A Ponte Honestino Guimarães, que liga o bairro nobre do Lago Sul ao Plano Piloto de Brasília, vai voltar a se chamar Ponte Costa e Silva. É o que consta de decisão unânime do Conselho Especial do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) tomada nesta terça-feira (6). Cabe recurso da decisão.
>> Distrito Federal retira de ponte homenagem a presidente militar do AI-5
Como mostra a foto acima, alguém sequer esperou a troca da placa e já pichou o nome do marechal da ditadura, que presidiu o Brasil entre 1967 e 1969, sobre o ex-presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE). Depois de preso por seis vezes no Rio de Janeiro, Honestino desapareceu durante o regime de exceção, em outubro de 1972.
Foi na gestão de Costa e Silva que foi instaurado o Ato Institucional nº 5, instrumento que deu início à fase de maior repressão da ditadura militar.
Ponte é uma das três que ligam Lago Sul ao Plano Piloto, onde ficam o Congresso e o Palácio do Planalto – Fone: Tony Winston / GDF
Leia também
Conforme decisão do colegiado do TJDFT, a lei que permitiu a mudança de nome, de 2015, é inconstitucional. O tribunal foi provocado a se manifestar em ação civil pública apresentada pela deputada federal eleita Bia Kicis (PRP), ex-procuradora do Distrito Federal e apoiadora do presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL). Cláudia Castro consta da ação como coautora.
“Ganhaaaaaamooooosssss!!!!! O Governo comunista do DF mudou o nome da Ponte Costa e Silva para Honestino Guimarães sem consultar a população, como determina a lei. Hoje ganhamos a ação popular que movemos. Viva a Democracia!”, festejou Bia em sua conta no Twitter.
Deputada eleita festejou a decisão do TJDFT por meio de sua conta no Twitter – Foto: Reprodução / Twitter
Além da necessidade de consulta pública, a ação também alega “vício de iniciativa” na mudança de nome da ponte, uma vez que apenas o governador do Distrito Federal poderia sugerir, por meio de projeto de lei, a alteração do nome da edificação. A lei que trocou o nome da ponte, inaugurada em 1976 com o nome de Costa e Silva, foi apresentada pelo então deputado distrital Ricardo Vale (PT).
A ação popular tramitou em duas varas do TJDFT antes de chegar ao Conselho Especial. Desde que a ponte foi rebatizada, há cerca de três anos, a placa que a nomeia foi diversas vezes pichada e depredada.
História
Projetada por Oscar Niemeyer, a ponte de 400 metros liga a Asa Sul e o Lago Sul. Começou a ser construída em 1967, ano em que Costa e Silva assumiu a Presidência da República, mas só foi concluída em 1976. Foi a última grande edificação em homenagem a um presidente militar em Brasília.
O projeto de lei que propiciou a troca de nome foi aprovado em julho de 2015 pela Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF). Desde 1999, a Casa já havia rejeitado três propostas com o objetivo de retirar o nome de Costa e Silva da ponte.
E que o DORIA faça o prefeito de SP consertar as MERDAS que fizeram no Minhocão!
A Organização Criminosa PT deu nome de assassino covarde da DITADURA Cubana a hospital e a Justiça nada fez!
Que agora venha a Comissão da “Verdadeira” Verdade para reverter a história e apagar de vez a PEÇONHA no Brasil!
E em 2019 haverá muitos blocos de carnaval fardados e camuflados!
Pra começo de conversa : ruas e pontes não deveriam ter nomes de pessoas. Poderiam ser números. Aí não teria essa viadagem,
Viadagem? Taí, a viadagem adoraria uma “Ponte 24” !
Pior que isso é perceber que amebas defendem a ditadura…mas isso apena até a página 2…quando alguem proximo ou até o proprio forem as vitimas ai tudo muda….
Exato! Lamentável a esquerda passar pano para o psicopata Maduro. Por isso ninguém comprou esses malandros se vendendo como democráticos.
