Apontado como candidato do Psol e do PT para a disputa municipal do Rio de Janeiro no próximo ano, o deputado federal Marcelo Freixo (Psol) virou alvo de críticas nas redes sociais nesta quinta-feira (5) por conta da votação do pacote anticrime. Ele votou a favor do projeto, argumentando que o texto original do ministro Sergio Moro foi aperfeiçoado no grupo de trabalho que analisou a proposta na Câmara. Mesmo assim, não foi compreendido por boa parte dos seus eleitores e acabou sendo taxado de “Tabata do pacote anticrime”.
> Confira como cada deputado votou no pacote anticrime
Os internautas, que em julho também não aceitaram o voto de Tabata Amaral (PDT-SP) a favor da reforma da Previdência, reclamam que, por ser oposição, Freixo deveria ter se posicionado contra o pacote anticrime de Moro. O nome do deputado carioca chegou a ficar entre os Trend Topics do Twitter por conta das críticas. Por isso, ele publicou um vídeo para explicar o seu voto.
Freixo, que foi um dos representantes da oposição no grupo de trabalho que analisou as propostas do governo para a segurança pública, lembrou que nos últimos 200 dias muitas mudanças foram feitas às propostas de Moro para que elas ficassem mais próximas da realidade das cidades brasileiras. Ele disse ainda que “o pior” foi retirado do texto, como a excludente de ilicitude, o plea bargain e a prisão em segunda instância. E defendeu que era precisa aprovar o texto do grupo de trabalho para que o pacote original de Moro voltasse. Veja o vídeo:
Só havia duas opções na votação do Pacote Moro: aprovar o texto alternativo, que derrubou as medidas mais desastrosas do ministro, como a excludente de ilicitude, ou aprovar o texto original, cheio de aberrações. Votamos pra derrotar os abusos do ministro. https://t.co/6b3Okvhrhy
— Marcelo Freixo (@MarceloFreixo) December 5, 2019
“A proposta do ministro Sergio Moro criava um estado penal. Era uma proposta muito ruim. […] Mas durante 200 dias esse grupo de trabalho fez um trabalho intenso. Ouviu especialistas, organizações sociais e chegou a um texto final do grupo de trabalho. Este texto era um texto que tirava a essência do pacote de Moro. Tirava a excludente de ilicitude, tirava o plea bargain, garantia a audiência de custódia. Tiramos a pior parte do pacote do ministro Sergio Moro”, afirma Freixo.
Ele admitiu que “algumas partes ruins” ficaram por conta da conjuntura da política brasileira. Mas lembrou que os deputados ainda conseguiram acrescentar novos artigos do pacote anticrime, como o que cria o juiz de garantias.
Como adiantou o Congresso em Foco, das 113 medidas propostas pelo grupo de trabalho, só 17 foram aprovadas da forma como chegaram ao Congresso. Outras 46 foram aprovadas mas só depois de sofrerem ajustes. Os deputados ainda retiraram 29 itens da proposta original e inseriram 21 novos artigos no Pacote Anticrime. Ou seja, 31% das propostas de combate à criminalidade do governo de Jair Bolsonaro saíram do texto que foi aprovado nessa quarta-feira (4) pelo plenário da Câmara.
“Esse texto, com alguns avanços, a manutenção de retrocessos, mas principalmente com a derrota dos pontos centrais do pacote de Moro é que foi votado ontem. Se não votéssemos nesse projeto, se perdêssemos a votação desse novo texto, voltaria o testo original do pacote de Moro. É isso que a gente precisa entender: ou era o texto do grupo de trabalho com esses avanços e a manutenção de algumas derrotas ou era o texto do pacote de Moro, que era um estado penal com a excludente de ilicitude. Ou votava um ou outro. Então, a gente poderia perder”, justificou Moro.
Ele lembrou ainda que não foi o único deputado de oposição a ter esse entendimento e votar a favor do texto do grupo de trabalho, que também já havia sido defendido por parlamentares como Orlando Silva (PCdoB-SP). Tanto que só nove votos contrários ao texto foram registrados nessa quarta-feira (4). “Nesse sentido foram importante os 408 votos para garantir esse texto e sim caracterizar a derrota da proposta de Moro. Por isso meu voto foi sim. Por isso a gente entende que ao derrotar o pacote do ministro Sergio Moro com essas características, principalmente a excludente de iliciutde, não deixa de ser uma vitória”, concluiu Freixo.
> Pacote anticrime ficou “menos pior”, mas ainda é retrocesso, avaliam especialistas
> Tenha a melhor cobertura do Congresso de graça no seu Whatsapp
O marcelo frouxo é criticado pela própria cambada da qual ele faz parte.
Cai fora do meio dessa gentalha, marcelo, pt e psol.
O frouxo é criticado pela própria cambada da qual ele faz parte.
Cai fora do meio dessa gentalha, pt e psol.
