Os senadores Randolfe Rodrigues (Rede-AP) e Humberto Costa (PT-PE) protocolaram nesta quinta-feira (19) uma reclamação disciplinar contra a subprocuradora-geral da República, Lindôra Araújo. O documento, enviado ao Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), foi motivado pela manifestação dela em defesa do presidente Jair Bolsonaro por não utilizar máscaras.
Na reclamação, enviada ao corregedor-nacional do Ministério Público, Rinaldo Reis Lima, os senadores argumentam que a atuação de Lindôra em favor do presidente vai contra os ditames previstos pelo MP, que estaria deixando de defender “a ordem jurídica, do regime democrático e dos interesses sociais e dos interesses individuais indisponíveis” previsto na Constituição.
“Há indicativos de possível violação aos deveres inerentes do Ministério Público quanto à tutela de ordem jurídica e dos interesses sociais”, escrevem os senadores, a respeito da procuradora, braço-direito de Augusto Aras. “Ora, não há interesse social mais relevante para o país neste momento que uma atuação diligente, responsável sob o aspecto sanitário e respeitoso à vida e à saúde dos cidadãos.”
A reclamação será agora analisada pelo corregedor, que poderá, se julgar necessário, abrir investigação interna ao CNMP por conta da atuação da subprocuradora-geral.
> Senado marca sabatina de Augusto Aras para a próxima terça-feira
> CPI quebra sigilo de Barros e Wassef e ouve dono da Precisa
Deixe um comentário