O deputado federal Kim Kataguiri (DEM-SP) começou nesta semana a recolher assinaturas para apresentar uma proposta de emenda à Constituição (PEC) que diminui drasticamente o teto de remuneração do funcionalismo público.
Hoje o valor é de R$ 39.293, que é quanto ganha um ministro do Supremo Tribunal Federal (STF). Pela iniciativa do deputado, o valor passaria a ser R$ 6 mil, o teto do Regime Geral de Previdência Social.
“A ideia é que o novo teto passe a ser idêntico ao teto do RGPS, que é de cerca de 6 mil reais. Minha assessoria estima que a economia dos cortes na folha seria de 350 a 400 bilhões”, disse Kim Kataguiri ao Congresso em Foco.
As principais informações deste texto foram enviadas antes para os assinantes dos serviços premium do Congresso em Foco. Cadastre-se e faça um test drive.
>Marinho minimiza atrito com Guedes: “Estamos juntos na defesa do teto e no investimento”
Leia também
Para ser protocolada, uma PEC precisa ter a assinatura de no mínimo 171 deputados. O deputado do DEM afirmou que a coleta de assinaturas ainda está no início e não soube precisar a expectativa de quando deve protocolar o texto.
A ideia deve sofrer forte resistências do serviço público. O governo prometeu desde o ano passado entregar uma proposta de ampla revisão na progressão de carreira e na estabilidade dos servidores, mas a matéria ainda não foi entregue a pedido do presidente Jair Bolsonaro, que teme criar uma agenda negativa em parte da sociedade.
Além disso, há na Câmara e no Senado, diversas outras iniciativas de cortes na máquina pública, que reduzem o salário em 25%, com proporcional diminuição da jornada, dão fim a incentivos tributários, desvinculam fundos de investimentos, retiram o piso de gastos para saúde e educação e desindexam os reajustes da inflação.
> Cadastre-se e acesse de graça, por 30 dias, o melhor conteúdo político premium do país
Se é aprovada uma asneira dessas, o serviço público deixará de ter as melhores cabeças. Aí o Estado será verdadeiramente ineficiente colocando em seu quadro de pessoal somente aqueles que não conseguirem se encaixar na iniciativa privada.
Eu apoio esta idéia. Finalmente um parlamentar que não legisla em causa própria. Parabéns.
Quer fazer economia para os cofres públicos destruindo o Estado.Sim, porque se vc não valoriza o servidor vc destrói o Estado e as politicas públicas de Educação, Saúde etc.Assim é fácil. Eu vendo a Petrobrás pros gringos; “lucro” tantos bilhões. Privatizo as Universidades Federais e arrocho os salários de seus professores e servidores: “Lucro” mais tantos bilhões. Essa é uma “lógica” burra. Pq no fim não sobra nada. Nem o dinheiro nem o patrimonio e nem o serviço das instituições.
E tem mais. O sujeito estuda, se esforça e entra no serviço publico onde não pode ter empresa, muitas vezes em regime de dedicação exlusiva, não pode ser sócio de negócio algum e no final vai sair sem nada, gannhando 6 mil e sem FGTS? Que idiotice!!!!!
Manda o deputado viver com 6 mil
Eu vivo com 1.700 Reais por mês. Você não consegue viver com 6 mil?
Olha, eu já vivi até com 1.000. E tb com menos do que isso numa fase de minha vida. Mas estudei e me esforcei então não admito que ninguém venha dizer como tenho que viver pois conquistei meu cargo publico honestamente. Não comprei vaga no concurso muito menos tive apadrinhado político. Também tem gente que vive com 10 reais por dia e mora debaixo do viaduto. Vc consegue também se quiser. Mas eu não. Acho que temos que evoluir e não regredir.
Concordo, porém o que o senhor disse não desmerece o que eu disse. Nem sequer contra-argumenta.
E honestamente ele vai cortar o seu salário via uma PEC
Problema seu, parceiro
Excelente resposta. Isso mostra bem o seu perfil e valida o que eu disse.