BraZil com Z, só nesse Brazil mesmo temos todos os dias uma piada nova e nessa ai a piada tem até foto
Nem vou perder muito tempo com esse blah blah blah…
O Brasil acordou e esses arruaceiros, baderneiros, alienados, massas de manobras terão que se remoer de raiva.
São tão imbecis que são fascistas e nem sabem!!! kkkkkkk
Nem sonham que, quem defende o socialismo/comunismo, defende para outros, pois os cabeças pensantes da esquerda adoram um capitalismo.
Chupem!!!
Bolsonaro é o seu Presidente!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Desculpe não comprei o Bolsonaro, logo ele não é meu.
O Senhor parece ser um homem culto, então com toda certeza entendestes minha colocação.
Muito bem, agora tem o Elevado Costa e Silva em São Paulo, que também precisa voltar a ter seu nome retificado… Vamos ver quem terá coragem!
É tão bom ver uma deputada perdendo tempo com banalidades em um país com problemas sérios de corrupção e infra-estrutura. E para isso a que veio? Pois vou contrariar a todos e chamar essa ponte de Ponte da Falta do que Fazer, ou Ponte do Voto jogado Fora.
kekeke!!! Boa parte dos parlamentares só se preocupam com futilidades: nomes de ruas, nomes de pontes, nomes de escolas… essas coisas.
Sempre terá sido projetada por um comunista, de mãos limpas.
Ia escrever isso. Por que a fascistada não propõe a demolição da ponte? É ruim, heim?
Bela “ditadurinha” que não fuzilou seus opositores PEÇONHENTOS no paredão, como fizeram as DITADURAS comunistas e deu no que deu!
Para muitos jornalistas frangos, o Regime Militar, o brando, devia ter permitido que seus pais fumassem maconha na USP e suas mães andassem peladas na PUC!
Não precisavam de parede, era só levar para o DOPS e depois sumir com os corpos. Censura e vigia aos opositores. Realmente, foi uma bela “ditadurinha”.
Cristiano, concordamos que nosso papel deve ser o de condenar qualquer regime ditatorial.
Agora, também é verdade que a ditadura cubana, que dura até hoje, foi muito mais mortífera e cruel.
Cara, para mim ditadura é ditadura. Sou de esquerda, mas isso não me faz defender o regime cubano ou stalinista. Rejeito qualquer golpe de estado. Não gosto do Bolsonaro, mas ele foi eleito democraticamente e só tenho que torcer para que faça um governo decente, mesmo não acreditando nisso.
Nossa, sumiram com tantos corpos que depois do golpe do palanque das Diretas Já só apareceram “pessoas boas” para saquear e parasitar nos cofres públicos!.
MATARAM POUCO no REGIME MILITAR, o brando, e deu no que deu!
É só ver como a imprensa está infestada de PEÇONHENTOS daquela época e da herança maldita que ela deixou!
“Golpe dos palanques da Diretas Já”, “Mataram pouco no regime militar”. Falar o que diante destas frases não e? Triste, e lamentável que você pense assim. E por isso que eu não me queixo da situação do país. Nós merecemos o que temos. Desvalorizamos instituições democráticas e enaltecendo um regime ditatorial. 1984, Admirável mundo novo e Fahrenheit 451 não são mais distopias, são a realidade para algumas pessoas deste país. Só tenho a lamentar.
Dito Cujo, teu IP mostra que a tua capivara é um lamaçal!
Abra o olho.
Cabe à população do DF fazer justiça, É SÓ CONTINUAR SE REFERINDO À ESSA PONTE COMO HONESTINO GUIMARÃES,NUNCA PRONUNCIE ESSE NOME DA DITADURA.
Muito bom, normalidade voltando ao Brasil.
Normalidade,traduzindo para o tupiniquim…falta de vergonha na cara
Em que lugar estava à “vergonha na cara” quando trocaram o nome de forma ilegal? Indo contra a constituição vigente?
No mesmo lugar onde USTRA e seus capangas torturavam aqueles os quais chamava de “terroristas” contrariando não só a constituição de um país sério,como também os direitos básicos de expressão de liberdade.