Comparar o Freixo q luta pelos assalariados com uma traidora é uma grande palhaçada. Completando: Não queira meu caro chamar de gado quem é anti Bolsonaro porque esse contexto já existe e tem dono e foi merecidamente dado aos seguidores do Jair.
Louvável a atitude do Freixo, não é porque é oposição que não deve analisar cada proposta e votar de acordo com o que acredita.
https://uploads.disquscdn.com/images/640cfe04745b760ade872e1e1afe14f15d489722de1056eb06d22e15ed3b6ffb.jpg
Freixo tem cara de cachaceiro, igualzinho o Lula.
Cachaceiro? KKKKK, o negócio dele é outro!
Ser de esquerda e coerente não é possível, todo esquerdista que tenta é massacrado pela zumbilândia vermelha.
Pois é, para esquerdopata, ser oposição é votar contra tudo, mesmo que seja bom para o País, uma lástima
Que desgraça de “Juiz de Garantia”? Outra instância que fará a coisa andar mais lentamente, ter mais servidores, mais verba, mais penduricalho, mais dinheiro, etc?
Esse pessoal esquerdalha, merece “el paredon”, como faziam os donos deles, fidel, gevara e outras tranqueiras comunistas.
que isso minha senhora
Esse pessoal esquerdalha, merece “el paredon”, como faziam os donos deles, fidel, o argentino guevara e outras tranqueiras comunistas.
Não sei porque alguns esquerdoentes, estão rasgando as “carcinhas” o congresso mexeu tanto neste pacote, que hoje o mesmo “Pacote Pró-Crime” é so fazer a leitura direitinho para entender que estão devagar implantando a Censura nas redes sociais, triplicação das penas de crimes contra a honra cometidos pela web. ! Para um esquerdopata como o Freixo votar a favor, só podia ter algum tipo de Maracutaia no meio !
Não é permitido ao gado petista “mijar” nem um pouquinho fora da bacia. Ainda que pertença a uma linha auxiliar como o PSOL.
Pois é, para esquerdopata, ser oposição é votar contra tudo, mesmo que seja bom para o País
Isso mesmo, joguem bastante gente dentro dos presídios, nas mãos das grandes facções. A solução é ótima.
Fâ do Gilmar Mendes e suas desculpas baratas ?
Aparentemente, quem abdicou de usar o cérebro pra usar frases feitas é você. Ainda usa “Jovem Einstein”, que piada kkkk
Melhor deixar eles estuprarem, matarem, roubarem e ficarem impunes, não é?
Tem gente achando que o Freixo votou a favor do excludente de ilicitude e outras cretinices do pacote do Moro. Não se dão ao trabalho de se informar nem um pouquinho. Política não é jogo de flaflu, e ainda que a direita concentre a grande parte da ignorância política que hoje impera no Brasil, a esquerda também tem seus intolerantes e obtusos. O que fizeram com a Tabata e, agora com o Freixo, é ridículo e infantil, mesmo que tenham “errado”.
QUE É SER ESQUERDA NO BRASIL? OS PTS SÃO ESQUERDA?CIRO? O PSOL? POR FAVOR ! NÃO FALEMOS BOBAGENS.
Moro presidente em 2022
LEVA ESSE DELINQUENTE PARA CASA.
A CADEIA AGUARDA ESSE ENTREGUISTA,O MUNDO GIRA E A JUSTIÇA CEDO OU TARDE CHEGARÁ PARA ESSE CRIMINOSO.
Moro presidente do Brasil!
Pobre de direita que gosta de ser sodomizado pelos ricos.
Tadinha! Vai chorar até 2026! Não sabe perder. Que pena!
Prendeu o NOSSO BANDIDO de ESTIMAÇÃO
Vai se tratar, apesar que mau caratismo não tem cura
Moro nem sequer é formalmente investigado ou acusado de algum delito. Diferente do seu reizinho, Mula, que em breve vai voltar para a cadeia, lugar de onde NUNCA deveria ter saído. Chora aí.
Essa Isabel morde! Agressiva. Está explicado: nao sabe perder! Invejosa e cretina.
É bom também eleger congressistas em sintonia com o Moro. Caso contrário será só mais um presidente dando murro em ponta de faca
BOLSONARO 2022, 2023, 2024, 2025, 2026.
DEPOIS, 8 ANOS DE MORO!!!
O pacote do Moro é o pacote de um criminoso ,portanto não tem chance de ser votado.
O Freixo é coerente com esse partido de “intelectuais”,eles apoiaram a farsa da lava-jato.
O Brasil não precisa de mais leis FASCISTAS que só atingem os pobres.
Precisamos é que apliquem as leis para pegar os DELINQUENTES DA ELITE.
OPERAÇÃO ZELOTES ,CADÉ O PROCESSO SUMIU????DESVIARAM PARA O LULA E NADA PROVARAM, E OS EMPRESÁRIOS SONEGADORES QUE COMPRARAM SENTENÇAS NO CARF, ESTÃO PRESOS?????
