Eleições na Câmara e no Senado movimentam parlamentares. Veja vídeo

Congresso em Foco mostra neste vídeo feito exclusivamente para o Canal Reload como funciona o processo eleitoral para as Mesas da Câmara e do Senado, que acontecem na primeira semana de fevereiro. Além disso, o vídeo também traduz para linguagem jovem quais são as atribuições de deputados e senadores.

O MDB decidiu nesta terça-feira, por unanimidade, (12) escolher  Simone Tebet (MS) como candidata a presidente do Senado. A decisão foi confirmada mais cedo ao Congresso em Foco pelo líder do MDB, Eduardo Braga (AM), que também era cotado pelo partido.

Já a bancada do PL no Senado, com três representantes, decidiu apoiar a candidatura de Rodrigo Pacheco (DEM-MG) à presidência. O líder do DEM já tinha o apoio do PSD, PT, Republicanos, Pros e PSC. Com a decisão do PL, sem considerar traições, o bloco de sustentação da candidatura do senador tem 32 votos. A expectativa é que amanhã (13) o mineiro consiga o apoio do PP, o que levaria o grupo a ter 39 votos, distante apenas de dois para conseguir o número necessário para se eleger.

Já na Câmara, a disputa segue polarizada entre Arthur Lira (PP-AL) e Baleia Rossi (MDB-SP). A aliança do emedebista é composta de 11 partidos. São eles: MDB, PSDB, DEM, PT, PSL, Cidadania, PV, PSB, PDT, PCdoB e Rede. Já do lado de Arthur Lira, que recebe o apoio de Jair Bolsonaro, estão PP, Solidariedade, PL, PSD, Patriota, PSC, Pros e Avante.

Reload

O Reload é uma das iniciativas ganhadoras do Google News Innovation Challenge em 2019, projeto do Google News Initiative para ajudar o jornalismo a prosperar na era digital. Voltado para o público jovem, o Reload remixa conteúdos de((o))ecoAgência LupaAgência PúblicaAmazônia Real, Congresso em Foco, ÉnoisMarco Zero ConteúdoPonte JornalismoProjeto #Colabora e Repórter Brasil . O conteúdo do canal pode ser encontrado no Instagram e noTwitter, noFacebook e também no YouTube.

> PSL avança em processo de expulsão de deputados que apoiam Lira

Continuar lendo