Terça, 24 de Janeiro de 2017

Congresso em Foco ganha Prêmio Embratel

Fábio GóisO Congresso em Foco acaba de fechar o ano de 2009 com a “tríplice coroa” da premiação jornalística brasileira. Depois de conquistar os prêmios Esso e Vladimir Herzog, o site ganhou nesta quarta-feira (11) o Prêmio Imprensa Embratel na categoria jornalismo …

Fábio Góis
O Congresso em Foco acaba de fechar o ano de 2009 com a “tríplice coroa” da premiação jornalística brasileira. Depois de conquistar os prêmios Esso e Vladimir Herzog, o site ganhou nesta quarta-feira (11) o Prêmio Imprensa Embratel na categoria jornalismo investigativo (Troféu Tim Lopes), com a série de reportagens Farra das passagens. Trata-se da primeira honraria concedida pelo Prêmio Embratel a um veículo de internet.
 
A cerimônia de premiação foi realizada há pouco no Canecão, no Rio de Janeiro, com show do cantor e compositor “ex-Titãs” Nando Reis no encerramento. Ao receber e agradecer pelo prêmio, o editor do site, Edson Sardinha, estendeu à equipe os méritos pela conquista. Ele fez um agradecimento especial a Eumano Silva, que atuou como editor executivo do Congresso em Foco entre fevereiro e setembro deste ano, e ao diretor do site, Sylvio Costa.  

“Esse reconhecimento premia todo o trabalho feito pelo Congresso em Foco desde o seu início. Mostra que é possível fazer um jornalismo de qualidade em um veículo independente”, disse Edson, ao ressaltar a expectativa sobre a última das 17 categorias anunciadas. “Os irmaõs do Tim Lopes [jornalista da TV Globo morto em 2002, em plena apuração jornalística sobre o tráfico nas favelas do Rio] vieram nos cumprimentar pelo prêmio, espontaneamente. Foi emocionante.”  

A partir do dia 16 de março, o Congresso em Foco começou a mostrar ao país que deputados e senadores de todos os partidos, líderes de bancada, ministros, ex-parlamentares, integrantes da Mesa Diretora, como o presidente da Câmara, todos usavam como queriam passagens aéreas pagas com dinheiro público. Até artistas de TV e cantores gospel foram transportados com a cota parlamentar. Pelo menos 261 congressistas viajaram para o exterior.


As revelações mostraram que até o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, voou para o exterior com recursos públicos. As investigações mostraram que ele foi vítima de um esquema, pelo qual 44 servidores da Câmara foram processados administrativamente outros seis deputados, investigados.


Como efeito da série de reportagens, vários parlamentares devolveram o dinheiro gasto, Senado e Câmara mudaram as regras de uso de passagens para reduzir as despesas e, ao mesmo tempo, perdoar as práticas do passado, consideradas irregulares pelo Ministério Público Federal e pelo Tribunal de Contas da União.


O prêmio Imprensa Embratel recebeu 1.219 reportagens inscritas, das quais 52 foram selecionadas como finalistas. Na categoria jornalismo investigativo, a quantidade de trabalhos subiu 32% em relação à última edição, passando de 46 para 61.   


Conheça todas as reportagens premiadas no Prêmio Embratel


Grande Prêmio Barbosa Lima Sobrinho
CASO ZOGHBI, de Andrei Meireles e Matheus Leitão – revista Época – Reportagens sobre negócios do ex-diretor de Recursos Humanos do Senado João Carlos Zoghbi e como funcionava o seu esquema de arrecadação. Ele abriu cinco empresas em nome de sua ex-babá e ama de leite, uma senhora de 83 anos e semi-analfabeta, para receber propina de bancos; tentou subornar, juntamente com a sua mulher, Denise Zoghbi, a equipe de reportagem com um automóvel Mercedes Benz e, juntos, acusaram o ex-diretor geral, Agaciel Maia, de comandar num grande esquema de corrupção no Senado. A reportagem motivou a abertura de vários inquéritos, administrativos e policiais.


Reportagem de jornal e revista (tema livre)
FAVELA S.A, de Sérgio Ramalho, Cristiane de Cássia, Dimmi Amora, Fernanda Pontes, Selma Schmidt, Carla Rocha e Luiz Ernesto Magalhães -  jornal O Globo
 
Jornalismo investigativo
A FARRA DAS PASSAGENS, de Lúcio Lambranho, Edson Sardinha, Eduardo Militão e Eumano Silva– site Congresso em Foco
 
Reportagem fotográfica
LADRÃO EM FUGA, de Adenilson Nunes – jornal Correio da Bahia


Reportagem esportiva
A COPA DO MUNDO É NOSSA, de Helvídio Mattos e equipe – ESPN Brasil


Reportagem em emissora de TV
EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA, de Alan Severiano e equipe – TV Globo-Rio


Reportagem cinematográfica
JOVEM MORTE, de Junior Alves – TV SBT


Reportagem Econômica
O BRASIL QUE EMERGIRÁ DA CRISE, de Ricardo Allan, Vânia Cristino, Mariana Flores, Letícia Nobre, Edna Simão, Vicente Nunes, Luciana Navarro, Karla Mendes e Luciano Pires – jornal Correio Braziliense


Reportagem de Rádio
PERIGO NA TELA: O VÍCIO DO NOVO SÉCULO, de Marcelo Santos – rádio Catarinense


Jornalismo cultural
MACHADO DE ASSIS – 100 ANOS DE MEMÓRIA, de Ana Lúcia do Vale e Kamille Viola – jornal O Dia


Responsabilidade Socioambiental
A MORTE LENTA DA FLORESTA DO MAR, de Leonardo Cavalcanti – jornal Correio Braziliense


TI, Comunicação e Multimídia – Veículo não-especializado
TECNOLOGIA PARA ESPECIAIS, de Julia Tavares – Rede Minas de Televisão


TI, Comunicação e Multimídia – Veículo especializado
RETRATO DE UMA DÉCADA, de Gilberto Pavoni Junior, Vitor Cavalcanti, Felipe Dreher e Ana Lúcia Moura Fé – Information Week Brasil


Região Norte
TRABALHO ESCRAVO, de Nyelsen Martins e equipe – TV Record
 
Região Centro-Oeste
MENINOS SEM FUTURO, de Vinicius Jorge Sassine – jornal O Popular


Região Nordeste
ARQUIVO MORTO – MÁFIA DAS EXECUÇÕES EM FORTALEZA, de Demitri Túlio, Cláudio Ribeiro e Thiago Cafardo – jornal O Povo


Região Sul
A EPIDEMIA DO CRACK, de Itamar Melo e Patrícia Rocha – jornal Zero Hora


Região Sudeste
O GOLPE DO SINAL AMARELO, de Antero Gomes – jornal Extra
<

Continuar lendo

Curtir Congresso em Foco no Twitter e Facebook:

Deixe um comentário

comments powered by Disqus
Publicidade Publicidade