O relator-geral do orçamento de 2020, deputado Domingos Neto (PSD-CE), disse nesta quinta-feira (12) que o Poder Legislativo vai aceitar sem resistência ceder R$ 5 bilhões de suas emendas para combater o coronavírus. “Ontem ficou clara a disposição em ajudar sim”, disse o deputado ao Congresso em Foco.
> Governo pede R$ 5 bilhões ao Congresso para combate ao coronavírus
O valor foi pedido pelos ministros Luiz Henrique Mandetta (Saúde) e Paulo Guedes (Economia) em reunião de emergência na noite de quarta-feira (11) com o presidente do Congresso Nacional, senador Davi Alcolumbre (DEM-AP), e o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ).
O conteúdo deste texto foi publicado antes no Congresso em Foco Premium, serviço exclusivo de informações sobre política e economia do Congresso em Foco. Para assinar, entre em contato com comercial@congressoemfoco.com.br.
Leia também
O governo deve publicar já nos próximos dias uma medida provisória regulamentando a reserva desse valor para o combate à doença. A MP é uma garantia de que o valor será destinado independente da disputa entre Executivo e Legislativo sobre o orçamento.
Durante a reunião de quarta-feira, o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, e o ministro da Economia apresentaram preocupações do ponto de vista econômico, mostraram possíveis impactos do coronavírus e como a doença pode afetar o crescimento do país em 2020.
A reunião desta noite foi solicitada por líderes e pelo próprio presidente Jair Bolsonaro. Também participaram líderes partidários das duas Casas, os ministros da Saúde, Luiz Henrique Mandetta; da Economia, Paulo Guedes; da Secretaria de Governo, Luiz Eduardo Ramos; e o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto.
> Oposição consegue assinaturas para prorrogar a CPI mista das Fake News