PIADA
Pois é! Pegaram! Carniça, Dirceu, Paloci etc.
Pois é! Chamando um ministro de criminoso! Já pensou quanto sairia caro para você, uma simples afegã- média, pagar juma indenizaçao a ele? Cuidado!
Criminoso? Moro é formalmente acusado de algum crime? É formalmente investigado por algo? É réu? Pare de usar drogas, vai acabar como os baderneiros de SP.
“voltaria o testo original do pacote de Moro”. Cadê o revisor?
ESTE DEPUTADO E SEU PARTIDO O PSOL VOTAM CONTRA QUALQUER PROJETO QUE SEJAM IMPORTANTES PRA A POPULAÇÃO. PORTANTO JAMAIS VOTARIA O PACOTE ANTI CRIME DO MORO E MUITO MENOS A PRISÃO EM SEGUNDA INSTANCIA QUE COLOCARIA MUITOS DOS SEUS AMIGOS NA CADEIA. ENFIM UM DEPUTADO LIXO DE UM PARTIDO LIXO. VAMOS VER SE OS CARIOCAS EXPURGUEM ESTES TRASTES DA ESQUERDA DA VIDA PÚBLICA DO RIO DE JANEIRO.
vc sabe o que esquerda? pegue os livros ignorante.
Se existisse esquerda no BRasil,não tería havido GOLPE ou ao menos o sangue dos traidores tería corrido pelas ruas.
Witzel é uma maravilha ,né nazista?
Então não há esquerda no Brasil, pois não houve golpe algum.
Até o corno Temer e o Aloísyo 300 mil o reconheceram.
Vc ainda não acordou, acordará algúm dia ?,óbvio que não
Temer, que foi vice da Dilmalandra duas vezes e foi preso pela PF? É, uma pessoa integra, o que ele fala tem que ser levado a sério, até porque alguém com o currículo dele nunca mentiria.
Ainda te chamou de nazista! Típica ekeitora do PSol, PT, PC do B. e asseclas!
O PSOL é o quê, além de defensores de aborto, maconha e traficante? É a esquerda pura em sua essência.
Você se contradiz, ou há esquerda ou houve golpe, decida-se.
Ignorante é voçê sua estúpida defendendo essa curva de rio
Witzel é quase ótimo. Pena que torce pro Framengo.
denunciem essa pateta ignorante defensora de bandidos
Realmente não teve golpe, teve presidenta irresponsável e criminosa que tomou um merecido pé nos fundilhos. Chora mais aí, marmitinha.
Não só os cariocas como os demais fluminenses! Ele é deputado federal e não vereador!
Pobre e de direita,quem vc acha que são as vítimas preferidas dos regímenes fascistas de direita como os destes nazistas witzel ,dória e bolsonaro???
acorda rapaz,e para de te suicidar !!!
Verdade! #BOLSONARO 2022.
Como você explica a queda de 26% nos homicidios em 11 meses ? Você só fala ou procura se informar ?
Provavelmente trabalho do governo anterior, pois até outubro o Ministério da Segurança e justiça não havia gasto 10% to orçamento reservado para o período, pois não tem projeto. Os únicos projetos para a segurança eram o tal do pacote do Moro, e liberar arma para o cidadão se defender.
Temos ainda uma diminuição da guerra entre facções, que vem diminuindo desde o ano passado e que causa um grande impacto no número de mortes.
O Governo anterior só se preocupava em não ir para a cadeia, quanto as verbas gastas não tenho esse numero, a diminuição da guerra entre facções diminuiu em virtude do Moro isolar os lideres em presidios sem acesso fácil, longe de comunicação e informação, fica bem claro na escuta grampeada de presidiários dizendo que antes com o PT tinham aquele “Papo Cabuloso”, mas agora não tinha trégua porque o Moro era o “Cão”, hoje estava dificil !
Diga-se de passagem que o congresso enrolou, tergiversou, mudou e descaracterizou o projeto de sua essência, esse projeto que foi aprovado nada tem haver com o que Moro enviou para a analise !
Exemplo disso o Ceará, o Governador petista Camilo Sobreira de Santana não foi a posse, bateu de frente, e depois se voltou contra o próprio partido ao pedir ajuda a força de segurança nacional, porque o “Estado estava fora de controle”
Até Ciro Gomes reconhece que um dos motivos da baixa criminalidade foi a transferência e isolamento dos líderes do Pcc. Nenhum governo teve coragem de mexer com o narcotráfico.
Trabalho do Temer, que foi preso pouco tempo depois do novo governo assumir? Esqueceu que os lideres de facções criminosas foram transferidos para presídios federais?
Vc é parente do outro? O que suicidou? Ou do carniça? Todos foram eleitos, inclusive o Frouxo!
idiotapatia não tem cura
Vagabundos como você, e bandidos. Apenas. Só bandido que sofre na mão da PM.