“Como tomar ivermectina?” é um dos principais questionamentos que os brasileiros fazem no Google dentro do tema covid-19. Nos últimos sete dias, na junção das palavras “como” e “covid” a busca por instrução sobre como tomar a ivermectina está em segundo lugar no ranking de buscas, de acordo com informações do próprio Google.
Desde o início da pandemia, a plataforma de buscas compila os dados sobre a crise sanitária e traz análises sobre o comportamento dos usuários na web. Apesar de estar em alta atualmente, a procura por um método de utilização da ivermectina como tratamento para a covid-19 no Brasil alcançou seu pico em julho de 2020. Isso significa que a população brasileira, mesmo após um ano do início da pandemia, continua utilizando medicamentos comprovadamente ineficazes no combate do coronavírus.
> CPI da Covid não tem mulheres entre os integrantes
A ivermectinda é um dos remédios que integram o kit do tratamento precoce, que, apesar de ineficaz e perigoso, segue sendo defendido pelo presidente Jair Bolsonaro como solução para a pandemia.
Leia também
No entanto, a população também demonstra interesse em se proteger da doença adequadamente. O termo “máscara” ocupa o primeiro lugar no ranking geral da categoria; lockdown fica em segundo lugar; álcool gel em terceiro e isolamento social na sequência.
Crescimento de casos e UTI
Conforme a situação da pandemia se agrava, o interesse de busca por Unidades de Terapia Intensiva (UTI) aumenta. Em 2021, as buscas pelo termo “UTI” bateram novo recorde. A última vez que os brasileiros buscaram tanto por UTI havia sido em abril de 2020. No fim de março, o Google registrou uma taxa máxima de procura pelo termo (100), enquanto no ano passado o pico foi de 60 -numa escala própria da ferramenta.
Os estados do país que mais registraram buscas por UTI nos últimos sete dias foram, em primeiro lugar, o Distrito Federal, seguido por Goiás, Mato Grosso, Tocantins e Bahia.
Outros termos em alta nas buscas relacionadas à covid são as pesquisas por vacinas e, mais recentemente, sobre a Comissão Parlamentar de Inquérito instalada no Senado para investigar ações e omissões do governo federal no combate à pandemia.
Thaís Rodrigues é repórter do Programa de Diversidade nas Redações realizado pela Énois – Laboratório de Jornalismo, com o apoio do Google News Initiative.
> Quem é quem na CPI da Covid: o perfil dos senadores que integram a comissão
sinto informar o BRASILEIRO JÀ APRENDEU KKKK E QUANTO MAIS FALA QUE NÂO PODE MAIS FAZ
Só de chamar alguem de gado já mostra a “causa” de que é portador!…Não tenho ideologias, não sou otário, e vou tomar a vacina quando for a hora, e tomaria até gasolina se fosse provado que funciona!
Apoio 100%, digo, 100000% que os bozolinos apelam pros medicamentos do tratamento precoce, como essa ivermectina da matéria, tendo em vista que, em nome da coerência de ideias (eles serem contra as vacinas, por essas serem instrumento dos comunistas chineses de injetar nanochips), eles dispensem a vacina, que já tem em quantidade insuficiente devido a política sanitária bozolóide.
Pra ajudá-los, lembrar também que tem a ozonioterapia receitado por um médico bozonarista. Mas, apenas atentem-se que pra funcionar tem se encaixar no orifício correto, talkey?