A ditadura estava na Lei,a escravatura estava na Lei, o
Apartheid estava na lei. Não use a Lei como argumento para camuflar a falta de caráter dos homens!!!
Então posso presumir que você não gosta de seguir as leis?
E um erro não justifica outro. Embora grande parte era sim composta por terrorista, todavia o correto seria prisão perpétua por crime de terrorismo.
Sua presunções não sentido algum meu caro…Seguir leis que trazem devaneios e insegurança,não deixa de ser uma tolice.Gosto de seguir leis,desde que elas não se encaixem nos parametros citados…
Agora ta na hora de voltarem a chamar o Minhocão de elevado Costa e Silva de novo, por que o ex prefeito do PT, eleito como o pior prefeito da história da cidade mudou para elevado João Goulart, piada né
E piada de mau gosto!
E pra isso pagamos í postos, pra deputada passar meses lutando por um nome em ponte, e ainda comemora. Grande feito, agora vai trabalhar por causas de verdade que não é nome de ponte que seus eleitores te botaram ai.
Ela foi eleita agora. Entrou com a ação antes disso, na condição de cidadã.
Falou pouco, mas falou merda hein amigo. Ela foi eleita agora e assumirá em 2019, e sou eleitor dela com orgulho.
Esse BraZIl com Z que esse povão defende é foda viu hahahaha, 500 anos de Zês.
é o fim da liberdade de expressão
Quem está impedindo que diga suas asneiras?
já está acontecendo
Precisamos ter uma visão equilibrada sobre esse período histórico. Houve sim ditadura, mais branda que a esquerdista do Estado Novo de Vargas, mas houve. De outro lado, guerrilheiros não eram heróis da democracia coisa alguma, queriam substituir uma ditadura por outra, aos moldes cubanos. Não sei qual a história desse estudante, falo em termos gerais.
Getúlio Vargas esquerdista? Então Luís Carlos Prestes que tentou derruba-lo era o que? De direita? E outra, com que força esses “guerrilheiros” iriam aplicar um golpe? Não tinham armas, não tinham apoio popular, nem do partido comunista, e o principal, não tinham apoio do exército. Que golpe fantasma era esse?
Getúlio Vargas foi o pai do trabalhismo. Como não era de esquerda? O Prestes tinha o próprio projeto de poder e foi muito mais radical do que o Vargas, por isso se opôs a ele.
Realmente esses guerrilheiros nunca tiveram poder suficiente para colocar o Estado em risco e implantar aqui uma ditadura aos moldes de Cuba ou mesmo maoísta (a depender da orientação ideológica do grupo). Mas isto não os qualifica como democratas como quer a esquerda, de forma alguma. Agora, apoio do partido comunista tinham sim. Muitos foram treinados no exterior, inclusive.
Populismo não e projeto exclusivo de ideologia de esquerda, se você for de Brasília, deve conhecer, Joaquim Roriz, vai me dizer que ele e de esquerda tambem? O PCB não apoiou os guerrilheiros, mas isto não impediu que uma ala mais radical não o fizesse. E lógico que eles não eram democratas, mas quando o país entra em estado de sítio, os mais revoltosos sempre buscam uma via mais agressiva, não exclusividade de comunistas ou do Brasil. Acontece em qualquer parte do mundo, basta verificar o que houve na Turquia recentemente.
As pessoas teimam em falar bobagens sem conhecer a história, são como bozo ,falam e falam e não sabem do que está falando!
Ilumine-nos com sua sabedoria então.
Deve ser u história que segue somente a lógica esquerdista. Enfim, vamos esperar ela contar
Enfim uma matéria que me ajudará a mover uma ação popular para voltar o mesmo nome em uma ponte em minha cidade, que foi modificada sem seguir o que estipula a lei.
Homenagear facínoras da ditadura, que ordenaram assassinatos, torturas, prisões políticas, perseguições, censura e terrorismo, deveria ser terminantemente proibido.
