Com o objetivo de dar visibilidade ao trabalho dos bons parlamentares e reconhecer aqueles que se destacam na representação da população no Congresso Nacional, o prêmio é um convite para que a sociedade acompanhe as ações do poder Legislativo. Marcello Terto avalia que as bandeiras defendidas pela Anape se identificam com a proposta da premiação. “Essa função de destacar a atuação e parlamentares engajados com grandes causas de interesse da população e da administração pública do ponto de vista da eficiência, do combate à corrupção, com certeza, tem uma grande afinidade com a nossa atuação aqui no dia a dia, que é promover a afirmação das instituições públicas brasileiras”.
Leia também
Fortalecer as instituições públicas é um tema caro à Anape, que vê o atual cenário de crise econômica e política como um desafio a ser superado, e que, ao final, pode contribuir com o amadurecimento das estruturas administrativas do país. “Vivemos um momento de crise que tem um viés de questionamento dessas instituições, mas na verdade não é o momento de desconstrução das instituições públicas, mas de afirmação. Você vê que há ainda estabilidade institucional considerável no país, e nós precisamos agora garantir a ampliação da atuação dessas entidades, como a advocacia pública, que tem todo interesse em promover esse debate, de modo a fazer com que a sociedade veja a importância das instituições que servem a ela própria”, argumenta Terto.
Prêmio
O Prêmio Congresso em Foco é promovido por este site desde 2006. A proposta da premiação é difundir o conceito democrático de que os direitos e deveres dos eleitores e eleitoras vão além do simples ato de votar, a cada eleição, e devem necessariamente incluir o acompanhamento ativo, permanente e consciente da atuação dos representantes eleitos.
A votação do prêmio foi encerrada na noite do último domingo (20). Os vencedores serão anunciados na cerimônia de premiação, no dia 8 de outubro, em Brasília. Como tem sido feito nos anos anteriores, o regulamento do prêmio determina que só podem concorrer os parlamentares que não respondem a ação penal ou inquérito n Supremo Tribunal Federal (STF).
Serão premiados os dez senadores e os vinte deputados mais votados nas categorias gerais: Melhores senadores e Melhores deputados do ano. A nona edição do prêmio também estabelece cinco categorias especiais: Parlamentares de Futuro, Defesa da Agropecuária, Cidadania e Justiça Social, Combate à Corrupção e ao Crime Organizado e Profissionalização da Gestão Pública. Serão premiados os cinco parlamentares mais votados em cada uma das categorias especiais.
Os jornalistas que cobrem o Congresso Nacional também elegeram em uma votação à parte os parlamentares que, a seu ver, melhor representam a população no Congresso.
Veja quais são os senadores mais bem avaliados pelos jornalistas
Veja quais são os deputados mais bem avaliados pelos jornalistas
Deixe um comentário