Servidores do Ministério do Meio Ambiente e órgãos ligados à pasta denunciaram o ministro Ricardo Salles à Comissão de Ética Pública da Presidência da República e ao Ministério Público Federal. De acordo com o documento enviado à Comissão e assinado pela Associação dos Servidores da Carreira de Especialista em Meio Ambiente e do Ibama (Asibama-DF), os funcionários acusam Salles de difamar deliberadamente a imagem e a honra dos trabalhadores e a integridade dos órgãos como Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).
A denúncia se baseia em postagens do ministro nas redes sociais desde sua posse, em janeiro, e no pronunciamento feito em abril, no Rio de Grande do Sul, determinando abertura de processo disciplinar contra todos os profissionais do ICMBio. A justificativa era de que eles não compareceram a uma reunião. Os servidores afirmam que não foram informados do evento. Outras situações também são mencionadas. Veja a íntegra do pedido de investigação.
Leia também
A representação menciona um postagem no Twitter em que Salles expôs um servidor dizendo que a capacitação dele no exterior para aprender outras línguas tinha sido paga pelo poder público. E também outra manifestação, em resposta a um internauta, em que afirma que vai fortalecer os órgãos ambientais “com gente séria e competente”, pois com “bicho grilo chuchu beleza já tá provado que não funciona”.
Os documentos foram protocolados na Comissão de Ética Pública e no Ministério Público Federal em 7 de junho. A representação feita ao Ministério Público Federal pede que o ministro seja investigado por impor entraves ao funcionamento dos órgãos ambientais e questiona, por exemplo, a transferência do Serviço Florestal Brasileiro do Ministério do Meio Ambiente para o Ministério da Agricultura e Pecuária. “Isso representou uma submissão formal das normas ambientais, em especial do Cadastro Ambiental Rural, aos interesses do agronegócio”, avalia o documento.
>>Ministro do Meio Ambiente é vaiado no Senado, deixa o plenário e é chamado de fujão
Os servidores também pedem apuração sobre a instrução normativa que criou o Sistema Integrado de Manejo de Fauna. Com a norma, passou a ser permitido o uso de armadilhas e de cães para a caça, o que pode possibilitar, segundo a denúncia, prática de maus tratos contra esses animais.
O Congresso em Foco entrou em contato com o Ministério do Meio Ambiente e aguarda o posicionamento do ministro.
Esses não são os únicos órgãos que podem apurar a conduta de Ricardo Salles à frente do Ministério do Meio Ambiente. No final de maio, o Tribunal de Contas da União abriu uma representação para apurar as políticas que Salles tem adotado à frente da pasta. A averiguação será feita a pedido do subprocurador-geral do Ministério Público junto ao TCU, Lucas Furtado. O subprocurador aponta uma “possível ineficiência e deficiente fiscalização dos órgãos públicos” para a preservação do meio ambiente. Furtado pede apuração sobre três pontos: o trabalho do ministério no combate ao desmatamento, a liberação de agrotóxicos e a alegação da pasta de que há “inconsistência” em repasses ao Fundo Amazônia, instrumento de captação de doações estrangeiras para a proteção da floresta.
>> Relatório de projeto sobre licenciamento ambiental prevê ‘cheque em branco’ à infraestrutura
>>Bolsonaro, o exterminador do futuro sustentável: o fim da política para o clima
Servidores não, cambada que detesta trabalho . Parabéns Salles, o Brasil precisa de pessoas como você….
Precisam no lixo.
basta ver abaixo as pessoas se vangloriando por ter votado no Bozo e achando essa equipe dele o máximo, pessoas que se orgulham por isso, é patético, dai você entende a situação desse país miserável
Verdade, Zé ruela, eu devo precisar sim de um tratamento. Eu preciso aprender com a esquerda como é idolatrar bandidos, perverter a ordem e a lei para soltar marginais com a audiência de custódia, manter privilégios, monopólios e oligopólios, criticar banqueiros, empreiteiros e toda a elite econômica do país, mas por trás dos panos me aliar a ela dando dinheiro a rodo com juros baixíssimos para eles através do BNDES enquanto o pequeno empreendedor não tinha acesso. Devo aprender com a esquerda a aparelhar o estado, chapinhar estatais como a Petrobras e os Correios até falirem. Devo aprender a superfaturar a compra de refinarias, mandar bilhões de reais do suor dos trabalhadores brasileiros para ditaduras socialistas, etc. A situação desse país miserável foi gerada por VOCÊS, ESQUERDALHA IMUNDA.
José Silva o ministro em questão já tem condenação na justiça de SP logo defendendo ele você está defendendo bandido também. KKKK
Vá se informar sobre a tal condenação. Nem é difícil encontrar no próprio youtube vídeos explicando em detalhes o que houve. Deixe de ser esse preguiçoso de bosta que é e pesquise.
E vocês acham que ele foi para o ministério do meio ambiente fazer o que?
a mando de quem?
