O South By Southwest, maior festival de economia criativa, tecnologia e inovação, encanta corações e mentes todo o ano em março, em Austin, Texas. Os números impressionam: são 10 dias de imersão total em dois mil eventos, palestras e painéis ministrados por cinco mil palestrantes, a maior parte integrante do “dream team” de qualquer organização.
O SouthBy, como os americanos chamam, é uma experiência imersiva em novas tecnologias, inovação em mídia, interatividade, comportamento, música e consumo. É uma passarela para o futuro, delineada a partir da análise profunda e criativa do presente. Há muita robótica e muito foco no comportamento humano.
Austin proporciona a incrível experiência de ouvir cérebros brilhantes, personalidades midiáticas e CEOs de sucesso traduzindo projetos e ideias transformadoras. A trilha temática é desmembrada em vários subtemas como inteligência artificial (IA), realidade virtual, futurismo, cidades inteligentes, neurociência, blockchain e muitos outros assuntos que estão moldando o mundo (lista completa aqui).
A bagagem de aprendizado aumenta muito na volta do SXSW. Há muita coisa para decantar, aprofundar, focar, ajustar e remodelar na vida pessoal, profissional, em todas as áreas de negócios. O impacto maior é na sua maneira de ver o mundo, de encarar os desafios e de acreditar que o projeto da humanidade é possível, especialmente se contar com a ajuda da inteligência artificial.
Leia também
São muitos os keynotes, as mensagens principais que o evento envia. É preciso estudar e entender a evolução tecnológica digital, sem perder o foco na questão humana.
Preparamos uma seleção especial de links de algumas das palestras fundamentais do evento, em várias áreas. Boa imersão!
Inteligência artificial na comunicação com a população
Não é de hoje que grandes empresas têm buscado utilizar a inteligência artificial, por meio de robôs, para se comunicar com os cidadãos. E, agora, veículos de comunicação estão aderindo à novidade. Na última semana, o jornal Extra lançou a Dona Socorro, especialista virtual para tirar dúvidas dos leitores sobre Previdência.
A automação da informação para canais de órgãos e empresas é a saída encontrada para manter diálogo ágil e sempre presente com os públicos. Bancos como o Bradesco e o Banco do Brasil já têm seus atendentes virtuais – chatbots – nas redes sociais e nos aplicativos para mobile. A tendência é que cada vez mais se invista nesse tipo de comunicação, que dinamiza o atendimento ao cidadão.
Mais uma falha de segurança no Facebook
Com 14 anos de existência e trabalhando em expansões e novidades para os usuários, o Facebook anunciou no dia 21 que descobriu, após verificação de segurança, uma falha em seus sistemas internos que permitiu que centenas de milhões de senhas ficassem visíveis em texto legível.
Segundo o vice-presidente de engenharia, segurança e privacidade do Facebook, Pedro Canahuati, o erro foi corrigido e não houve acesso externo aos dados. Mesmo internamente, o executivo garante que não há evidências de abuso ou acessos inapropriados.
Não é a primeira vez que a rede relata problemas com senhas de seus usuários nos últimos meses. Os ataques e as falhas têm sido frequentes e, após um período tumultuado – quando o Facebook foi acusado de ser utilizado para influenciar as eleições americanas e o Brexit – a nova falha pode continuar atingindo a empresa economicamente (em 2018, as ações despencaram 19% em um único dia).
>> Edições anteriores do Cenas da Semana
Deixe um comentário