Assim como deveriam terminar as “bolsas ditaduras” pra quem ou que fizeram parte de grupos terroristas da época, Ninguem lutou por democracia…
Terroristas foram os milicos que colocaram bombas na OAB e no Riocentro. Os que lutaram contra a ditadura lutaram contra uma ditadura, portanto pela democracia. Se tinham outros projetos, de socialismo, de ditadura do proletariado (que é uma democracia), de comunismo, isso é secundário. O que você chama de “bolsa ditadura” são indenizações merecidas aos que lutaram e se sacrificaram.
E qual a desculpa pra terem sido presos de novo na operação lava jato?
Chamar ‘ditadura do proletariado’ (onde foi implantando SEMPRE se voltou contra o proletariado e demais) de democracia é um contorcionismo linguístico astronômico. É pra acabar!!!
Se os revolucionários tupiniquins não tivessem praticado com inspiração no modelo ‘democrático’ cubano/castrista de conquista do Poder (leia-se GOLPE mesmo), ações terroristas a partir do Atentado do Aeroporto de Guararapes, em 66 e em Recife/PE, a fim de assassinar o presidente Costa e Silva e sua comissão, bem provável que não teríamos o AI-5 somente dois anos depois e que o regime militar teria durado menos.
Vamos fazer uma conta de padeiro aqui: Em 1959 Fulgêncio “tomou” o poder em Cuba decretando a ela uma “democracia” sem fim. Com medo que aqui acontecesse o mesmo deu no que deu..Pra toda ação existe uma reação..Lógico que teve gente inocente ai no meio que entrou de gaiato..
Ditadura do proletariado é democracia? Então na sua cabeça só existe ditadura de direita? Patético.
Fábio, o conceito de ditadura do proletariado só se aplica em oposição ao de ditadura da burguesia. É claro que o número de trabalhadores é muito maior que o dos patrões, portanto é uma ditadura democrática, da maioria.
Primeiro, depois de todos os regimes totalitários do século XX, nem deveríamos mais discutir a cantilena marxista, para lá de ultrapassada e equivocada.
Mas ditadura do proletariado é ditadura como qualquer outra. Se não existem certas liberdades fundamentais, então o regime é ditatorial, ainda que agrade suas preferências ideológicas. Na prática, as ditaduras do proletariado são como quaisquer outras: um grupo toma o poder a força ou clandestinamente por meio das instituições democráticas (como se deu na Venezuela e na Nicarágua), a pretexto da defesa de um bem maior, e suprime liberdades.
Desista Fábio, o cara é “Marxista Leninista”, observe a foto. Tipos assim são renitentes até a morte, se recusam a ver as verdades.
Realmente os militares foram terríveis naquela época, se não vejamos: o Brasil estava na 47ª posição na economia mundial e os incompetentes militares trouxeram para a 8ª posição mundial, simplesmente acabaram com a mão de obra instalando Indústria naval, de helicópteros, de aviões, construindo Itaipú, dominando a tecnologia nuclear, construindo usinas atômicas, dando início na Transamazônica que simplesmente parou ao cair na mão dos Gestores Públicos civis, todos tinham ensino na Educação Pública, na Saúde Pública e principalmente na Segurança Pública, havia controle sim de determinados assuntos que eram e continuam sendo impróprios para determinadas faixas etárias e combatiam somente vagabundos e aprendizes de comunistas que estavam se organizando para implantar um regime comunista igual a Cuba, inclusive muitos ativistas aprendizes de comunistas faziam cursos de guerrilhas na democrática Cuba, né Dilma?. Jamais incomodavam pessoas de bem!.
Numa democracia, com Juscelino, por exemplo, como presidente (que foi impedido pelos milicos), teria havido muito mais desenvolvimento sem assassinatos políticos, torturas, perseguições, censura, terrorismo com bombas, enfim, todas essas obras da pior orcrim que já governou este país.
Sabe nada, inocente!
Certo, mas de igual forma devem ser rechaçados os guerrilheiros da época, que não lutavam por democracia coisa alguma. Verdadeiros defensores da liberdade criticam os dois lados.