Vencemos o Desafio Google. Saiba o que isso significa

O Congresso em Foco venceu o desafio Google

O Congresso em Foco é um dos vencedores do primeiro Desafio de Inovação da Google News Initiative na América Latina. O Desafio Google foi lançado para acelerar a inovação no jornalismo e recebeu 300 inscrições. Apenas 30 trabalhos propostos foram selecionados para desenvolver novos formatos ou modelos de negócio para organizações jornalísticas, sempre pautados pela tecnologia.

Duas dessas propostas têm o Congresso em Foco como signatário. Uma delas envolve a organização e a publicação de um banco de dados inteligente, o Radar do Congressosobre os deputados federais e os senadores, seus pronunciamentos, projetos, rolos judiciais, bens declarados, posicionamento em votações decisivas, nível de convergência com as propostas votadas com o apoio do governo ... uma novidade... nível de transparência. Isto é, a capacidade de cada parlamentar de dar conhecimento público daquilo que, embora seja de interesse geral, as regras lhe permitem esconder da sociedade (mais detalhes aqui).

O Radar do Congresso oferecerá uma infinidade de serviços gratuitos e de possibilidades de pesquisas para todos que acessam o site, além de servir de alavanca para insights e informações customizadas destinadas a assinantes. Em ambos os casos, o resultado final será a produção de um conteúdo de mais qualidade sobre o Congresso Nacional, seus integrantes e as propostas legislativas em debate.

O modelo de negócios segue a experiência do Painel do Poder, pesquisa trimestral com os principais líderes do Parlamento brasileiro. Parte dos resultados da pesquisa é publicada no site, para livre acesso, e parte é destinada a quem paga para receber o relatório completo ou mesmo incluir perguntas no questionário (os interessados no serviço devem escrever para congressoemfoco@congressoemfoco.com.br).

"É um passo a mais que estamos dando para trazer a tecnologia para o centro das operações do  Congresso em Foco", diz o fundador deste site, Sylvio Costa. Ele lembra que o trabalho do  Congresso em Foco de aliar o jornalismo à tecnologia havia sido reconhecido no último mês de junho pelo Festival de Cannes, ao premiar o Trending Botics com um Leão de Bronze. O projeto foi uma parceria com a agência FCB Brasil.

No outro trabalho, o Congresso em Foco integra  um conjunto de dez organizações de jornalismo que se juntaram para lançar um canal de vídeos voltado para jovens, o Reload. Também participam do projeto Repórter Brasil, Énois, Colabora, Marco Zero, Ponte Jornalismo, Amazônia Real, Agência Pública, ((o))eco e Agência Lupa.

Ao todo, 12 dos 30 projetos selecionados pelo Desafio Google são do Brasil, o país com o maior número de veículos de comunicação contemplados. Também foram escolhidas propostas das seguintes organizações: O Globo, Estadão, Bandeirantes, Piauí, Aos Fatos, Jornal do Comércio, Jota, AzMina, Abraji e Periferia em Movimento.

"O Desafio de Inovação, do qual o  Congresso em Foco faz parte, empodera as redações para que elas possam adotar inovação e tecnologia e, ao mesmo tempo, evoluir para modelos de negócio que deem sustentabilidade ao jornalismo sustentável na era digital", diz o coordenador do News Lab no Brasil, Marco Túlio Pires, que parabenizou o  Congresso em Foco pela participação no projeto: "O mérito de ter sido escolhido é todo de vocês", disse.

Para Marco Túlio, o resultado do primeiro Google Challenge da América Latina é positivo e mostra o potencial da região de produzir conteúdo jornalístico de qualidade. "Confirmou a nossa crença de que a inovação está presente na América Latina, de que os veículos realmente têm excelentes ideias - ideias genuinamente latino-americanas e ideias brasileiras para problemas brasileiros", avalia. Ele acrescenta que o resultado ainda mostra que as redações dos jornais locais precisavam apenas de um incentivo para tocar projetos inovadores de jornalismo.

Para financiar os 30 projetos escolhidos, o Google investirá R$ 16,5 milhões. Marco Túlio destaca a diversidade dos selecionados. Vão desde empresas de comunicação tradicionais e de grande porte até veículos digitais nativos, com diferentes tamanhos e características, incluindo coletivos sem fins lucrativos e organizações da periferia.

> Acesse agora o Radar do Congresso

> Conheça o Reload


Texto atualizado em 30 de setembro de 2020 para incorporar os links acima e informações mais recentes sobre os dois projetos de que o Congresso em Foco participa.

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