Pelo sexto ano consecutivo, o Prêmio Congresso em Foco vai reconhecer e homenagear os parlamentares que mais se destacaram na defesa da agenda socioambiental. A categoria especial Defesa do Clima e Sustentabilidade tem o apoio do Instituto Democracia e Sustentabilidade (IDS). Para compor a lista, foram consideradas votações, proposição de medidas, participação em debates e outras iniciativas relacionadas ao tema. Ao todo, 105 deputados e senadores concorrerão este ano. Confira mais abaixo a relação dos aptos a concorrer nessa categoria.
Leia também
Segundo as regras deste ano, são aptos a concorrer deputados e senadores que exerceram o mandato por pelo menos 60 dias, não respondem a acusações criminais ou processos de improbidade administrativa perante o Poder Judiciário, e não promoveram apologia à tortura, violência ou outras práticas contrárias ao Estado Democrático de Direito e aos direitos humanos fundamentais.
“O Prêmio Congresso em Foco, na categoria Clima e Sustentabilidade, é de extrema importância no intuito de trazer transparência à atividade parlamentar junto à sociedade civil, nesse que é um tema da maior emergência atualmente, que é o tema da transição e das mudanças climáticas, além da sociobiodiversidade, de toda a transição ecológica necessária para a consolidação do Brasil como ator chave internacional nas próximas décadas e no próximo século”, explica o diretor-adjunto do IDS, Marcos Woortmann, ao apontar a importância da premiação.
Os premiados serão escolhidos pelo júri especializado. Além do júri, participam da escolha dos melhores parlamentares do ano, nas categorias gerais, um grupo de 25 jornalistas que cobrem o Congresso e o público, por meio de votação na internet. Essa votação se estenderá de 1 a 31 de julho. A festa de premiação, bem como o anúncio dos vencedores, está marcada para 29 de agosto.
O prêmio busca desmistificar a ideia de que não há bons políticos, contrariando a narrativa antipolítica que sugere a substituição da democracia por ditaduras de diferentes naturezas. A premiação valoriza exemplos positivos em defesa do Poder Legislativo, incentivando melhorias na representação política federal e demonstrando que é possível elevar a qualidade de nossa representação política.
Deixe um comentário