Uma parte dos 20.700 habitantes de Peritoró (MA), cidade a 235 km de São Luís, estava na posse do prefeito Josué Pinho Junior – o Dr. Junior (PP). Apesar de a pandemia de covid-19 não ter diminuído seu ritmo mortal no país, e o distanciamento social ser a principal forma de conter a doença, o prefeito organizou um show em praça pública para comemorar sua posse.
Dr. Junior – que é médico – esteve na festa realizada no centro da cidade, e publicou diversos relatos em suas redes sociais. Foi por ela, inclusive, que o prefeito em primeiro mandato convidou a população para participar.
O prefeito também gravou vídeos onde aparece ao lado da primeira-dama, a também médica Samira Raquel, dançando no palco da festa, que contou com ao menos quatro atrações diferentes.
A cidade não atualiza os dados sobre o contágio de coronavirus, em seu site e em suas redes sociais, desde meados de agosto. Na última parcial, no dia 20 daquele mês, a cidade tinha registrado 512 casos (cerca de 2,5% da população), e havia registrado dez mortes pela pandemia. O estado do Maranhão já passou dos 200 mil casos e das 4.500 mortes, nos dados acumulados até o início desse ano.
A reportagem chegou a contatar o gabinete do prefeito durante a manhã, mas não obteve retorno, uma vez que Dr. Junior estaria em reuniões. O espaço permanece aberto a manifestações.
> Câmara tem semana decisiva para disputa à presidência
> Governo restringe exportação de seringas, mas importa dez vezes o que vende
Confesso q minha capacidade intelectual é pequena e, por isso, não consigo entender essas manifestações em plena pandemia. A imprensa está informando q o bicho está pegando, mas o Povo não está nem aí. É um fenômeno q não consigo compreender. Aliás, já não sei doncovim, doncotou ou proncovou.