A Comissão de Direitos Humanos (CDH) do Senado Federal investigará a morte de Genivaldo de Jesus dos Santos, de 38 anos, morto nessa quarta-feira (25) em uma ação da Polícia Rodoviária Federal (PRF) de Sergipe.
O conteúdo deste texto foi publicado antes no Congresso em Foco Insider, serviço exclusivo de informações sobre política e economia do Congresso em Foco. Para assinar, entre em contato com comercial@congressoemfoco.com.br.
Leia também
Nesta quinta-feira (26), o presidente da comissão, senador Humberto Costa (PT-PE), afirmou que a CDH exigirá uma “apuração rigorosa” do acontecido. “Já oficializamos a Polícia Civil de Sergipe, a PF, a Procuradoria da República e a própria PRF para requerer informações sobre o caso”, afirmou o senador no Twitter.
Confira o tuíte:
Como presidente da Comissão de Direitos Humanos do Senado, sigo acompanhando as investigações sobre o assassinado de Genivaldo Jesus dos Santos. Já oficializamos a Polícia Civil de Sergipe, a PF, a Procuradoria da República e a própria PRF para requerer informações sobre o caso.
— Humberto Costa (@senadorhumberto) May 26, 2022
Genivaldo foi abordado pela PRF na cidade de Umbaúba, interior de Sergipe. Esquizofrênico, o homem ficou nervoso com a ação dos policiais, que utilizaram spray de pimenta e o imobilizaram no chão. Em seguida, os policiais jogaram um tipo de gás no porta-malas da viatura e colocaram Genivaldo dentro do veículo.
Os vídeos da ação brutal repercutiram nas redes sociais. O laudo do Instituto Médico Legal (IML) de Sergipe apontou que o homem morreu por asfixia mecânica e insuficiência respiratória aguda.
“A violência policial, em nenhuma circunstância, é positiva para a sociedade ou para os profissionais e corporações da segurança pública. Por isso mesmo, deve ser repudiada e duramente combatida”, destacou o presidente da CDH.
A violência policial, em nenhuma circunstância, é positiva para a sociedade ou para os profissionais e corporações da segurança pública. Por isso mesmo, deve ser repudiada e duramente combatida.
— Humberto Costa (@senadorhumberto) May 26, 2022
Em nota, a PRF de Sergipe afirmou que foram utilizadas “técnicas de imobilização e instrumentos de menor potencial ofensivo” para conter Genivaldo. A corporação informa que foi aberto um procedimento disciplinar para averiguar a conduta dos policias envolvidos na ação.
Confira a íntegra da nota:
“Na data de hoje, 25 de maio de 2022, durante ação policial na BR-101, em Umbaúba-SE, um homem de 38 anos, resistiu ativamente a uma abordagem de uma equipe PRF. Em razão da sua agressividade, foram empregados técnicas de imobilização e instrumentos de menor potencial ofensivo para sua contenção e o indivíduo foi conduzido à Delegacia de Polícia Civil em Umbaúba.
Durante o deslocamento, o abordado veio a passar mal e socorrido de imediato ao Hospital José Nailson Moura, onde posteriormente foi atendido e constatado o óbito.
A equipe registrou a ocorrência na Polícia Judiciária, que irá apurar o caso. A Polícia Rodoviária Federal em Sergipe lamenta o ocorrido e informa que foi aberto procedimento disciplinar para averiguar a conduta dos policiais envolvidos.”