Após o Supremo Tribunal Federal (STF) decidir pela inconstitucionalidade da prisão em segunda instância, o que deve resultar na soltura de presos da Lava Jato, dentre eles o ex-presidente Lula, o deputado da ala bolsonarista do PSL, Daniel Silveira (RJ), publicou em sua conta no Twitter que “se precisar de um cabo” pode contar com ele. A publicação é uma clara referência a fala de Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), filho do presidente da República, que declarou em 2018 que para fechar o STF bastaria um cabo e um soldado.
> Maia e Alcolumbre são os principais obstáculos à prisão em 2ª instância
Leia também
O post de Daniel recebeu uma curtida do deputado Filipe Barros (PSL-PR) que também pertence a ala bolsonarista da legenda.
Daniel Silveira tem se envolvido em escândalos desde a eleição. Quando ainda era candidato ao cargo federal, o parlamentar apareceu em um vídeo postado nas redes sociais, onde retirava ma placa em homenagem a Marielle Franco, brutalmente assassinada por milicianos no Rio de Janeiro. Dias depois, o então candidato levou a placa a um ato político para apoiadores em Petrópolis, na Região Serrana e exibiu a homenagem quebrada ao meio.
Mais recentemente o deputado apareceu em um vídeo quebrando o celular do blogueiro Guga Noblat que o questionava dentro da Câmara.
Veja reportagem da Band sobre o assunto:
Durante o racha que dividiu o PSL, Daniel Silveira ficou ao lado da ala bolsonarista. Ele gravou e divulgou uma reunião interna da ala ligada a Luciano Bivar, em que o então líder do partido na Câmara, Delegado Waldir (GO), aparecia falando que iria implodir o presidente.
Eduardo Bolsonaro: Um cabo e um soldado
Em um vídeo postado nas redes sociais, Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) disse que bastam um soldado e um cabo para fechar o Supremo Tribunal Federal. A afirmação foi em resposta a um questionamento sobre uma possível ação do Exército caso Bolsonaro fosse impedido de assumir a Presidência por alguma decisão do Supremo.
“Se quiser fechar o STF, sabe o que você faz? Não manda nem um jipe. Manda um soldado e um cabo. Não é querer desmerecer o soldado e o cabo”, afirmou o deputado eleito para uma plateia de estudantes, em uma palestra antes do primeiro turno.
Eduardo Bolsonaro acrescentou: “O que é o STF? Tira a poder da caneta da mão de um ministro do STF, o que ele é na rua. Se você prender um ministro do STF, você acha que vai ter manifestação popular a favor dos ministros do STF? Milhões na rua?”.
*Com informações da Agência Brasil
> Lava Jato: quem pode se livrar da prisão com a decisão do STF
> Toffoli sugere que Congresso legisle sobre prisão em 2ª instância