O Plenário aprovou, por 329 votos a 12, o regime de urgência para o Projeto de Lei 5082/16, que estabelece procedimentos de governança e de natureza tributárias para a modernização do futebol. O PL define as condições para que clubes de futebol, federações e ligas se transformem em sociedades anônimas (S/A), com ações negociadas em bolsas.
> Vídeo: Deputado diz que placa contra genocídio negro é desserviço
O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), escalou como relator, o deputado federal Pedro Paulo (DEM-RJ), que formatou o projeto junto com especialistas, clubes, atletas, federações, sindicatos, confederações, academia, representantes do poder judiciário e associações esportivas. O objetivo atacar os fatores que levaram o futebol brasileiro ao colapso econômico-financeiro e incentivar a profissionalização do esporte.
“O novo modelo possibilita explorar o potencial que o futebol tem de alavancar recursos, atrair investidores, e fortalecer a economia, multiplicando o número de empregos diretos e indiretos dos 370 mil atuais, para mais de 2 milhões novos postos de trabalho. Segundo um estudo feito pela Fundação Getúlio Vargas, o PIB gerado pelo futebol, que hoje está na faixa de 0,2%, pode aumentar para 1,1%. O impacto socioeconômico que o esporte pode gerar para o país é enorme. Os clubes têm que ajudar a nossa economia e deixar de depender de ações emergenciais do Estado”, ressalta o deputado Pedro Paulo.
> Deputado do PSL quebra placa contra genocídio negro na Câmara; veja o vídeo
A associação desportiva que sair do modelo de associação civil para empresa terá incentivos para ajudar a enfrentar as suas respectivas dívidas.
“O endividamento é um problema comum entre a maioria dos clubes brasileiros. Precisamos interromper esta geração de passivos e responsabilizar os responsáveis. O sufocamento dos clubes tira deles a capacidade de investir, de ter salários em dia, de formar uma geração de novos atletas e de empregar”, avalia o parlamentar.
Veja a íntegra do projeto:
Projeto Substitutivo e Parecer do Deputado Pedro Paulo ao PL Clube-empresa
*A matéria foi atualizada no dia 20/11 às 14h25 para corrigir informações que estavam equivocadas.
Deixe um comentário