No momento em que escrevemos esta nota, os caminhoneiros seguem se mobilizando por todo o país com apoio da população. A greve dos caminhoneiros mudou a conjuntura, colocou o governo nas cordas, e pelo apoio entusiástico do conjunto da população, colocou na ordem do dia a convocação de uma Greve Geral no país, que unifique as lutas em curso e suas reivindicações num movimento que pode sim impor uma derrota ao governo Temer e sua quadrilha.
No entanto, por inacreditável que pareça, vários setores da esquerda brasileira questionam o apoio à greve. “O que está por trás da greve?”,perguntam, numa insinuação/acusação de que se trata de “coisa da direita golpista”. Não há atitude que ajude mais a direita do que esta, frente a uma luta profundamente justa e progressiva.
O que está por trás da greve dos caminhoneiros é o desmonte e a privatização da Petrobras, que vem do governo FHC e a que os governos do PT deram continuidade, com os leilões dos campos do pré-sal e a venda de ações e ativos da companhia, a política de desinvestimento e que continua e se aprofunda no governo da quadrilha chefiada por Temer, com reajuste diário do preço dos combustíveis e do gás de cozinha.
A Petrobras é administrada em obediência aos interesses dos investidores privados, nacionais e estrangeiros, que efetivamente mandam na companhia através da presidência de Pedro Parente. Querem é lucro, e alto. Só isso explica que, num país com a quantidade de petróleo e com a capacidade de refino que tem o Brasil, o preço do litro da gasolina e do diesel não está na casa dos centavos de reais. Só isso explica o botijão de gás de cozinha a 70 reais.
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As reivindicações da organização que convocou a greve são absolutamente justas e legitimas (veja aqui). Em nome do ajuste fiscal e do pagamento da dívida pública, o governo ao mesmo tempo em que desonera os grandes empresários, carrega a maioria da população com impostos. Os altos preços dos combustíveis não se justificam, pois serve somente para que o governo siga pagando os juros da dívida com os impostos e engordando os acionistas privados da Petrobras.
O sistema tributário brasileiro desonera os bancos, as grandes empresas e concentram os impostos nas costas dos trabalhadores, dos setores médios e consumidores. Quando um setor se levanta contra essa injustiça o que setem de fazer é apoiá-lo e buscar generalizar, fortalecer esse movimento, ao invés de ficar fazendo promessas eleitoreiras de “reforma tributária”.
Exigimos a redução dos preços do gás de cozinha e dos combustíveis e mais, lutemos por uma Petrobras 100% estatal e sob o controle dos trabalhadores, o fim imediato dos reajustes diários dos combustíveis, e a demissão de Pedro Parente, o presidente atual da Petrobras, cujo único interesse é encher o bolso dos grandes acionistas descarregando nas costas da população.
Porque apoiar a greve dos caminhoneiros
Os caminhoneiros são uma categoria típica do setor médio da nossa sociedade, que é arruinada pela grande burguesia e seus governos em épocas de crise como a que vivemos. É evidente que os grandes empresários do setor tentam se aproveitar da situação e da luta para colocar as suas demandas. E que setores da ultradireita como os bolsonaros da vida tentam ganhar hegemonia sobre o movimento, capitalizar para seu projeto. Isso é luta de classes.
Cabe à classe trabalhadora e suas organizações disputar a hegemonia deste movimento, lutar para uni-lo às suas lutas criando as condições para uma greve geral que pare o país e reúna força para derrotar o governo. Apoiar as reivindicações dos caminhoneiros ao mesmo tempo que soma a elas as demais reivindicações da nossa classe – baixar o preço do gás de cozinha; redução da jornada de trabalho sem redução de salários, aumentos dos salários, revogação da reforma trabalhistas; contra as privatizações e a reforma da previdência; Fora Temer e sua quadrilha…
Só assim fechamos espaço para setores da ultradireita como Bolsonaro, pois as organizações da classe trabalhadora são muito mais fortes que o movimento patético que o apoia. Só assim impedimos que o movimento dos caminhoneiros seja dirigido pela grande burguesia e fazemos com que se some efetivamente ao enorme descontentamento que toma conta da classe trabalhadora brasileira neste momento, e seja uma mola propulsora da sua luta.