Me desculpe, o senhor não entendeu. O problema não sou eu ou os servidores ganharem melhor.
O senhor é que não deveria ganhar tão pouco.
Nos países desenvolvidos a diferença entre os salários do setor público e privado quase não existe pois ambos ganham bem.
Não é o servidor que tem que descer ladeira abaixo.
É o senhor e a maioria dos brasileiros que devem ganhar mais e em vez de acreditarem na marmota desses políticos enganadores que querem jogar vcs contra nós servidores, vcs deveriam lutar para deixarem de ser explorados pelos maus empresários que lhes pagam tão mal. O Congresso hoje é formado por uma maioria de empresários. Acha mesmo que eles estão preocupados com o senhor e que o dinheiro retirado do rebaixamento do salário dos servidores vai chegar até vc? Eles querem desviar sua atenção pra continuar te explorando e fazer vc acreditar que os servidores públicos são os culpados de o senhor ganhar tão mal.
Além disso existem vários deputados processados pq não honram nem as leis trabalhistas. São esses que querem tb que o senhor acredite que a Justiça do Trabalho tem que acabar pq os servidores só são despesa.
Pense nisso um pouco.
E mais. Se um servidor perder a estabilidade e o emprego será menos um para atender a população pois rico não precisa de serviço público.
Não se deixe enganar, meu amigo.
Desejo muita saúde para o senhor e que Deus o proteja assim como sua família tb.
O deputado poderia incluir, se tiver coragem para tanto, a redução drástica das forças armadas. E, para dar exemplo e credibilidade à sua proposta, abrir mão dos próprios subsídios e vantagens.
Por que as forças armadas? Tem alguma coisa contra disciplina e ordem?
Nada contra, desde sirva para construir algo bom, útil à construção de um país justo, soberano, independente, com oportunidades para todos.
E é exatamente o que as forças armadas vêm fazendo. E fazem com rapidez e honestidade.
As forças armadas estão incluso
Este coreano é um demagogo vulgar,e não conhece a administração Pública,nem Direito constitucional,e assim sendo eu proporia um salário mínimo a este deputado medíocre e lambe botas dos grandes empresários e dos Estados Unidos,e que entregue o seu apto.funcional etc…Deve ir a um circo e se apresentar como palhaço.Bobalhão.
Você tento dizer alguma coisa?
Gostei da piada dessa matéria e proposta. Não tem salário indexado à inflação e desde 2015 sem correção do salário. A tabela do IR está congelada há 15 anos, o desconto do INSS no salário passou de 11 para 14%, pagamos 27,5% de IR, total de 41,5% do salário. E mais, deputado medíocre, temos 3 tipos de servidores no serviço público: os que entraram antes de 2003 que seguem regras do tempo de ingresso, o meu caso que entrei em 1989; os que ingressaram entre 2004 e 2013, em transição; e os que entraram depois de 2013, que devem ficar vinculados ao regime privado do servidor. Tem tanta coisa, que se fosse escrever daria um livro. Se formos votar algo, que tal reduzir o Congresso de 513 para 81 deputados, igual ao Senado, acabar com a verba de gabinete e vetar contratação de assessores sem concurso bem como reduzir o número de municípios em torno de 3 mil, acabar com os requisitados no serviço público e motoristas para esses nobres parlamentares.
Tá, ai acha que vai contratar técnicos de nível superior como? Pode ser salário alto pra um assessor qualquer que só tá ali porque tem conchavo político, mas é um salário baixo pra um médico, professor universitário, advogado ou engenheiro. Vai tocar a maquina pública só com gente sem formação? Não dá.
Esses minions tem deficiência mental, um agente da PF, um professor universitário com phd, um promotor publico, um especialista tecnico com doutorado ganhar 6 mil reais? hahahaha, o cara quer destruir orgãos de controle do estado,
Ele não minion seu iidiota, mas a ideia dele é tão idiota quanto você.