso, quase como um genocida. Deveria estar ajudando a implementar as medidas de saúde internacionalmente reconhecidas, aceitas e comprovadas. Deveria estar coordenando tudo, unindo e ajudando. Deveria mostrar alguma empatia. Ele se comporta como aquela criança que acha que ninguém a vê quando cobre o rosto com as próprias mãos. É uma figura deprimente.
Realmente. Só falta ele dizer que tá torcendo pelo vírus e dar entrevista dizendo “Ainda bem que apareceu esse vírus aí”
Só falta ele liderar, coordenar, seguir as recomendações internacionais de saúde e realmente se importar como tudo isso. Mas, você, e eu, sabemos que ele não tem capacidade para isso. A única resposta que ele tem é: e daí?
Vai trocar 6 por meia-dúzia.
Vai mesmo. Outro terraplenista que vai ser combatido facilmente por vocês. Vão lá reclamar do Ministro Pazuello, pra ver se dá certo.
Com certeza outro terraplanista semi analfabeto ideológico. Porque só sendo mesmo sendo semianalfabeto para acreditar em Teoria da Conspiração, que comunistas querem dominar o mundo, que vacinas fazem mal, armar a população “pela liberdade” e outras teorias em que só acéfalos acreditam.
Dizer o e o que? Não sei o que pensar? Sou louca ou sou certa? trinta três anos de magistério, sou louca. Vou me internar , não aguento mais este este governo.
Profa ”Pátria Educadora”