Eduardo Bolsonaro, Jean Wyllys e Chico Alencar, os melhores da Câmara na votação da internet

Reprodução Agência Câmara

Eduardo Bolsonaro, Jean Wyllys e Chico Alencar foram os três primeiros colocados na votação popular pela internet

 

Com ampla vantagem, o deputado Eduardo Bolsonaro (PSC-SP) foi o grande vencedor na Câmara entre os parlamentares mais bem avaliados na consulta da internet. Terceiro colocado na última edição, em 2015, Eduardo recebeu desta vez 55.256 votos. Quase o triplo da votação do segundo colocado, Jean Wyllys (Psol-RJ), que ficou com 20.776 votos. O terceiro mais votado na internet foi o também deputado pelo Psol do Rio de Janeiro Chico Alencar, com 18.072 votos. O resultado foi anunciado na noite desta quinta-feira (19) na festa do Prêmio Congresso em Foco 2017.

Eduardo Bolsonaro, Jean Wyllys e Chico Alencar receberam troféus. Além deles, também foram premiados outros 17 deputados que ficaram entre os 20 melhores, na avaliação do público da internet.

Eduardo Bolsonaro, eleito pelo voto popular como o melhor deputado de 2017, ressaltou que a escolha foi democrática e se disse honrado com a premiação. “Venho aqui representar a família brasileira, pois eles me apoiaram até aqui. Estamos aqui para fazer com que não ocorra a inversão, os homens da segurança pública sejam tratados como algozes e os bandidos como heróis”, defendeu em seu discurso.

Um dos três filtros desta décima edição do Prêmio Congresso em Foco 2017, a consulta popular na internet para a escolha dos melhores deputados e senadores do ano teve 1.034.683 votos validados, distribuídos por 130.113 pessoas, entre 1º e 30 de setembro. Os participantes da votação digital podem ter certeza de uma coisa: poucas consultas feitas pela internet são tão bem monitoradas quanto esta.

Os mais votados

Filho do também deputado Jair Bolsonaro (PSC-RJ), Eduardo é formado em Direito e escrivão da Polícia Federal. Em seu primeiro mandato eletivo, o parlamentar de 33 anos segue as mesmas bandeiras do pai, como a defesa da propriedade privada, a redução da maioridade penal, a revogação do Estatuto do Desarmamento e a reprovação pública do casamento entre pessoas do mesmo sexo e da política de cotas raciais.

Jornalista, professor e mestre em Linguística e Letras, Jean Wyllys foi o primeiro homossexual a se eleger deputado federal com a defesa da causa gay, em 2010. Entre suas principais bandeiras temáticas estão o combate à homofobia, à intolerância religiosa, à exploração sexual infantil, ao trabalho escravo e à violência contra a mulher. Militante na defesa da educação, dos direitos humanos e das minorias, o parlamentar já foi considerado o melhor deputado em três edições do prêmio na votação da internet.

Professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), historiador e mestre em Educação, Chico Alencar é deputado federal desde 2003. Trocou o PT pelo Psol, em 2005, na crise do mensalão, por discordar dos rumos do partido. Entre suas principais bandeiras, está a defesa da ética na administração pública, dos direitos humanos e da educação. Aos 68 anos, foi apontado entre os melhores parlamentares em todas as edições do Prêmio Congresso em Foco, desde sua criação, em 2006.

Veja a votação da internet, por ordem decrescente:

1º         Eduardo Bolsonaro (PSC-SP) – 55.256 votos

2º         Jean Wyllys (Psol-RJ) – 20.776

3º         Chico Alencar (Psol-RJ) – 18.072

4º         Luiza Erundina (Psol-SP) – 13.682

5º         Glauber Braga (Psol-RJ) – 12.399

6º         Alessandro Molon (Rede-RJ) – 12.323

7º         Ivan Valente (Psol-SP) – 12.123

8º         Major Olímpio (SD-SP) – 9.040

9º         Delegado Francischini (SD-PR) –  7.351

10º       Tiririca (PR-SP) – 6.342

11º       Edmilson Rodrigues (Psol-PA) – 5.238

12º       Benedita da Silva (PT-RJ) – 4.476

13º       Capitão Augusto (PR-SP) –  4.244

14º       Wadih Damous (PT-RJ) – 3.973

15º       Paulo Teixeira (PT-SP) – 3.908

16º       Rogério Peninha Mendonça (PMDB-SC) – 3.377

17º       Alice Portugal (PCdoB-BA) – 2.750

18º       Bohn Gass (PT-RS) – 2.731

19º       Delegado Waldir (PR-GO) – 2.560

20º       Enio Verri (PT-PR) – 2.440

Segurança do sistema

Na consulta popular deste ano foi adotado o sistema de votação desenvolvido pela mais conceituada empresa de software de pesquisas do mundo, a Survey Monkey, companhia norte-americana reconhecida mundialmente por sua capacidade de processamento e segurança de dados, e também pela auditoria realizada diariamente em cada um dos votos recebidos.

Esses votos passam inicialmente pela checagem e filtragem dos seus números de Internet Protocol – o famoso IP, número pelo qual o dispositivo usado pelo usuário é identificado na rede mundial de computadores.

Em seguida, todo o material coletado foi submetido a uma cuidadosa checagem feita por meio de auditoria interna, a cargo da área de tecnologia do Congresso em Foco, e colocada à disposição dos auditores externos da Associação Nacional dos Peritos Criminais Federais (APCF), entidade que reúne os peritos da Polícia Federal.

A votação na internet não é a única filtragem para a escolha dos parlamentares que mais se destacam no exercício da atividade parlamentar em 2017. As outras duas listas de premiados sairão da tradicional consulta entre os jornalistas que cobrem o Congresso (73 de 45 veículos participaram nesta edição) e, de maneira inédita, do julgamento de um júri qualificado. A premiação dos jurados será um dos pontos altos da cerimônia de premiação.

O Prêmio Congresso em Foco teve o patrocínio e apoio da AmbevAnabbGoverno de Mato GrossoUberAPCFAnffa SindicalSinprofazAnfipAnadefAMBCiclo de GestãoFebrafiteAbrigOAB-DFSindicato dos Jornalistas

<< Por que é seguro votar no Prêmio Congresso em Foco

<< Outras informações sobre o prêmio

 

Patrocínio:


Apoio:

 

Apoio Institucional:

Continuar lendo

Publicidade Publicidade