Qual a intenção?
O jogo é bruto, alguém tem que fazer o jogo sujo para alguém.
Alguem vai escrever aí que sou comunista, ptista e outros istas, de plano já informo nunca votei no PT e não gosto do comunismo, mas também nao sou maluco para nao perceber que tem muita coisa errada no governo.
Um governo como o de Bolsonaro não se sustenta em.democracias sérias. Aguardemos o desenrolar das denúncias e da reação dos servidores públicos contra o desgoverno
Estes funcionarios que estão com medo de perder as mamatas… têm que ir para rua, cambada de inúteis
Um incompetente e criminoso já condenado pela Justiça é o atual Ministro do Meio Ambiente. Aí reclamam que é perseguição e não querem receber críticas… Tá “serto”.
Não minta, esquerdalha.
A esquerdalha ambientalista xiita chorando, já era esperado.
Cuidar do ambiente nada tem a ver com ser esquerdista ou não! É um dever universal!
A esquerdalha dissimulando e fingindo não ser esquerdalha, também já era esperado.
Você nem sabe de que está falando.
rapaz, você precisa de um tratamento urgente
Desconfio que vc. nem sabe o que significa esquerdalha.
Vão espernear o quanto quiserem, mas não adianta, o ministro é bom e vai continuar no cargo fazendo o que tem que ser feito.
Será que o Brasil sobreviverá ao mais absurdo retrocesso nas diversas áreas pela inépcia e inaptidão do cidadão que consulta astrólogo lunático e por um acidente emotivo insano colocaram no cargo máximo da república!? Essa cegueira coletiva a de ter cura antes que seja tarde demais. Já o “sinistro” do meio ambiente, como em SP, foi mais um corretor de imóveis que outra coisa.
Essa esquerdalha, enxergam o mundo com lente cor de rosa, não são objetivos. Mas tudo que podem fazer agora é chorar e falar bobagens como “obscurantismo “ “sinistro”, etc. Chorem, chorem a vontade e deixem o grande Salles acabar com a bagunça e a boca de roubo que se tornou o setor do meio ambiente no Brasil.
eu se estivesse no lugar desses “servidores” estaria fazendo o mesmo.Perder a bocona no ESTADO é que nem fazer eutanásia imagina ter que trabalhar se for mandado embora????? socorooooooo
Esse ministro está fazendo um excelente trabalho de descontaminação da área ambiental, removendo, aos poucos, ativismo políticos que só atrasam o desenvolvimento do país. Isso é um processo relativamente lento pois há muitos concursados ativistas. O trabalho é árduo mas ele é competente o suficiente para conseguir transformar o Ministério do Meio Ambiente em uma pasta que, defenda o desenvolvimento do país aliado à preservação razoável da natureza e não da preservação extrema. Ele conhece profundamente as leis ambientais e está trabalhando para fazer os ajustes necessários. Não será demitido pois é bastante competente e não tem medo de enfrentar os problemas de frente.
Quem atrasa o desenvolvimento são aqueles com uma visão curta que querem acabar com um meio ambiente tão elementar e necessário para todos nos. E o ministro salles já é um bandido condenado!
Não, ele não é. Dê-se, pelo menos, ao trabalho de pesquisar sobre essa condenação. Não é tão difícil pois há vários vídeos explicando nos mínimos detalhes o que houve em relação a isso. Ele é um excelente ministro e não quer acabar com o meio ambiente e sim desenvolver o país usando a racionalidade e não a imbecilidade ativista de esquerdista demente.
Ele é um criminoso que quer acabar com o meio ambiente.
Tem que cutucar estes cabides de empregos mantidos com os nossos impostos. Cambada que se protege no funcionalismo público e apadrinhamento politico.
Vai falar besteira em outro lugar. Esse canalha foi condenado por crimes no emprego anterior. Se problema é que você é um vagabundo incompetente que nunca conseguiu passar em concurso e tem inveja de quem conseguiu.
Incompetente? O que gerei de renda em 1 ano como executivo no mercado corporativo, você não vai juntar na vida. Quem é o incompetente? Vá trabalhar sem as benesses do Estado para ver se você chega a algum lugar ?
O fraco incompetente bolsonaro fica com um ministro já condenado mas demite um general competente e honrado.
Dificilmente um brasileiro odeia mais o Meio Ambiente que esse Sinistro. Como chegamos a esse ponto?
Esse crápula tem mais é que ser denunciado mesmo. Mais um porcaria da equipe do Bozo, vale tanto quanto Guedes, Moro, Damares, Araújo, Weintraub, etc, ou seja, não vale a comida que come!
O Moro vale muito a pena, já esses outros que mencionou… .
queremos a volta da dilma de gleice do palocci este pais precisa ser arregaçado de uma vez para ver se aprende
Você talvez, eu não quero eles, nem damares, salles, o cara do turismo, bozo e tantos outros.
