Em sua 17ª edição, o Prêmio Congresso em Foco já entrou para o calendário da política brasileira. A cerimônia de premiação, marcada para o próximo dia 29, às 19h, em Brasília, contemplará os melhores parlamentares na avaliação do público em geral, do júri especializado e de um grupo de jornalistas que cobrem as atividades da Câmara e do Senado.
Saiba mais sobre a premiação na galeria abaixo. Use a seta para ver mais informações:
Desde a primeira edição, em 2006, mais de 320 congressistas de todas as unidades federativas do país e de 24 partidos receberam, pelo menos uma vez, a premiação mais importante da política brasileira.
Leia também
Veja o ranking histórico do prêmio
Conheça o regulamento da edição de 2024
Onde assistir
O anúncio dos vencedores e a entrega dos prêmio será transmitida tanto pelo site quanto pelas nossas redes sociais. Curta e ative o sino para ser avisado do início da transmissão:
Quem escolhe
Os premiados são escolhidos pelo público na internet, por um júri especializado e por jornalistas.
Neste ano, a votação na internet transcorreu entre 1 e 31 de julho. Foram divulgados quatro boletins parciais até o dia 17. A classificação final só será revelada no evento de premiação.
Serão premiados os 15 senadores e 25 deputados mais votados pelo público nas categorias gerais: Melhores na Câmara e Melhores no Senado. Assim como no ano passado, também serão agraciados os cinco deputados e os cinco senadores mais bem avaliados, por região geográfica.
Além de passar por auditoria interna, a votação foi acompanhada pela Associação Nacional dos Peritos Criminais Federais (APCF), entidade que reúne os peritos da Polícia Federal.
Também responsável pela definição dos premiados, o júri especializado é formado por cinco representantes da sociedade civil e um integrante do Congresso em Foco. Além de escolher os dez melhores da Câmara e os cinco melhores do Senado, o grupo também apontou os cinco vencedores nas categorias especiais.
Conheça o júri deste ano:
Um grupo de 25 jornalistas convidados pela organização do Prêmio Congresso em Foco também escolheu os melhores parlamentares do ano. Coube a eles distinguir os premiados nas categorias “Deputados mais bem avaliados pelos jornalistas” e “Senadores mais bem avaliados pelos jornalistas”.
Para participar, foram escolhidos profissionais de diferentes ideologias e visões de mundo, com o objetivo de garantir maior pluralidade de pensamento e propiciar maior diversidade nas escolhas. Serão premiados os cinco senadores e os cinco deputados mais votados por eles.
Veja abaixo, em ordem alfabética, quais jornalistas participaram da votação:
Quem disputa
Disputam o prêmio todos os parlamentares, exceto aqueles que:
- não exerceram o mandato neste ano por no mínimo 60 dias;
- respondem a processos de improbidade administrativa ou a acusações criminais perante o Judiciário;
- tenham feito, por meio de atos ou declarações, apologia à tortura, à violência ou outras práticas em flagrante confronto com o Estado Democrático de Direito e o respeito aos direitos humanos.
Também foram excluídos aqueles que, convidados a participar do evento de premiação em anos anteriores, deixaram de comparecer à cerimônia duas vezes ou mais.
Os nomes foram definidos após pesquisa do Congresso em Foco nas páginas de tribunais de todo o país. A exclusão do prêmio não implica qualquer pré-julgamento em relação às acusações contra os congressistas.
Os parlamentares também concorrem seguintes categorias especiais:
- Apoio à Indústria, concedida pela ABDI;
- Clima e Sustentabilidade, apoiada pelo IDS;
- Cidades Inteligentes, oferecida pelo Ibrachina.
Leia aqui quais são os parlamentares aptos a disputar em cada categoria.
Consulte a atuação de cada parlamentar no Radar do Congresso
O objetivo de premiar os parlamentares é valorizar os bons exemplos e incentivá-los a cumprir seu papel. Ao mesmo tempo, o reconhecimento também sinaliza ao eleitorado que melhorar a qualidade da representação política é possível.
Além disso, segundo o regulamento, as outras finalidades do prêmio são:
- Estimular a população a analisar o desempenho individual dos representantes eleitos;
- Contribuir para formar eleitores mais conscientes, capazes de exercer plenamente a cidadania;
- Difundir o conceito democrático de que os direitos e deveres dos eleitores e eleitoras vão além do simples ato de votar e devem incluir o acompanhamento ativo e permanente da atuação dos representantes eleitos;
- Ressaltar a importância do Poder Legislativo em uma democracia.
Quem apoia
Na edição deste ano, apoiam a premiação:
Deixe um comentário