Todo apoio à greve dos caminhoneiros!
Unificar as lutas! Greve Geral já!
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Tem que PRIVATIZAR essa empresa sim. Prejuízos ficam com os contribuintes e os lucros vão para quem? Um escárnio essa Maldita Petrobras servir para politicalhos oportunistas.PRIVATIZE JÁ!Zé Maria votei para vc em 1998!
Que seja vendida a Petrobras. Chega de cabides!
Esquerdistas têm QI de macaco. A cada letra, uma prova.
Sóbria e sensata análise. Parabens Zé.
A quem interessa a manutenção dessa estatal inchada e ineficiente? Aos políticos que saquearam bilhões do povo no petrolão, certamente sim. A incompetentes que mamam na estatal também. Já à sociedade e à classe consumidora, que paga um dos combustíveis mais caros do mundo, mesmo o Brasil sendo um grande produtor, certamente não.
As pessoas estão sentindo na pele essa semana as agruras desse monopólio estatal. Somente com livre mercado haverá barateamento do preço, para não falar em maior geração de empregos e arrecadação tributária. Interesse nacional é pagar combustível barato. Vimos bem como o monopólio estatal garante a segurança energética essa semana (só que não!).
Privatiza já!!!
Dar apoio aos caminhoneiros e defender ao mesmo tempo a manutenção da estatal é ser no mínimo incoerente.
Coerência não é o forte da esquerda.
Sejamos justos….Coerência não é o forte de muita gente no país, sobretudo os mais polarizados, os mais à esquerda ou à direita….A incoerência está bem democratizada hahahaha
Por que algumas pessoas não enxergam? Ou será que não querem ver? Ou ainda, que veem, mas, por motivos ideológicos, insistem em deturpar ou se enganar sobre o que estão vendo?
Quem são os maiores beneficiados dessa greve? Quem terá mais lucros com um possível barateamento do diesel? Caminhoneiros assalariados ou empresários que abastecem seus caminhões? Ora, o governo Temer é péssimo, disputa pau a pau com o de sua antecessora do qual foi vice, mas não é por isso que deve-se apoiar qualquer movimento contrario a ele, pois não é porque ele é ruim que todo o resto que o contrarie é bom.
O governo Temer é ruim, o Governo Dilma com sua política em relação a preços, tentando mantê-los baixos para ganhar pontos com a população, também foi ruim e provocou as altas de hoje e a greve dos caminhoneiros, digo, dos empresários do setor de transportes, também é ruim. Só cegos de esquerda não veem. Ou será que veem, mas fingem cegueira apenas para fazer oposição?
Concordo plenamente….As pessoas estão obcecadas em derrubar esse governo (como outros estiveram em derrubar a Dilma), e o caos nunca para, o país vai à falência desse jeito….Estão brincando com coisa séria….. Pior que ié um movimento de cegos de esquerda e de direita também, com os caras pedindo intervenção militar, Bolsonaro apoiando a greve pra fazer média com um setor da população, e por aí vai….Sem falar que agora estão surgindo denúncias de milícias de extrema direita impedindo os caminhoneiros de ir trabalhar, com o objetivo de derrubar o governo… Não sei se é verdade, mas se for é algo seríssimo…. E como disse hoje o Sérgio Abranches na CBN, os autônomos não viveriam mais de uma semana em greve se não tivesse alguém financiando ou impedindo eles de trabalhar, eles precisam de frete para sobreviver; não tem carteira assinada, trabalho garantido nada que permita ficarem fazendo greve assim ……
Tá complicado, as influências políticas podem vir dos dois lados, mas de qualquer forma são péssimas para o país….
O preço do Botijão de gás É DEFINIDO PELA BOLÍVIA, maior fornecedor do produto graças ao seu querido Lula e cujo governante também é de ESQUERDA, e pelo PETISTA DA JBS/Friboi, que especula com a alta do dólar.
Tem de privatizar a Petrobras sim, pois os únicos interessados no monopólio da estatal são os POLÍTICOS CORRUPTOS de sempre.
Já Chega de Corrução, #Privatizajá!