Mas o que vocês querem não interessa.Vocês perderam a eleição. Agora democraticamente é aceitar e chorar, esquerdalha.
Vale as fraudes judiciárias também? Moro feriu um principio basilar do direito (a imparcialidade). Você acha que a imagem símbolo da Justiça, de olhos vendados significa o que? Que dependendo do acusado, o juiz deve agir como lhe convém?! Claro que não, amigo. As supostas corrupções dos acusados não justificam as corrupções de um juiz. Os julgamentos desse Moro tem que ser anulados por uma razão lógica: o juiz agiu como justiceiro. Inadmissível!
Não houve nenhuma corrupção por parte do Moro! Ainda bem que temos lutadores como ele!
Não tem vergonha na cara mesmo de chamar o juiz Moro de corrupto. E ainda querendo que se anule os julgamentos que já passaram por varias instâncias do judiciário e por decisões COLEGIADAS. Abram todos os presídios porque os bandidos de estimação da esquerdalha não pode ficar presos! Ridículos, CHORA ESQUERDALHA!
Juiz não tem que ser imparcial coisa nenhuma. Ele sempre tem um lado, o lado da lei. Quem é imparcial está neutro entre a lei e o criminoso, o que não é o caso do ex juiz Moro. Ele cumpriu suas obrigações e condenou criminosos, condenações essas que foram confirmadas por instâncias superiores.
Esse rapazinho é um desastre ambiental.
Cada vez mais a sociedade se conscientiza que aqueles que são mau caráteres estão incomodados com os que têm honestidade. Já trabalhei com pessoas de grande profissionalismo do ICMBio e Ibama e os mesmos me contavam sobre os pústulas, desonestos e incompetentes, colocados a mando de certos partidos para embolsar a “mesada”da facção criminosa. Quem é contra o faxinão que estão fazendo nos ministérios, ou fazia parte do “esquema” ou ;e idiota útil e não sabe o que está acontecendo. Acabou! comunistas não retornarão mais ao poder.
marius isso é mentirius
Esse ministro já tem uma condenação em SP.
Nem nos meus piores pesadelos imaginaria que a situação do país ficasse esse descalabro com essa gente insignificante!
Você é um idiota de direita, não tem cerebro
???
Bolsonaro colocou pessoas polêmicas e com pouco conhecimento em ministérios que não tem interesse. Salles Ta pouco se fudento para o meio ambiente, Assim como o da Educação e a dos Direitos Humanos.
E você acha justo o setor publico se autoconceder privilegios pagos pelo povo
Bolsonaro não abre mão dos privilégios, ele deixou bem claro durante a campanha. Tem que acaba com esses privilégios, tandos de políticos como da justiça.
Burraldo, Salles é um especialista de verdade e gestor, seu trabalho em São Paulo foi um primor. Graças a Deus não um ambientalista xiita de esquerda.
Foi um primor sim, tanto que foi condenado né! Falsificou mapas!!
Mais uma fakenews da esquerda. Não tem vergonha, mentem na cara dura.
ser incompetente e corrupto é requisito para fazer parte do Governo Bozo!
Não, isso é requisito para criar o maior partido quadrilha da história do mundo e ser preso em Curitiba.
O Salles é especialista em destruir o meio ambiente para favorecer latifundiário, certo? Não loa, amigo esse cara, assim como todos no governo do Bozo, jogam contra as causas que deveriam defender! Já ta na hora desse governo natimorto ir para a cova.
Blá,blá,blá, inimigo dos meio ambiente,blá,blá,blá, defensor de latifundiários, blá,blá,blá…kkkkk
Mas não é porque eu ainda acho engraçado o discurso decorado de vocês que eu sou seu amigo, não consigo ser amigo de quem tem bandido de estimação.
O ministro está certo !!!, todos os orgãos públicos estão aparelhados por uma militância esquerdista colocados lá pelos governos Lula e Dilma. Este pessoal além de não trabalharem, vivem desviando recursos para o partido, sabotando as instituições e tramando contra o governo.
Não quer deixar ele passar vergonha sozinho?Patético!
perdeu a boquinha…… vai estudar e conquistar pelo mérito….
PATÉTICO ? VOCÊ DEVE SER UMA DESTAS IDIOTAS E IMBECIS ADORADORAS DE BANDIDOS, E PROVAVELMENTE FUNCIONÁRIA PÚBLICA COM MEDO DE PERDER SUA BOQUINHA. MAS VAI PERDER SIM TROUXA.
se estão lá são concursados, naõ devemnada a ninguem, pois se fosse comissionado, a turma do Bolsonaro ja tinha demitido, como de fato foi feito. Acorda cara a administração desse governo é incompetente, minha dúvida é se é honesta.
Com certeza. O trabalho dele será árduo mas acredito na determinação dele de nos livrar desses ativistas da esquerda que são um câncer para o Brasil.