O PT segue na liderança dos partidos com mais premiações ao longo da história do Prêmio Congresso em Foco. Parlamentares petistas foram agraciados 238 vezes em 16 edições da premiação mais importante da política brasileira. O número corresponde ao total de troféus e certificados recebidos por deputados e senadores distinguidos em alguma das categorias em disputa. Depois do PT, aparecem o Psol (194 vezes), o PSB (97), o PSDB (74) e PDT (69). Ao todo, 24 partidos de diferentes espectros ideológicos tiveram ao menos um congressista premiado desde 2006, quando foi lançada a disputa.
O levantamento não considera a ordem de classificação, mas se o parlamentar aparecia entre os premiados do ano, o que inclui as categorias gerais de “Melhores na Câmara” e “Melhores no Senado” e as especiais. Alguns deles, inclusive, receberam mais de um prêmio na mesma edição.
Veja quantos prêmios cada partido levou até hoje, por ordem decrescente:
- PT: 238
- Psol: 194
- PSB: 97
- PSDB: 74
- PDT: 69
- MDB/PMDB: 62
- PCdoB: 53
- Rede: 52
- DEM/PFL: 48
- PSL: 45
- PR/PL: 44
- Cidadania/PPS: 42
- PSD: 30
- PP: 28
- PV: 23
- Republicanos/PRB: 23
- Podemos: 21
- Novo: 12
- Sem partido: 9
- PTB: 8
- Solidariedade: 6
- União Brasil: 5
- PSC: 4
- PEN: 3
- Avante: 2
Em 16 edições, foram concedidos 1.192 certificados ou troféus a 331 parlamentares em categorias variadas. Ao longo dos anos, a predominância foi alternada entre esquerda e direita, mas também houve momentos de disputa equilibrada entre as duas correntes políticas.
Leia também
Desde 2006, a deputada Luiza Erundina (Psol-SP) é a única premiada em todas as edições. Por causa disso, ela já foi homenageada em partidos diferentes, uma vez que foi filiada ao PSB, onde permaneceu até 2016, quando passou a integrar o Psol. A mesma coisa aconteceu com o senador Alessandro Vieira (MDB-SE), premiado durante suas passagens pelo Cidadania (2019 e 2021) e PSDB (2022).
Parlamentares também já foram agraciados durante suas passagens pelas duas Casas do Congresso. É o caso do senador Romário (PL-RJ), escolhido um dos melhores da Câmara em 2013 e do Senado, em 2018. Assim como ele, a atual governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra (PT), também já foi premiada enquanto ocupava os dois cargos.
O prêmio é uma iniciativa do Congresso em Foco criada em 2006 com a finalidade distinguir os melhores parlamentares do Congresso Nacional e estimular a cidadania. Os eleitores podem acompanhar ativamente os representantes que elegeram, assim como participar da vida política.
Os congressistas que tiveram atuação mais relevante no ano são escolhidos por um júri especializado, um grupo de 25 jornalistas que cobrem o Congresso Nacional e por votação popular. O público pode votar nos parlamentares favoritos até 31 de julho. A cerimônia de premiação será realizada em 29 de agosto, com transmissão ao vivo pelo Congresso em Foco.
Deixe um comentário