A conquista de um Leão no Festival Internacional de Criatividade Cannes Lions é tida como um dos maiores reconhecimentos da indústria da comunicação. Imagina ganhar seis vezes essa premiação em uma mesma edição? Foi o que aconteceu com o Cartão da Transparência, desenvolvido pela agência AKQA para o Congresso em Foco, o projeto brasileiro que mais arrebatou troféus no maior evento global da indústria criativa de mídia, comunicação e publicidade em 2022. A iniciativa, que tem como objetivo principal facilitar a fiscalização dos gastos dos parlamentares, conquistou seis estatuetas de Leão: duas de ouro, três de prata e e uma de bronze. A importância da premiação foi tema da Arena de Ideias, live da Oficina Consultoria nesta quinta-feira (29).
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O Congresso em Foco foi representado no programa por seu fundador, Sylvio Costa. Também foi entrevistada na live Ana Cortat, vice-presidente de Estratégia de Marca e Conexões da @soko.cx, também premiada em Cannes. A Arena de Ideias é apresentada pela CEO da Oficina Consultoria, Patrícia Marins.
Em sua participação, Sylvio ressaltou que a transparência sempre foi uma marca do Congresso em Foco em seus 19 anos de existência. O site foi pioneiro na publicação de levantamentos de processos criminais envolvendo parlamentares. Também fez diversas reportagens sobre uso da cota parlamentar e assiduidade de deputados e senadores.
O jornalista destacou que o fato de um projeto de veículo de comunicação ser o projeto mais premiado no Festival de Cannes mostra como jornalismo e publicidade – antes tratados como campos opostos – atuam em sinergia atualmente. “Essas barreiras foram para o espaço”, afirmou. “Acho muito interessante quando um festival de publicidade e inovação, que se tornou bem mais amplo, coloca a questão das causas sociais como parâmetro fundamental da premiação”, disse Sylvio, lembrando que, além do Cartão da Transparência, outras iniciativas com preocupação social também foram premiadas.
O Cartão da Transparência é uma ferramenta que permite aos interessados receber notificações em seus smartphones sobre os gastos dos parlamentares. O usuário pode selecionar os deputados federais e senadores que deseja monitorar e adicionar à carteira digital do seu telefone. Toda vez que o congressista selecionado faz um novo gasto, o usuário é notificado. Até agora, mais de 430 mil cartões foram instalados e 20 milhões de avisos de gastos foram disparados pelo Cartão. Veja no vídeo acima a íntegra do Arena de Ideias.
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