O presidente da Comissão de Direitos Humanos (CDH) do Senado Federal, senador Humberto Costa (PT-PE), propôs que o Estado brasileiro pague uma indenização no valor de R$ 1 milhão à família de Genivaldo Jesus dos Santos, morto nesta semana em uma ação da Polícia Rodoviária Federal em Sergipe.
O conteúdo deste texto foi publicado antes no Congresso em Foco Insider, serviço exclusivo de informações sobre política e economia do Congresso em Foco. Para assinar, entre em contato com comercial@congressoemfoco.com.br.
O senador protocolou, nesta sexta-feira (27), um projeto de lei estabelecendo a indenização. A proposta também determina o pagamento de uma pensão especial vitalícia e de uma pensão especial temporária à viúva e ao filho de Genivaldo.
Leia também
“Este projeto, é o mínimo que podemos fazer para dar uma resposta imediata a essa barbárie. Não podemos nos silenciar diante de tamanha brutalidade que chocou o Brasil e o mundo”, afirmou o senador no Twitter.
Confira o tuíte:
Além disso, o projeto determina o pagamento de uma pensão especial vitalícia e de uma pensão especial temporária a Maria Fabiana dos Santos e Enzo de Jesus Santos, viúva e filho de Genivaldo. Genivaldo foi morto por asfixia em uma camara de gás num carro da PRF. (+)
Publicidade— Humberto Costa (@senadorhumberto) May 27, 2022
Nessa quinta-feira (26), o presidente da comissão afirmou que a CDH exigia uma “apuração rigorosa” e acionou a Polícia Civil de Sergipe, a Polícia Federal, a Procuradoria da República e a PRF para requerer informações sobre o caso.
Genivaldo foi abordado pela PRF na cidade de Umbaúba, interior de Sergipe. Esquizofrênico, o homem ficou nervoso com a ação dos policiais, que utilizaram spray de pimenta e o imobilizaram no chão. Em seguida, os policiais jogaram um tipo de gás no porta-malas da viatura e colocaram Genivaldo dentro do veículo.
O laudo do Instituto Médico Legal (IML) de Sergipe apontou que o homem morreu por asfixia mecânica e insuficiência respiratória aguda.
> Policial rodoviário ensina alunos a improvisar câmara de gás em viatura
Deixe um comentário